Na hora de fazer compras online buscamos segurança e praticidade, certo? Na Neon você tem isso assim que ativa a conta, pois o seu cartão virtual Neon é gerado automaticamente e você já pode começar a usá-lo.

O pagamento com o cartão virtual é perfeito para quem tem uma vida digital e compra coisas online ou paga por serviços de streaming, usa Uber ou pede comida pelo iFood e Rappi, por exemplo.

Vale lembrar que o cartão Neon não tem anuidade e você também não paga pela emissão dele! O cartão virtual grátis que você quer está aqui.

Leia também: Você sabe quais são todas as taxas de cartão de crédito que você paga?

Se você ainda não é cliente Neon, abra sua conta agora mesmo. Vamos juntos trilhar o caminho rumo ao seu futuro brilhante!

Cartão virtual Neon: como funciona? Dúvidas respondidas

Para pedir o cartão de crédito Neon você precisa ter uma conta conosco e solicitar uma análise de crédito, tudo bem?

De qualquer forma, assim que sua conta digital é aberta você já tem direito ao cartão físico e ao cartão virtual na função débito para usar!

Agora queremos que você veja como é simples começar a usar o cartão virtual Neon.

Continue lendo e confira!

Mas, afinal, o que é um cartão virtual?

Cartão virtual (também chamado “cartão digital” ou “cartão online”) é um cartão que não existe fisicamente e você não consegue tocá-lo, mas funciona exatamente como um cartão físico para transações online.

O cartão virtual Neon tem uma numeração diferente do cartão físico e está disponível no app para ser usado apenas para compras online (tanto sites quanto aplicativos).

O fato é que fazer suas compras com o cartão online garante mais segurança para suas transações e preserva o seu cartão físico.

O melhor de tudo é que aqui você nem precisa solicitar, pois o cartão virtual é gerado automaticamente quando a sua conta é aberta!

Como fazer o cartão virtual?

Na Neon você não precisa se preocupar em fazer o cartão virtual, pois ele é gerado automaticamente assim que você abre e ativa a sua conta.

Com a conta ativada, você poderá acessar a aba “Cartões” e encontrar todas as informações do seu cartão virtual para começar a usá-lo para suas compras online antes mesmo de o cartão físico chegar na sua casa.

O nosso cartão virtual é Visa, a mesma bandeira do cartão físico. E, ah, se você não sabe como ativar o cartão virtual Neon, não se preocupe com isso, pois ele já está ativado.

No app você só vai precisar gerenciar se o cartão está bloqueado ou desbloqueado para você fazer as suas compras online.

Por que ter e usar um cartão virtual?

O cartão virtual é a melhor alternativa para você ter mais segurança nas suas compras online, pois as informações do seu cartão físico ficam protegidas. Isso acontece porque o cartão virtual tem uma numeração diferente do seu cartão físico.

Além disso, em caso de suspeita de clonagem, é possível bloquear o seu cartão virtual diretamente pelo app Neon.

Ou seja, o cartão virtual é ideal para garantir compras online seguras e evitar a dor de cabeça de ter o seu cartão físico comprometido por uma clonagem, por exemplo.

Confira dicas para comprar com cartão de crédito pela internet de forma segura.

Banner com cta para solicitar cartão virtual Neon

Como comprar com o cartão virtual Neon?

Como falamos acima, ao abrir uma conta Neon, o cartão virtual já estará ativo para ser usado e um físico chegará para você no endereço cadastrado para entrega no app.

Ou seja, você nem precisa se preocupar em criar um cartão virtual, porque ele já estará disponível para uso.

Siga os passos abaixo para saber como o cartão virtual funciona:

  1. Abra o app;
  2. Entre na área “Cartões” e escolha o virtual;
  3. Copie o número do seu cartão virtual Neon e use para compras na internet e assinaturas dos seus serviços online favoritos;
  4. Confirme e pronto.

Importante! Para transações feitas pela internet você só deve usar o cartão virtual, pois esse é o seu cartão para compras online. Isso é essencial para te proteger de golpes e fraudes.

Para a sua segurança, as informações do seu cartão físico, tal como número do cartão, do CVV (código de segurança) e da validade não funcionarão pela internet.

Aqui explicamos o que é o código de segurança do cartão.

Se você tiver crédito aprovado na sua conta, você verá 2 cartões virtuais com numerações diferentes: o virtual cobrado na hora (compras no débito) e o virtual cobrado na fatura (compras no crédito).

Explicaremos melhor essa diferença a seguir.

Respostas para 12 dúvidas frequentes sobre compras com o cartão virtual Neon

1. Como as compras feitas pela internet com o cartão virtual são cobradas?

Existe uma diferença entre o cartão virtual cobrado na fatura (cartão de crédito virtual) e o cartão virtual cobrado na hora (cartão de débito virtual).

Ao fazer o depósito inicial e ativar a conta, todos os clientes Neon passam a ter disponível o cartão físico e o cartão virtual, ambos com a função débito (cobrado na hora).

O cartão físico serve para compras presenciais cobradas através de uma maquininha. Já o virtual deve ser utilizado para compras na internet e cadastros em serviços como Uber, Spotify, iFood, etc.

Nesse caso, todas as vezes que você fizer uma compra ou pagar uma plataforma de streaming, por exemplo, o valor será descontado na hora do seu saldo — por isso é essencial deixar sua conta sempre no azul. 

Além disso, o cartão virtual funciona nos campos de débito ou crédito nos sites, mas a compra será de débito de qualquer forma.

Isso significa que você precisa ter o saldo em conta para comprar com o cartão virtual de débito. Por isso, as compras devem ser à vista, ou seja, sem parcelamento.

Já clientes que têm a opção crédito habilitada terão mais um cartão virtual, ou seja, um virtual débito e outro virtual crédito. Nesse caso, o valor da compra aparecerá na fatura do seu cartão de crédito Neon e você só pagará quando ela vencer.

Resumindo: você terá um cartão virtual cobrado na hora e outro cobrado na fatura, além do seu cartão físico (mas esse é um só).

Para acessar seus cartões, é só tocar na aba “Cartões” do aplicativo e lá estarão todos. Lembre-se de que cada cartão tem uma numeração diferente, por isso tenha atenção principalmente na hora de fazer transações online.

Se quiser ver as compras feitas com o cartão virtual cobrado na hora, você pode tocar na aba “Saldo” do app. Já para ver as compras com o cartão virtual de crédito cobrado na fatura, toque na aba “Crédito”, na qual você acessará sua fatura.

Quando vale a pena comprar parcelado no cartão de crédito? Veja aqui.

2. O cartão virtual é débito e crédito?

Sim, ele existe nas duas funções: cartão de débito virtual e cartão de crédito virtual. Quando você ativa sua conta Neon com depósito inicial e o valor dele é compensado, dentro de algumas horas o seu cartão virtual é gerado.

Se você tiver cartão de crédito aprovado, você terá dois cartões virtuais: o virtual cobrado na hora (para compras no débito) e o virtual cobrado na fatura (para compras no crédito).

Para solicitar o cartão de crédito, toque na aba “Crédito” do seu app.

Não se preocupe se você não tiver a função crédito aprovada, pois você terá um único cartão virtual (que é aceito da mesma forma nas funções débito e crédito nos sites em que comprar).

Ao usá-lo, o valor da compra é debitado diretamente da sua conta. Funciona assim: o cartão em si é de débito, mas você pode usar nos campos de débito ou crédito nos sites em que comprar.

Chamamos ele de “Crédito” e no vídeo abaixo você confere mais informações sobre isso:

Caso você não tenha cartão virtual de crédito aprovado, não é possível pagar as suas compras parceladas com seu cartão virtual. Ou seja, as compras devem ser feitas em uma única parcela!

Aprenda como usar o cartão virtual Neon em compras online.

3. Segunda via do cartão virtual: como fazer?

Antes de tudo, se você quiser solicitar uma nova via porque seu cartão não está funcionando, verifique se ele está desbloqueado para uso.

Caso você esteja tendo problemas com uma compra, faça um checklist para verificar se todos os passos abaixo estão certos:

  • Veja se a função usada está correta: no caso de uma compra no débito, verifique se está usando o cartão virtual cobrado na hora. Se for uma compra no crédito, veja se você foi aprovado na solicitação de crédito na aba “Crédito” do app e use o cartão virtual cobrado na fatura. Para acessar seus cartões virtuais, é só tocar na aba “Cartões” do aplicativo;
  • Cheque os dados do cartão inseridos no pagamento: o número do cartão com todos os dígitos, o nome, a data de validade e o CVV devem estar corretos para a transação ser efetuada;
  • Verifique o saldo/limite da conta: se estiver comprando no débito, tenha o saldo em conta (veja na aba “Saldo” do app) para conseguir fazer a compra. Agora, se a compra for no crédito, veja se você tem limite disponível na aba “Crédito”.

Caso esteja tudo certo e você precise de uma nova via do seu cartão virtual, é só entrar em contato com o nosso atendimento.

4. Como bloquear/desbloquear temporariamente meus cartões?

Verificou alguma compra indevida, teve o cartão clonado ou está com problemas na hora de efetuar uma compra? Você pode bloquear e desbloquear os seus cartões em alguns cliques até resolver a situação!

Para bloquear/desbloquear o cartão virtual, toque na aba “Cartões”, depois clique em “Virtual cobrado na hora” e então selecione “Bloqueio temporário”.

Já para fazer o processo com o cartão físico, toque na aba “Cartões”, arraste a tela para o lado para acessar o cartão físico e depois selecione “Bloqueio temporário”. Pronto! O bloqueio/desbloqueio é feito na hora!

5. Meu cartão virtual foi clonado, posso ter uma nova numeração?

Pode! Caso você deseje uma nova numeração do seu cartão virtual, solicitamos que você entre em contato conosco no atendimento.

Será solicitado que você anote a numeração do cartão atual e guarde-a com você; isso servirá tanto para o cartão virtual débito quanto para o virtual crédito.

Assim que confirmado que você anotou a numeração com o atendimento, solicitaremos o cancelamento do cartão. Em até duas horas aparecerá uma nova numeração disponível para você no app.

Por que preciso anotar a numeração do cartão para cancelamento?

Caso você não reconheça nenhuma compra feita com o seu cartão e precise solicitar uma contestação, pediremos a numeração para checar se esta compra foi realmente realizada com o cartão em questão.

Vale reforçar que você consegue fazer a contestação diretamente pelo aplicativo das compras feitas com o cartão virtual débito.

6. Errei a senha do cartão virtual, ele é bloqueado?

Caso você erre a senha do cartão virtual, ele será bloqueado por prevenção. Para prosseguir com novas compras, você precisará alterar a senha do cartão diretamente no aplicativo.

Para isso, acesse a aba “Meu Neon” > “Configurações” > “Senha do cartão”. Depois é só seguir as etapas de criação ou alteração da sua senha.

Importante enfatizar que o nosso atendimento não solicita nenhuma senha durante o suporte, justamente porque você resolve tudo no app com rapidez e praticidade.

7. O que é “Verified by Visa”?

“Verified by Visa” é uma verificação solicitada pela própria Visa quando compras são feitas em alguns sites. Essa é uma notificação de segurança enviada pelo app Neon para garantir que você de fato está fazendo aquela compra.

Antes de finalizar a transação, você recebe uma notificação pedindo para confirmar a compra no site. Basta fazer a verificação e pronto, a operação será feita.

Esse procedimento é importante para garantir que as compras tenham sua validação e também para evitar que você tenha qualquer dor de cabeça caso seu cartão seja clonado e tentem fazer transações com ele.

8. “Eu só tenho a função cartão virtual débito, mas o site que eu quero comprar só aceita cartão virtual crédito. E agora?”

Independentemente de você ter ou não a função cartão virtual crédito, quando você realizar compras em sites e aplicativos, selecione a opção “Pagar com cartão de crédito”.

Se você tiver saldo suficiente na sua conta digital, a compra será realizada com sucesso! Ou seja, o cartão virtual é um cartão de crédito para compras online mesmo que você só tenha a função débito.

Lembrando que nessa função o dinheiro é descontado na hora do seu saldo bancário. Agora, se você tiver a opção de crédito no seu Neon, é preciso ter limite suficiente para realizar a compra, ok?

Leia também: Você sabe a diferença entre o cartão virtual e cartão físico?

9. Como o cartão virtual Neon funciona com os serviços de assinatura?

A lógica é semelhante à de qualquer pagamento de compra com o cartão de débito virtual ou o cartão de crédito virtual Neon.

Para ambos, é necessário ter saldo ou limite suficiente na fatura no dia de vencimento da Netflix, HBO Go, Amazon Prime, Spotify ou quando você for pedir comida do iFood, Uber Eats, Rappi, etc.

Leia também: TV por assinatura ou streaming? Veja como escolher.

10. Posso fazer compras internacionais com o meu cartão virtual Neon?

O seu cartão virtual é internacional com bandeira Visa e já vem liberado para compras internacionais, ou seja, pode ser usado em qualquer site do mundo!

Você pode fazer compras tanto no débito quanto no crédito (desde que tenha o crédito aprovado na sua conta).

Vale lembrar que em compras internacionais, físicas ou online, há a incidência de IOF e de uma taxa de gerenciamento da Neon. O dólar praticado é o da nossa parceira Visa.  

Simule aqui quanto custará a sua compra com a conversão.

11. Como solicitar o estorno de uma compra no cartão virtual?

Antes de tudo, confira na aba “Saldo” do app se sua compra virtual já não foi estornada.

Ela aparecerá riscada para você poder diferenciá-la das outras compras. Também dá para solicitar um extrato detalhado em “Meu Neon” > “Solicitação de documentos”.

Agora, se ela não aparece como explicamos acima, você terá que seguir os passos abaixo.

Caso queira cancelar sua compra

Se você fez uma compra que não foi satisfatória ou teve problemas na entrega, por exemplo, o primeiro passo é entrar em contato com o estabelecimento para solicitar a devolução do valor.

Dentro de uma transação de compra, a Neon tem a responsabilidade de processá-la ou processar a devolução, mas quem cobra ou devolve é o estabelecimento.

Se você realmente não reconhecer aquela compra e ela tiver sido feita em um estabelecimento em que:

  • Você já fez alguma compra anteriormente: entre em contato diretamente com o estabelecimento dizendo que não reconhece a transação;
  • Você nunca comprou no estabelecimento: recomendamos fazer uma contestação. Ela pode ser registrada pelo app em compras feitas com o cartão virtual de débito. Para compras com o cartão físico e/ou na função crédito, entre em contato com nosso atendimento e vamos te ajudar.

Antes de entrar em contato, verifique se sua compra está dentro das condições abaixo:

  • O prazo mínimo para contestar uma compra é de até 7 dias úteis a partir da data em que ela foi feita. Isso porque é o tempo que leva para ela ser processada e confirmada pelo estabelecimento;
  • Você pode contestar uma compra em até 90 dias úteis (prazo máximo) depois que ela foi feita. Após isso, não é possível mais contestar.

Caso esteja dentro das condições acima, você pode entrar em contato com a gente pelo chat no aplicativo ou pelo e-mail oi@neon.com.br. Nosso time vai analisar os dados e confirmar se está tudo certo para dar andamento ao estorno da compra.

Você também consegue contestar uma compra realizada no débito. Para abrir uma contestação, toque na aba “Saldo” do aplicativo e depois na compra que quer contestar. Nos detalhes dela, toque na mensagem “Contestar compra” no final da página.

Lá aparecerão as opções abaixo para você selecionar o que aconteceu:

  • Não reconheço a compra;
  • Compra duplicada;
  • Não recebi meu produto;
  • Produto com defeito;
  • Cancelei essa compra;
  • O valor está errado;
  • Saque não efetuado.

Selecionando uma das opções, serão solicitados alguns comprovantes e uma explicação detalhada do que ocorreu ao fazer aquela compra. Com esses dados, entraremos em contato com o estabelecimento.

Porém, se você já conseguiu falar e resolver com o estabelecimento ou o dinheiro já está em sua conta, você pode cancelar a contestação.

É só voltar na aba “Saldo” e selecionar a compra em questão; nos detalhes dela aparecerá a opção “Cancelar contestação”. Feito isso, ela estará cancelada.

12. Como fazer compras online com segurança?

Sempre verifique se o site é seguro! Fique atento ao link da página inicial e veja se no início do link existe um cadeado que funciona como símbolo de segurança.

Além disso, outra forma de conferir se o site é seguro é ver se no endereço do site o HTTP tem a letra S, ficando dessa forma: HTTPS://nomedosite.com.br

E mais: não poste fotos da sua tela com o seu cartão virtual nas redes sociais nem compartilhe essas informações com terceiros. A foto da tela permite que outras pessoas também tenham acesso às informações do seu cartão.

Veja dicas para evitar fraudes e golpes pela internet nas compras online.

Como funciona a gestão de assinaturas do cartão virtual Neon?

Para você gerenciar ainda melhor suas finanças, o app Neon tem uma ferramenta para monitorar todas as transações feitas, a “gestão de assinaturas”.

Com ela você pode controlar o uso do cartão virtual Neon nos pagamentos frequentes de serviços como transporte particular, streaming de filmes e música, delivery de comida e outros.

Esse recurso oferece mais segurança e controle para sua vinda financeira, pois possibilita monitorar os cadastros e transações feitas no cartão virtual (tanto o cobrado na hora quanto o cobrado na fatura).

Além disso, com essa ferramenta é possível ver se seu cartão está cadastrado nas principais plataformas do Brasil e o status de cobrança em cada uma.

Para fazer esse acompanhamento, basta à aba “Cartões”, depois “Virtual cobrado na hora” e verificar o campo “Cadastre seus cartões em apps como”.

Nessa parte aparecem apenas algumas empresas, mas não se preocupe, pois é possível cadastrar o seu cartão virtual em outros sites ou aplicativos também — deixamos aqui os serviços mais usados pelos nossos clientes.

Sempre que tiver uma transação (uma compra com seu cartão), ela parecerá dentro do seu extrato na aba “Saldo”.

Se for feita no crédito, ela deverá aparecer no detalhamento da fatura, na opção “Crédito” do app.

Além disso, também é importante explicar que cada uma das assinaturas poderá ter um status diferente:

  • Cinza: significa que o seu cartão virtual da Neon ainda não está cadastrado no serviço (não identificamos compras em mais de 59 dias);
  • Verde: significa que o seu cartão virtual da Neon já está cadastrado no serviço (teve ao menos uma compra nos últimos 30 dias);
  • Laranja: significa que a assinatura está pendente, ou seja, o cartão está cadastrado, mas não tem uso (período de 30 a 59 dias).

Ainda não cadastrou o cartão virtual nesses serviços? É só clicar nas caixinhas deles para gerar um link de cadastro do cartão virtual nos pagamentos de cada um.

E qual a vantagem disso? Ao fazer a gestão de assinaturas no app Neon você vai saber com qual frequência as compras são debitadas do seu cartão.

Isso proporciona mais segurança e transparência para os gastos frequentes, facilita o acompanhamento e permite que você controle melhor sua vida financeira!

Entenda aqui como funciona o pagamento recorrente dos serviços por assinatura.

É possível descadastrar o cartão virtual de um site ou aplicativo?

Claro! É necessário entrar em contato com a empresa do serviço ou assinatura para descadastrar o cartão em alguma plataforma. Eles deverão te ajudar a remover nosso cartão das suas formas de pagamento, evitando novas cobranças.

Se na opção “Virtual cobrado na hora” na aba “Cartões” do app ainda aparecer que seu cartão está cadastrado na Uber, Rappi ou outra empresa, e você já descadastrou seu cartão desses aplicativos, primeiro aguarde algumas horas do momento em que solicitou para descadastrar.

Caso o cartão continue aparecendo como se estivesse cadastrado depois que você conversou com a empresa responsável e eles confirmaram que o cartão não está mais cadastrado lá, entre em contato com nosso atendimento e vamos te ajudar.

Gostou de entender e aprender mais sobre o cartão virtual Neon? Não perca tempo e use o seu cartão virtual para facilitar o seu dia a dia.

SOLICITE SEU CARTÃO

O propósito da Neon é diminuir desigualdades, mostrando caminhos financeiros mais simples e justos, porque todos merecem um futuro brilhante. A educação financeira é um dos principais pilares para fazer isso acontecer, por isso estamos aqui para te acompanhar em sua jornada com as finanças.

Conheça a Neon e todos os produtos que esperam por você aqui.