Pagar boleto com cartão de crédito: como fazer, prós e contras

á pensou em pagar boleto com cartão de crédito? Entenda quando fazer, veja os prós e contras, e descubra a melhor maneira de fazer isso.
4 minutos de leitura
4 minutos de leitura
Mulher em frente a computador com celular na mão

Já pensou em pagar um boleto com cartão de crédito em um momento de aperto?

Hoje, é possível pagar e parcelar boletos em diversas instituições financeiras, desde que estejam em seu nome ou sejam contas de luz, água e internet, por exemplo.

Mas é preciso analisar com cuidado as taxas de juros cobradas na operação para decidir se vale a pena prosseguir com essa forma de pagamento.

Entenda, a seguir, como pagar boleto com cartão de crédito e quando é recomendado.

Tem como pagar boleto com cartão de crédito?

Sim, tem como pagar boleto com cartão de crédito para facilitar a quitação de contas e faturas. No entanto, não são todas as instituições financeiras que liberam essa função. 

Para saber se está disponível, você deve acessar o aplicativo ou internet banking da sua conta corrente e verificar se é possível pagar boletos com cartão de crédito.

No momento de pagar um boleto com código de barras, você terá duas opções: pagar com o saldo da conta ou pagar com cartão de crédito.

Se escolher a opção do cartão, você poderá parcelar o valor do boleto como faria com qualquer outra compra — geralmente, em até 12 vezes.

É como se fosse um “mini empréstimo” que a instituição financeira oferece, porque o credor do boleto recebe o valor inteiro normalmente, enquanto você pode pagá-lo parcelado ou à vista no cartão de crédito com o acréscimo de juros.

Mas é justamente esse o ponto de atenção: a taxa de juros adicionada na operação, que pode encarecer consideravelmente o valor da conta.

Veja também como pagar conta com cartão de crédito.

Como pagar boleto com cartão de crédito?

Se você acha uma boa ideia pagar boleto com cartão de crédito, confira o passo a passo:

Acesse seu app de pagamentos

O primeiro passo para pagar um boleto com cartão de crédito é acessar seu app de pagamentos ou internet banking.

Hoje, grande parte dos bancos, fintechs e carteiras digitais oferecem essa opção para maior conveniência dos clientes.

Verifique se o boleto pode ser pago

Na seção de “Ajuda” do seu app, você deve encontrar algum tópico sobre contas que podem ser pagas com cartão de crédito.

Isso porque existem algumas limitações para esse serviço.

Normalmente, podem ser pagos dessa forma os seguintes boletos:

  • Contas de água, energia elétrica, telefone, entre outras concessionárias;
  • Tributos como IPVA e IPTU;
  • Boletos em seu nome como mensalidades de escolas, cobranças de aluguel e faturas de plano de saúde.

Não é possível quitar boletos em nomes de terceiros nem pagar sua própria fatura de cartão de crédito nessa modalidade.

Preencha os dados do boleto

Se o serviço está autorizado, o próximo passo é escanear o código de barras do boleto bancário ou digitar o número para identificar o documento.

Em seguida, escolha a opção “pagar com cartão de crédito” — a outra opção disponível deve ser o pagamento normal, com o saldo da conta, e também por Pix.

Conclua o pagamento

Então, é só escolher em quantas vezes você quer parcelar, se tiver essa opção, e confirmar a operação.

Lembre-se de analisar os juros cobrados para decidir se realmente vale a pena dividir o pagamento.

Vale a pena pagar boleto com cartão de crédito?

Você vai perceber que pagar boleto com cartão de crédito sai mais caro do que fazer o pagamento à vista do modo tradicional.

Afinal, como se trata de um pequeno empréstimo, a instituição financeira cobra juros em troca.

Por isso, recomendamos que você só utilize essa opção em último caso, se realmente não tiver como pagar o boleto no momento.

Além disso, compensa fazer o parcelamento do boleto no cartão de crédito se você pretende pagar em uma única vez, no próximo vencimento da fatura, pois, dessa forma, os juros são mais baixos e você ganha tempo para fazer o pagamento.

Quais as taxas para pagar boleto com cartão de crédito?

As taxas para pagar boleto com cartão de crédito variam conforme a instituição financeira.

Para parcelar o pagamento, os juros vão de 1,99% a 5,99% por parcela, segundo um levantamento de 2023 do Canal Tech

Além disso, alguns bancos cobram uma taxa adicional pela transação.

Quando usar o cartão de crédito?

A forma mais vantajosa de usar o cartão de crédito é nas compras que oferecem parcelamento sem juros ou para pagamentos em uma única parcela.

Segundo um estudo da Consultoria Gmattos publicado no Monitor Mercantil, o parcelamento médio geral sem juros no cartão de crédito está em 7,5 vezes no Brasil. Além disso, nas lojas de departamento, a média é de 6,3 vezes.

O estudo faz parte das constatações do grupo de trabalho que está discutindo o destino do parcelamento sem juros no mercado brasileiro, que reúne bancos, varejo, governo e Banco Central (BC).

Embora o presidente do BC, Roberto Campos Neto, tenha afirmado que o parcelado sem juros no cartão de crédito é o vilão pela alta inadimplência dos consumidores no rotativo do cartão, não há sinais de que essa modalidade vá acabar tão cedo.

Afinal, a extinção do parcelamento sem juros poderia reduzir drasticamente o consumo no país.

De qualquer forma, mesmo que as parcelas não tenham juros, é recomendado ter cuidado com os parcelamentos, especialmente de longo prazo, pois eles comprometem sua renda futura e podem gerar situações de endividamento.

O ideal é nunca ultrapassar 30% da sua renda mensal com parcelas e prestações.

Entendeu como pagar boleto com cartão de crédito e quando vale a pena? Veja também como funciona o pagamento de boletos na conta Neon.

O propósito da Neon é criar caminhos por uma vida financeira melhor para todos os brasileiros. A educação financeira é um dos principais pilares para fazer isso acontecer, por isso estamos aqui para te acompanhar em sua jornada com as finanças.

Este artigo foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo

Média da classificação 4.1 / 5. Número de votos: 8

Seja o primeiro a avaliar este post.

Tags:
Picture of Time Neon
Time Neon
Um time de pessoas dedicadas a diminuir desigualdades, mostrando caminhos financeiros mais simples e justos, porque todos merecem um futuro brilhante.

Você também pode se interessar

NEON LOGO