Como usar o pagamento por aproximação no dia a dia?

Conhece o pagamento por aproximação? Veja como funciona a tecnologia NFC, confira se é seguro e quais as vantagens no dia a dia.
4 minutos de leitura
4 minutos de leitura
Cartão Neon encostando em maquininha

O pagamento por aproximação é uma daquelas tecnologias que vieram para ficar. São tantas as vantagens que fica difícil imaginar que, no futuro, ainda sejam usados meios de pagamento que dependam de contato físico.

Apesar de relatos sobre golpes envolvendo cartões contactless, no geral eles são muito bem aceitos e seguros em todas as transações.

Então, se você tem algum tipo de ressalva em relação à tecnologia NFC, neste conteúdo vamos mostrar que essa é uma alternativa que vale muito a pena.

O que é pagamento por aproximação?

Pagamento por aproximação é como conhecemos a tecnologia Near Field Communication (NFC), ou “comunicação por campo de proximidade”.

Grandes empresas como Visa, Apple, Samsung, Google, Microsoft e Neon estão aceitando esse tipo de pagamento para seus produtos e serviços.

Também chamado “contactless”, o pagamento por aproximação é cada vez mais comum, estando praticamente em todos os cartões de crédito e débito.

Sua principal vantagem é que, além de seguro, você nem precisa digitar a senha quando fizer uma compra.

Como funciona o pagamento por aproximação?

Diferentemente dos dispositivos disponíveis hoje no mercado, a tecnologia NFC não precisa nem de internet nem de Bluetooth para enviar e receber dados entre aparelhos.

A principal diferença entre as tecnologias de internet sem fio (Wi-Fi) e o Bluetooth é que o NFC costuma ser usado para transações rápidas com poucas informações. O processo é 100% seguro e à prova de vazamento de dados.

Essa segurança faz do pagamento por aproximação um grande aliado para lojistas e, para o consumidor, uma tremenda mão na roda na hora de pagar.

O que é NFC no pagamento por aproximação?

Como vimos, o pagamento por aproximação se baseia na tecnologia conhecida como NFC. Ela é considerada uma evolução da tecnologia RFID, na qual a troca de informação acontece sempre que dois chips equipados com esse recurso estão próximos o bastante.

No caso, o NFC usa a mesma radiofrequência para fazer a transferência de dados que os dispositivos RFID, a 13.56 MHz.

Por que os dispositivos precisam estar tão próximos da maquininha?

Assim como o nome da tecnologia já diz, o NFC é uma opção para transmitir informações em alta velocidade em curta distância por meio de chips.

Por isso, é recomendável você colocar seu celular ou cartão com NFC a uma distância de no máximo 10 centímetros da maquininha.

Caso o espaço entre os dois dispositivos seja maior que isso, falhas podem acontecer no processo de pagamento, já que a radiofrequência utilizada não cobre uma distância maior.

Outras funcionalidades do NFC

A principal função do NFC hoje é agilizar o pagamento de contas, mas a tecnologia também é usada com outras finalidades.

Em São Paulo e no Rio de Janeiro, por exemplo, já é possível usar o cartão de crédito Neon com NFC para pagar passagens de metrô direto na catraca, por exemplo.

Para pagar com o contactless, é bem simples: basta aproximar o seu cartão. O pagamento é feito na hora e a passagem é liberada imediatamente. Fácil, rápido e sem burocracia.

O valor da viagem é cobrado direto na fatura, sem custo adicional ou taxas, no final de cada dia. Ou seja, se você fizer duas ou três viagens de metrô no mesmo dia, o valor creditado será a soma das viagens.

Além disso, o NFC também é usado no lugar do ingresso físico de shows e eventos para controlar dispositivos de casas inteligentes (destravar portas, ligar a luz dos cômodos, ajustar ar-condicionado, etc.), entre outros recursos.

A previsão é que a tecnologia ganhe ainda mais funcionalidades nos próximos anos e, com isso, surjam novas ferramentas para facilitar a nossa vida!

Quais as vantagens do pagamento por aproximação?

O pagamento por aproximação traz uma série de vantagens que você não pode deixar de aproveitar:

  • Você pode deixar a carteira em casa: não precisa ficar andando com dinheiro e nem encostar na maquininha;
  • Sem filas: o pagamento é fácil, ágil e rápido;
  • Menos risco de fraude: cada uma das carteiras digitais tem uma tecnologia única de criptografia para guardar os dados da transação, evitando o compartilhamento indevido de informações. Além disso, o número do seu cartão está sempre protegido, pois um código diferente é gerado para cada compra.

O risco é mínimo porque, mesmo que alguém tenha uma maquininha contactless, teria primeiro que saber onde o seu cartão está guardado.

Ainda assim, teria que aproximar o equipamento a menos de 10 cm, o que dificilmente passaria despercebido, a não ser em locais de grande aglomeração.

Como fazer um pagamento por aproximação?

A tecnologia NFC está disponível não só em cartões, mas também em dispositivos eletrônicos em geral.

Veja a seguir como pagar com os mais utilizados.

Pagamento por aproximação com o celular

Para pagar por aproximação com o celular, seu aparelho precisa estar equipado com a tecnologia NFC.

Caso esteja, é possível agregar carteiras digitais, como o Google Pay, para utilização do seu smartphone para fazer pagamentos.

O procedimento é idêntico ao do cartão, ou seja, tudo que você precisa fazer é aproximar o aparelho da maquininha de pagamento e o débito acontece na hora.

Veja também como pagar por aproximação com o Samsung Pay usando o cartão Neon.

Pagamento por aproximação com o cartão

Com o cartão, não tem mistério. Basta aproximá-lo da leitora na hora da compra e o valor é debitado instantaneamente, sem precisar digitar senha.

Pagamento por aproximação com o smartwatch

Smartwatches também podem ser equipados com tecnologia NFC, permitindo assim pagamentos por aproximação. O procedimento não muda: é só aproximar o relógio da maquininha e “correr para o abraço”.

O pagamento por aproximação é seguro?

Sim, se considerarmos que é muito difícil alguém aproximar uma maquininha o bastante para permitir que um débito seja feito.

De qualquer forma, você sempre pode desabilitar a função no app do seu banco, caso não se sinta seguro em locais em que haja grande aglomeração de pessoas. Mas lembre-se que, nesse caso, você terá que habilitá-la novamente em um caixa eletrônico.

Pague por aproximação com o cartão Neon

O cartão Neon permite fazer pagamento por aproximação com total segurança com a maioria das operadoras.

Pode também usar o seu celular para pagar, desde que seja equipado com tecnologia NFC, já embutida do iPhone 6 em diante.

Se for um Android, pesquise as especificações do seu modelo ou busque por “NFC” no seu celular. Caso apareça na busca, ele possui NFC.

Banner Com Cta Para Página De Pagamento Por Aproximação

Gostou de saber o que é NFC e como funciona o pagamento por aproximação? Continue acompanhando os conteúdos do blog Neon para saber tudo a respeito de finanças.

O propósito da Neon é criar caminhos por uma vida financeira melhor para todos os brasileiros. A educação financeira é um dos principais pilares para fazer isso acontecer, por isso estamos aqui para te acompanhar em sua jornada com as finanças.

Este artigo foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Tags:
Picture of Time Neon
Time Neon
Um time de pessoas dedicadas a diminuir desigualdades, mostrando caminhos financeiros mais simples e justos, porque todos merecem um futuro brilhante.
NEON LOGO