Sistemas de milhas: saiba como viajar de graça usando o cartão de crédito

Você sabe o que é um sistema de milhas e como aproveitar os benefícios? Veja como funciona e confira dicas para juntar mais milhagem.
3 minutos de leitura
3 minutos de leitura
Miniaturas de aviões brancos em frente a fundo azul claro

Os sistemas de milhas são os melhores amigos de quem ama viajar pelo mundo sem gastar muito dinheiro. Afinal, as pontuações acumuladas podem ser facilmente convertidas em passagens aéreas e reservas de hospedagem.

Continue lendo este texto para conferir tudo sobre o assunto: o que são sistemas de milhagem, como funcionam e diversas dicas imperdíveis para acumular pontos!

O que é um sistema de milhas?

Os sistemas de milhas são os programas de recompensa oferecidos por companhias aéreas em parceria com empresas ou instituições bancárias. Criado nos anos 1980 pela empresa aérea American Airlines, o benefício tem como objeto fidelizar os clientes e estimular gastos frequentes com passagens.

Além de desconto no valor das passagens, muitos programas de milhas também disponibilizam vantagens adicionais, como acesso a lounges VIP nos aeroportos, prioridade no embarque e despacho gratuito de bagagens. 

Esses benefícios podem fazer toda diferença para o conforto das viagens, concorda?

Como funciona o sistema de milhas?

As milhas podem ser acumuladas de inúmeras formas, já que os sistemas estão vinculados a vários programas de fidelidade de bancos ou lojas. O funcionamento é simples:

  • Conforme os valores das compras ou gastos, um saldo de pontuação é somado
  • Posteriormente, os clientes podem trocar seus pontos por benefícios e recompensas, como descontos em passagens aéreas e promoções em reservas de hotéis ou em aluguéis de carros.

Vale ressaltar que as companhias aéreas também oferecem seus próprios programas de milhagem semelhantes aos programas de fidelidade de cartões de crédito e lojas. Assim como para as demais formas de adquirir milhas, quanto maior a pontuação, mais benefícios o cliente ganha.

4 dicas para juntar mais milhas

Quer saber como multiplicar suas milhas e garantir mais conforto — e economia — nas suas viagens? Então confira a seguir 4 dicas imperdíveis!

1. Participe de promoções e eventos

Inúmeras companhias aéreas realizam eventos e promoções pontuais que oferecem milhas extras para participantes de programas de fidelidade. Por exemplo, as empresas podem dar 50% a mais de milhas em determinados trechos ou períodos do ano. 

2. Use (com cuidado) o cartão de crédito

Os sistemas vinculados ao cartão de crédito normalmente geram a pontuação proporcional aos valores dos gastos. Por isso, vale colocar pequenas compras para movimentar a fatura.

Vale ressaltar que é preciso moderação e responsabilidade, evitando acumular dívidas. Isso porque os próprios juros do cartão podem sair mais caros do que as recompensas, comprometendo seu planejamento financeiro.

Quando uma fatura não é paga, o cliente automaticamente entra para o crédito rotativo, cujos juros podem facilmente chegar a patamares agressivos de até 400% ao ano. Por isso, nunca gaste mais do que você consegue pagar. Caso seja necessário, reduza o limite do cartão.

3. Preste atenção ao prazo de validade

Cada programa de milhas possui suas próprias regras, sendo que muitos determinam um prazo para o uso do saldo acumulado. Aliás, essa é uma forma de as empresas estimularem o uso frequente dos programas de recompensas.

Por isso, preste atenção ao prazo de expiração de suas milhas. Para conferir as datas exatas, basta consultar as diretrizes do cartão de crédito ou das companhias aéreas.

4. Faça compras online em lojas parceiras

Os sistemas de milhas estão normalmente associados a diversas lojas parceiras. Ao realizar uma compra com essas empresas, o cliente automaticamente ganha acesso a uma determinada quantia de milhas.

Geralmente, o acesso à loja virtual deve ser feito pela própria plataforma das milhas. No portal do banco ou companhia aérea, verifique a aba de empresas parceiras e faça suas compras por esse link.

Viu como é possível aumentar o saldo dos sistemas de milhas? Coloque em prática nossas dicas e torne suas viagens mais acessíveis e confortáveis!

O propósito da Neon é criar caminhos por uma vida financeira melhor para todos os brasileiros. A educação financeira é um dos principais pilares para fazer isso acontecer, por isso estamos aqui para te acompanhar em sua jornada com as finanças.

Este artigo foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo

Média da classificação 3.8 / 5. Número de votos: 13

Seja o primeiro a avaliar este post.

Tags:
Picture of Time Neon
Time Neon
Um time de pessoas dedicadas a diminuir desigualdades, mostrando caminhos financeiros mais simples e justos, porque todos merecem um futuro brilhante.

Você também pode se interessar

NEON LOGO