Comprar com segurança na Black Friday é importante para os consumidores que vão aproveitar a data para comprar com descontos inigualáveis. A expectativa é grande, principalmente para o e-commerce, cujo faturamento deve aumentar 10% em 2023, segundo as estimativas.

Quer saber como aproveitar as promoções sem se expor a ciberataques e fraudes? Avance na leitura deste texto até o final!

Como comprar com segurança na Black Friday? 15 dicas

Apesar de atrair milhões de compradores, a Black Friday ainda é vista com desconfiança. Para 46,4% dos brasileiros, ainda é conhecida como “Black Fraude”, devido aos descontos enganosos praticados por alguns comerciantes — sem contar as fraudes e golpes mesmo.

Veja o que fazer para comprar sem preocupações:

1. Planeje antecipadamente

Antes do grande dia, faça uma lista dos itens que deseja comprar. Estabeleça um orçamento e siga-o para evitar compras impulsivas e gastos supérfluos.

2. Pesquise preços

Monitore os preços dos produtos dos produtos que deseja comprar nas semanas que antecedem a Black Friday para identificar as verdadeiras ofertas e evitar falsos descontos.

3. Verifique a autenticidade

Certifique-se de que esteja comprando de lojas e sites confiáveis. Desconfie se a oferta parece boa demais e verifique se o site é seguro, procurando o ícone de cadeado na barra de endereço.

4. Mantenha suas compras online seguras

Utilize senhas fortes e diferentes para suas contas de compras online. Evite usar redes Wi-Fi públicas para transações financeiras e mantenha seu antivírus atualizado.

5. Leia avaliações e comentários

Antes de fazer uma compra, leia as avaliações de outros compradores sobre o produto e o vendedor para saber se o lojista é confiável e para saber se há problemas recorrentes.

6. Familiarize-se com as políticas de devolução

Procure entender as condições para devolver um produto, caso seja necessário, ainda mais se a compra for feita pela internet.

7. Evite clicar em links suspeitos

Não clique em links de e-mails não solicitados que prometem ofertas incríveis. Vá diretamente ao site da loja para evitar golpes de phishing.

8. Proteja seus dados pessoais

Não forneça informações pessoais além do necessário. As lojas não precisam de dados sensíveis, como o número do seu RG ou CPF para fazer compras.

9. Compre com cartões de crédito seguros

Use cartões de crédito em vez de débito para compras online. Os cartões de crédito geralmente oferecem proteção adicional contra fraudes.

10. Acompanhe suas compras

Anote os números de rastreamento dos produtos comprados para acompanhar o status da entrega e agir em tempo hábil, caso surja algum contratempo.

11. Esteja alerta para a Black Fraude

Não se deixe enganar por falsos descontos. Algumas lojas aumentam os preços antes da Black Friday para parecerem mais generosas.

12. Considere os prazos de entrega

Certifique-se de que os prazos de entrega atendem às suas necessidades, especialmente se estiver comprando presentes com uma data certa para serem entregues.

13. Não se sobrecarregue

Evite fazer compras durante o trabalho ou enquanto estiver fazendo outras coisas. Dessa forma, você mantém o foco em uma só tarefa, evitando assim problemas como extravio de cartões e lapsos de memória.

14. Acompanhe seus extratos

Verifique regularmente suas faturas de cartão de crédito após a Black Friday para garantir que não haja cobranças indevidas.

15. Esteja preparado para cancelamentos

Lembre-se de que, devido à grande demanda, alguns produtos podem se esgotar. Prepare-se para enfrentar a possibilidade de cancelamentos ou atrasos nas entregas. Para evitar que isso aconteça, vale até chegar mais cedo à loja em que pretende comprar.

Quais os golpes mais comuns na Black Friday?

Há golpes e tentativas de fraude que se repetem com mais frequência na Black Friday. Conheça a seguir alguns deles:

  • Aumentos de preço um dia ou uma semana antes para iludir o consumidor com falsos descontos
  • E-mails falsos prometendo ofertas tentadoras 
  • Sites fraudulentos imitando lojas legítimas
  • Venda de produtos falsificados com bons preços como se fossem autênticos
  • Vendedores que não entregam ou enviam produtos de qualidade inferior.

Para comprar com segurança, prefira usar cartão de crédito. Se não tiver um ou quiser mais uma opção de cartão, você pode pedir online pelo seu celular em poucos cliques!

SOLICITE SEU CARTÃO

O propósito da Neon é diminuir desigualdades, mostrando caminhos financeiros mais simples e justos, porque todos merecem um futuro brilhante. A educação financeira é um dos principais pilares para fazer isso acontecer, por isso estamos aqui para te acompanhar em sua jornada com as finanças.

Conheça a Neon e todos os produtos que esperam por você aqui.