Um dos métodos mais seguros para realizar compras virtuais é utilizando o cartão virtual Neon. Ele é prático, tem bloqueio de segurança e está no seu app Neon desde o momento em que você ativa sua conta.

Essa opção de pagamento é perfeita para quem compra coisas online, paga por serviços de streaming, usa Uber ou pede comida pelo iFood e Rappi, por exemplo.

E, ah, sempre importante lembrar que o cartão Neon não tem anuidade e você também não paga pela emissão dele!

Leia também: Você sabe quais são todas as taxas de cartão de crédito que você paga?

Se você ainda não é cliente Neon, o que está esperando para ter uma vida financeira sem burocracia e com poder sobre o seu dinheiro?

ABRA SUA CONTA NEON

Para pedir o cartão de crédito Neon você precisa ter uma conta conosco e solicitar uma análise de crédito, tudo bem?

Caso não seja aprovado, não se preocupe, pois uma nova análise é realizada mensalmente pelo próprio aplicativo e você é notificado pelo app assim que for aprovado. 😉

De qualquer forma, assim que sua conta é aberta você já tem direito ao cartão físico e virtual na função débito!

Então, para saber mais é só navegar pelos tópicos abaixo ou continuar a leitura:

Quer saber mais sobre o cartão virtual Neon e aprender como começar a usá-lo? Continue lendo!

O que é um cartão virtual?

Quando falamos em cartão virtual, sempre surgem dúvidas como: “Ele é o mesmo que o físico?”, “Pode ser usado em lojas?”, “É possível parcelar compras com ele?”, dentre tantas outras.

Não tem segredo: o cartão virtual é um cartão que não existe fisicamente, mas funciona exatamente como um cartão normal.

No caso do cartão virtual Neon, por exemplo, ele tem uma numeração diferente do cartão físico e está disponível no app para ser usado apenas em compras online, ou seja, em sites e aplicativos.

Fazer um cartão virtual garante mais segurança para suas transações e preserva o seu cartão físico. O melhor de tudo é que aqui você nem precisa solicitar, pois o cartão virtual é gerado automaticamente quando a sua conta é aberta!

Como usar o cartão virtual Neon?

Ao abrir uma conta Neon, o cartão virtual já estará ativo para ser usado e um físico chegará para você no endereço cadastrado para entrega dentro do app.

Siga os passos abaixo para começar a usar:

  1. Abra o app, entre na área “Cartões” e escolha o virtual.
  2. Copie o número e use-o para compras na internet e assinaturas dos seus serviços online favoritos!

Para a sua segurança, as informações do seu cartão físico, tal como número do cartão, do CVV (código de segurança) e da validade não funcionarão pela internet.

Para transações feitas pela internet você só deve usar o cartão virtual, pois esse é o seu cartão para compras online. Isso é importante para te proteger de golpes e fraudes.

Para esse tipo de compra, sempre use os dados do seu cartão virtual que está no app — você vai notar que até as numerações do cartão virtual e do cartão físico são diferentes!

Leia também: Você sabe a diferença entre o cartão virtual e cartão físico?

Quer uma dica para se proteger? Sempre verifique se o site é seguro! Fique atento ao link da página inicial e veja se no início do link existe um cadeado que funciona como símbolo de segurança.

Além disso, outra forma de conferir se o site é seguro é ver se no endereço do site o HTTP tem a letra S, ficando dessa forma: HTTPS://nomedosite.com.br

E mais: não poste fotos da sua tela com o seu cartão virtual nas redes sociais nem compartilhe essas informações com terceiros. A foto da tela permite que outras pessoas também tenham acesso às informações do seu cartão.

Como as compras feitas pela internet com o cartão virtual são cobradas?

Existe uma diferença entre o cartão virtual cobrado na fatura (cartão de crédito virtual) e o cartão virtual cobrado na hora (cartão de débito virtual).

Ao fazer o depósito inicial e ativar a conta, todos os clientes Neon passam a ter disponível o cartão físico e o cartão virtual, ambos com a função débito (cobrado na hora).

O cartão físico serve para compras presenciais cobradas através de uma maquininha. Já o virtual deve ser utilizado para compras na internet e cadastros em serviços como Uber, Spotify, iFood, etc.

Nesse caso, todas as vezes que você fizer uma compra ou pagar uma plataforma de streaming, por exemplo, o valor será descontado na hora do seu saldo — por isso é importante deixar sua conta sempre no azul. 😉

Além disso, o cartão virtual funciona nos campos de débito ou crédito nos sites, mas a compra será de débito de qualquer forma.

Isso significa que você precisa ter o saldo em conta para comprar com o cartão virtual de débito. Por isso, as compras devem ser à vista, ou seja, sem parcelamento.

Já clientes que têm a opção crédito habilitada terão mais um cartão virtual, ou seja, um virtual débito e outro virtual crédito. Nesse caso, o valor da compra aparecerá na fatura do seu cartão de crédito Neon e você só pagará quando ela vencer.

Isso significa que você terá um cartão virtual cobrado na hora e outro cobrado na fatura, além do seu cartão físico (mas esse é um só).

Para acessar seus cartões, é só tocar na aba “Cartões” do aplicativo e lá estarão todos. Importante reforçar que cada cartão tem uma numeração diferente, por isso tenha atenção principalmente na hora de fazer transações online.

Se quiser ver as compras feitas com o cartão virtual cobrado na hora, você pode tocar na aba “Saldo” do app. Já para ver as compras com o cartão virtual de crédito cobrado na fatura, toque na aba “Crédito”, na qual você acessará sua fatura.

Aproveitando, você sabe quando vale a pena comprar parcelado no cartão de crédito? Veja aqui.

Por que ter e usar um cartão virtual?

O cartão virtual é a melhor alternativa para você ter mais segurança nas suas compras online, pois as informações do seu cartão físico ficam protegidas. Isso acontece porque o cartão virtual tem uma numeração diferente do seu cartão físico.

Além disso, em caso de suspeita de clonagem, é possível bloquear o seu cartão virtual diretamente pelo app Neon.

Ou seja, o cartão virtual é ideal para garantir compras online seguras e evitar a dor de cabeça de ter o seu cartão físico comprometido por uma clonagem, por exemplo.

Veja aqui dicas sobre como comprar com o cartão de crédito pela internet de forma segura.

Banner com cta para solicitar cartão virtual Neon

Respostas para 7 dúvidas frequentes sobre o cartão virtual Neon

1. O que é “Verified by Visa”?

“Verified by Visa” é uma verificação solicitada pela própria Visa quando compras são feitas em alguns sites.

Essa é uma notificação de segurança enviada pelo app Neon para garantir que você de fato está fazendo aquela compra.

Antes de finalizar a transação, você recebe uma notificação pedindo para confirmar a compra no site. Basta fazer a verificação e pronto, a operação será feita.

Esse procedimento é importante para garantir que as compras tenham sua validação e também para evitar que você tenha qualquer dor de cabeça caso seu cartão seja clonado e tentem fazer transações com ele.

2. Eu só tenho a função cartão virtual débito, mas o site que eu quero comprar só aceita crédito. E agora?

Temos uma boa notícia para você! Independentemente de seu cartão ter ou não a função crédito, quando você realizar compras em sites e aplicativos, selecione a opção “Pagar com cartão de crédito”.

Se você tiver saldo suficiente na sua conta digital, a compra será realizada com sucesso!

Lembrando que nessa função o dinheiro é descontado na hora do seu saldo bancário

Agora, se você tiver a opção de crédito no seu Neon, é preciso ter limite suficiente para realizar a compra, ok?

3. Como o cartão virtual Neon funciona com os serviços de assinatura?

A lógica é semelhante à de pagamento de qualquer compra. O cartão de débito virtual precisa ter saldo no dia de vencimento da Netflix, HBO Go, Amazon Prime, Spotify ou quando você for pedir comida do iFood, Uber Eats, Rappi, etc. também.

Além disso, na função crédito é preciso ter limite suficiente na fatura para poder usar esses serviços.

Para você ter ainda mais controle sobre sua vida financeira, o app Neon tem uma ferramenta chamada “Gestão de assinaturas” para monitorar todas as transações feitas com o cartão virtual Neon em pagamentos recorrentes.

Com ela você consegue ver se seu cartão está cadastrado nas principais plataformas do Brasil e checar o status de cobrança em cada uma.

Para fazer esse acompanhamento, basta ir à aba “Cartões”, depois “Virtual cobrado na hora” e verificar o campo “Cadastre seus cartões em apps como:”.

Não se preocupe caso apareça apenas algumas empresas, pois é possível cadastrar seu cartão virtual em outros sites ou aplicativos, porém eles não aparecerão nesta tela — deixamos aqui os serviços mais usados pelos nossos clientes.

Sempre que tiver uma transação (uma compra com seu cartão débito), ela aparecerá dentro do seu extrato na aba “Saldo”. Se for feita no crédito, ela deverá aparecer no detalhamento da fatura na aba “Crédito” do app.

Entenda aqui como funciona o pagamento recorrente dos serviços por assinatura.

4. Como fazer compras internacionais com o cartão virtual Neon?

O seu cartão virtual é internacional com bandeira Visa e já vem liberado para compras internacionais, ou seja, pode ser usado em qualquer site do mundo!

Você pode fazer compras tanto no débito quanto no crédito (desde que você tenha a função “Crédito” aprovada na sua conta).

Importante lembrar que em compras internacionais, físicas ou online, há incidência de IOF e de uma taxa de gerenciamento da Neon. O dólar praticado é o da nossa parceira Visa. 

Veja quanto custará a sua compra com a conversão clicando aqui. 😊

5. Não consigo cadastrar o cartão em um site, o que eu faço?

Caso você esteja tendo problemas, faça um checklist para verificar se todos os passos abaixo estão certos:

  • Veja se a função usada está correta: no caso de uma compra no débito, verifique se está usando o cartão virtual cobrado na hora. Se for uma compra no crédito, veja se você foi aprovado na solicitação de crédito na aba “Crédito” do app e use o cartão virtual cobrado na fatura. Para acessar seus cartões virtuais, é só tocar na aba “Cartões” do aplicativo;
  • Cheque os dados do cartão inseridos no pagamento: o número do cartão com todos os dígitos, o nome, a data de validade e o CVV (código de segurança) devem estar corretos para a transação ser efetuada;
  • Verifique o saldo/limite da conta: se estiver comprando no débito, tenha o saldo em conta (veja na aba “Saldo” do app) para conseguir fazer a compra. Agora, se a compra for no crédito, veja se você tem limite disponível na aba “Crédito”;

“Chequei tudo, mas o erro persiste”. Então entre em contato com o estabelecimento e verifique se estão com algum problema com a plataforma de pagamento, pois pode ocorrer de estar aparecendo este erro por atualização do sistema.

6. Como solicitar o estorno de uma compra no cartão virtual?

Antes de tudo, confira na aba “Saldo” do app se sua compra virtual já não foi estornada.

Ela aparecerá riscada para você poder diferenciá-la das outras compras. Também dá para solicitar um extrato detalhado em “Meu Neon” > “Solicitação de documentos”.

Agora, se ela não aparece como explicamos acima, você terá que seguir os passos abaixo:

  • Caso queira cancelar sua compra: se você fez uma compra que não foi satisfatória ou teve problemas na entrega, por exemplo, o primeiro passo é entrar em contato com o estabelecimento para esclarecer o problema e solicitar a devolução do valor.

Dentro de uma transação de compra, a Neon tem a responsabilidade de processá-la ou processar a devolução, mas quem cobra ou devolve é o estabelecimento. É por esse motivo que primeiro você deve acionar o estabelecimento.

Se você realmente não reconhecer aquela compra e ela tiver sido feita em um estabelecimento em que:

  • Você já fez alguma compra anteriormente: entre em contato diretamente com o estabelecimento dizendo que não reconhece a transação;
  • Você nunca comprou no estabelecimento: recomendamos fazer uma contestação. Ela pode ser registrada pelo app em compras feitas com o cartão virtual de débito. Para compras com o cartão físico e/ou na função crédito, entre em contato com nosso atendimento e vamos te ajudar.

Antes de entrar em contato, verifique se sua compra está dentro das condições abaixo:

  • O prazo mínimo para contestar uma compra é de 7 dias úteis a partir da data em que ela foi feita. Isso porque é o tempo que leva para ela ser processada e confirmada pelo estabelecimento;
  • Você pode contestar uma compra em até 90 dias úteis (prazo máximo) depois que ela foi feita. Após isso, não é possível mais contestar.

Seguindo os prazos acima para abrir uma contestação, toque na aba “Saldo” do aplicativo e depois na compra que quer contestar. Nos detalhes dela, toque na mensagem “Contestar compra”, no final da página.

Lá aparecerão as opções abaixo para você selecionar o que aconteceu:

  • Não reconheço a compra;
  • Compra duplicada;
  • Não recebi meu produto;
  • Produto com defeito;
  • Cancelei essa compra;
  • O valor está errado;
  • Saque não efetuado.

Selecionando uma das opções, serão solicitados alguns comprovantes e uma explicação detalhada do que ocorreu ao fazer aquela compra. Com esses dados, entraremos em contato com o estabelecimento.

Porém, se você já conseguiu falar e resolver com o estabelecimento ou o dinheiro já está em sua conta, você pode cancelar a contestação.

É só voltar na aba “Saldo” e selecionar a compra em questão; nos detalhes dela aparecerá a opção de “Cancelar contestação”. Feito isso, ela estará cancelada.

Vale lembrar que, para contestação de compra diretamente pelo app, é necessário que ela tenha sido realizada no débito.

7. Como bloquear/desbloquear temporariamente meus cartões?

Verificou alguma compra indevida ou teve o cartão clonado? Você pode bloquear seus cartões em alguns cliques até resolver a situação!

Para bloquear/desbloquear o cartão virtual: toque na aba “Cartões” > “Virtual cobrado na hora” > “Bloqueio temporário”.

Para fazer o processo com o cartão físico, toque na aba “Cartões”, arraste a tela para o lado para acessar o cartão físico e depois selecione “Bloqueio temporário”.

Pronto! O bloqueio/desbloqueio é feito na hora!

8. Meu cartão virtual foi clonado, posso ter uma nova numeração?

Pode! Caso você deseje uma nova numeração do seu cartão virtual, solicitamos que você entre em contato conosco no atendimento.

Será solicitado que você anote a numeração do cartão atual e guarde-a com você; isso servirá tanto para o cartão virtual débito quanto para o virtual crédito. 😉

Assim que confirmado que você anotou a numeração com o atendimento, solicitaremos o cancelamento do cartão. Em até duas horas aparecerá uma nova numeração disponível para você no app.

9. Por que preciso anotar a numeração do cartão para cancelamento?

Caso você não reconheça nenhuma compra feita com o seu cartão e precise solicitar uma contestação, pediremos a numeração para checar se esta compra foi realmente realizada com o cartão em questão.

Vale reforçar que você consegue fazer a contestação diretamente pelo aplicativo das compras feitas com o cartão virtual débito.

10. Errei a senha do cartão virtual, ele é bloqueado?

Caso você erre a senha do cartão virtual, ele será bloqueado por prevenção. Para prosseguir com novas compras, você precisará alterar a senha do cartão diretamente no aplicativo.

Para isso, acesse a aba “Meu Neon” > “Configurações” > “Senha do cartão”.

Depois é só seguir as etapas de criação ou alteração da sua senha. Importante enfatizar que o nosso atendimento não solicita nenhuma senha durante o suporte, justamente porque você resolve tudo no app com rapidez e praticidade. 😊

Caso você ainda não seja cliente Neon, o que está esperando para ter uma vida financeira sem burocracia e com poder sobre o seu dinheiro? Em poucos minutos você abre a sua conta gratuita 100% digital. Vem ser Neon você também!

ABRA SUA CONTA NEON

O propósito da Neon é diminuir desigualdades, mostrando caminhos financeiros mais simples e justos, porque todos merecem um futuro brilhante. A educação financeira é um dos principais pilares para fazer isso acontecer, por isso estamos aqui para te acompanhar em sua jornada com as finanças.

Conheça a Neon e todos os produtos que esperam por você aqui.