
NFC: o que é e como funciona o pagamento por aproximação

Atualizado em 30 de agosto de 2021
Talvez você não esteja familiarizado com a sigla NFC, mas saiba que essa tecnologia está mais presente no seu dia a dia do que você imagina.
Você já deve ter visto alguém pagar uma conta apenas aproximando o smartphone ou o cartão de crédito/débito na tela da maquininha e se perguntou: “Como isso acontece?”
O que está por trás dessa “mágica” é justamente o NFC! Por isso, aqui vamos te explicar:
- O que é NFC?
- Como funciona o NFC?
- Vantagens do NFC
- Como fazer pagamentos com NFC?
- Outras funcionalidades do NFC
Ficou curioso?
Continue lendo e saiba mais sobre o pagamento por aproximação!
O que é NFC?
NFC é a sigla para Near Field Communication, em português “comunicação por campo de proximidade”, uma tecnologia que está mudando o mercado de pagamentos do mundo inteiro.
Por isso, grandes empresas como Visa, Apple, Samsung, Google, Microsoft e Neon estão colocando o NFC em seus produtos.
O recurso permite o pagamento por aproximação, também chamado contactless, cada vez mais comum nos cartões de crédito e débito mais recentes, e que diminui o tempo de pagamento nas lojas. É super seguro e você nem precisa digitar a senha.
Leia também: Como usar o cartão Neon para pagar por aproximação via Samsung Pay
Como funciona o NFC?
Ao contrário de muitos dispositivos disponíveis hoje no mercado, a tecnologia NFC não precisa nem de internet nem de Bluetooth para enviar e receber dados entre aparelhos.
A principal diferença entre as tecnologias de internet sem fio (Wi-Fi) e o Bluetooth é que o NFC costuma ser usado para transações rápidas, com poucas informações e com o processo seguro, sem grandes riscos de vazamento de dados.
É toda essa segurança prevista nas transações de aparelhos com chips que torna o NFC um grande aliado para novas formas de pagamento.
Vantagens do NFC
- Você pode deixar a carteira em casa: não precisa ficar andando com dinheiro e nem encostar na maquininha;
- Sem filas: o pagamento é fácil, ágil e rápido;
- Menos risco de fraude: cada uma das carteiras digitais tem uma tecnologia única de criptografia para guardar os dados da transação, evitando o compartilhamento indevido de informações. Além disso, o número do seu cartão está sempre protegido, pois um código diferente é gerado para cada compra.
Como fazer pagamentos com NFC?
Você pode pagar com NFC em qualquer local com a maquininha com o logo do NFC ou que aceite pagamento das carteiras digitais.
Hoje existe uma série de dispositivos que usam NFC: tem relógios, anéis, pulseiras inteligentes e celulares com NFC, além dos cartões de crédito e débito, como os da Neon.
Veja aqui como funciona o cartão Neon contactless que paga por aproximação.
Para pagar, é só aproximar o dispositivo ou cartão do aparelho e pronto! Pagamento aprovado. Dependendo do valor da transação, a senha será solicitada, pois isso garante a sua segurança.
Por que os dispositivos precisam estar tão próximos da maquininha?
Assim como o nome da tecnologia já diz, o NFC é uma boa opção para transmitir informações em alta velocidade em curta distância por meio de chips.
Por isso, é recomendável você colocar seu celular ou cartão com NFC a uma distância de no máximo 10 centímetros da maquininha. Caso o espaço entre os dois dispositivos seja maior que isso, falhas podem acontecer no processo de pagamento.
Outras funcionalidades do NFC
A principal função do NFC hoje é agilizar o pagamento de contas, mas a tecnologia também é usada com outras finalidades.
Em São Paulo e no Rio de Janeiro, por exemplo, já é possível usar o cartão de crédito Neon com NFC para pagar passagens de metrô direto na catraca, por exemplo.
Para pagar com o contactless é bem simples: basta aproximar o seu cartão. O pagamento é feito na hora, a passagem é liberada e você já pode partir para o destino escolhido! Fácil, rápido e sem burocracia.
O valor da viagem é cobrado direto na fatura, sem custo adicional ou taxas, no final de cada dia. Ou seja, se você fizer duas ou três viagens de metrô no mesmo dia, o valor creditado será a soma das viagens.
Além disso, o NFC também é usado no lugar do ingresso físico de shows e eventos, para controlar dispositivos de casas inteligentes (destravar portas, ligar a luz dos cômodos, ajustar ar condicionado, etc.), entre outros recursos.
A previsão é que a tecnologia ganhe ainda mais funcionalidades nos próximos anos e, com isso, novas ferramentas surjam para agilizar a sua vida!
Gostou de saber o que é NFC e como funciona o pagamento por aproximação? Conta para a gente nos comentários se você já conhecia a tecnologia!
Comentários