O golpe da compra falsa é mais uma ameaça que tem feito vítimas desavisadas no Brasil.
De repente, você recebe uma ligação ou um SMS informando sobre uma transação de valor alto feita em uma loja famosa.
Na verdade, é uma compra falsa usada como isca para atrair sua atenção e iniciar um golpe de roubo de dados e dinheiro.
Continue lendo para entender como funciona o golpe da compra falsa e o que fazer para se proteger.
O que é o golpe da compra falsa?
O golpe da compra falsa é um crime que utiliza uma suposta transação em uma loja famosa para roubar dinheiro de consumidores brasileiros.
No caso, os criminosos ligam para a vítima e informam sobre uma compra realizada em uma rede varejista.
Na realidade, a transação não existe, mas a preocupação gerada no consumidor é suficiente para que os golpistas usem técnicas de manipulação e roubem dados bancários.
Por isso, o golpe da compra falsa está na categoria de engenharia social, uma estratégia que explora as vulnerabilidades humanas para roubar informações e dinheiro.
Ele é especialmente eficaz em pessoas menos familiarizadas com a internet, como uma parte dos idosos.
Ataque de engenharia social: o que é e quais os tipos?
Como funciona o golpe da compra falsa?
O golpe da compra falsa ocorre quando uma pessoa é induzida a acreditar em uma transação legítima, mas, na realidade, o pagamento não é efetuado ou é feito de forma fraudulenta.
Esse tipo de golpe geralmente aproveita a confiança da vítima, criando situações aparentemente seguras ou urgentes.
Veja em detalhes como ele é realizado:
- O criminoso entra em contato se passando por um atendente do banco, em um golpe de falsa central de atendimento típico. A chamada é muito convincente e, geralmente, começa com uma gravação original da URA do banco;
- Na mensagem, o consumidor é informado sobre uma suposta compra aprovada em alguma grande loja do varejo. É sempre um valor alto, para gerar maior preocupação, com vários detalhes sobre a compra;
- Então, a vítima deve escolher entre duas opções: se reconhece ou se desconhece a transação. Quando a pessoa diz que desconhece, é direcionada para um falso atendente;
- Durante o atendimento, o golpista diz que a compra está em análise (motivo pelo qual ainda não aparece na fatura ou no extrato bancário);
- Então, vem o golpe: o criminoso diz que vai resolver o problema e convence a vítima a instalar um aplicativo, fazer uma transação, informar dados bancários como senhas e códigos de verificação, entre outras ações que levam ao roubo de informações e dinheiro.
Há ainda uma versão do golpe enviada por SMS.
Nesse caso, a mensagem informa sobre a compra falsa e orienta o cliente a ligar para um número 0800 — que é da central de atendimento falsa.
Como se proteger do golpe da compra falsa?
Para se proteger do golpe da compra falsa, tome as seguintes medidas:
- Desconfie imediatamente de qualquer ligação ou mensagem informando sobre uma compra que você não fez, especialmente se for de valor alto. Qualquer transação realizada deverá aparecer na sua fatura ou no seu extrato bancário;
- Nunca forneça dados pessoais ou bancários por telefone ou mensagem, principalmente senhas e códigos de verificação;
- Se receber uma comunicação suspeita do seu banco, encerre o contato e procure os canais oficiais da empresa para tirar qualquer dúvida;
- Nunca faça transferências de “taxas de liberação” ou instale aplicativos sob orientação de terceiros.
Lembre-se de que instituições financeiras não contatam pessoas físicas ou jurídicas por SMS, ligação telefônica, carta, e-mail, WhatsApp ou quaisquer redes sociais, para realização de procedimentos de segurança ou confirmação de operações financeiras.
Entendeu como funciona o golpe da compra falsa e como se proteger de mais essa ameaça?
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