Soft skills e hard skills: diferenças, exemplos e como desenvolver

Você sabe o que são soft skills e hard skills? Entenda as diferenças, quais são melhores e como valorizar o equilíbrio entre as categorias.
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Homem de mochila segurando celular e sorrindo

Em termos de estratégia organizacional, a análise das soft skills e hard skills dos candidatos é fundamental para o recrutamento e seleção dos melhores talentos.

Isso porque os candidatos com um equilíbrio entre as duas categorias de competências tendem a ser mais adaptáveis e habilidosos em momentos desafiadores.

Além disso, aqueles que integram diferentes habilidades técnicas e comportamentais podem contribuir para um ambiente de trabalho mais harmonioso e produtivo.

Continue lendo e confira tudo sobre as soft e hard skills: como funcionam, as diferenças e como os colaboradores podem desenvolvê-las.

Vamos lá!

O que são soft skills e hard skills?

Na gestão de recursos humanos, soft skills e hard skills são termos relacionados a diferentes conjuntos de habilidades e aptidões humanas .

Cada modalidade faz referência a uma área distinta do conhecimento, sendo ambas essenciais para a formação de profissionais completos.

A seguir, explicamos melhor o que significa cada um dos grupos.

O que são soft skills?

As soft skills são as competências sociocomportamentais e emocionais de um indivíduo. 

Estamos falando das habilidades que determinam como uma pessoa interage com os outros e lida com suas próprias emoções e comportamentos.

No contexto dos recrutamentos, a análise das soft skills dos candidatos envolve necessariamente o uso de métodos padronizados, como as dinâmicas e entrevistas por competência.

Afinal, estamos falando de características subjetivas, como inteligência emocional e empatia, cuja avaliação pode ser desafiadora sem o devido uso de referências qualitativas claras.

O que são hard skills?

Por sua vez, as hard skills envolvem toda a bagagem de conhecimento que surge com a educação formal, experiência prática e desenvolvimento de aptidões técnicas.

Esse é o tipo tradicional de habilidades exigidas nos processos seletivos, já que diz respeito ao domínio necessário para desempenhar funções específicas em diversas áreas profissionais.

Em relação às avaliações, as hard skills podem ser analisadas de maneira fácil e prática.

Além da apresentação de certificados e diplomas que comprovem a capacitação técnica, os candidatos podem realizar provas teóricas e práticas para demonstração do conhecimento.

Saiba também quais são as habilidades exigidas para as profissões do futuro.

Exemplos de soft skills e hard skills

Para ficar mais fácil de entender o conceito de hard e soft skills, preparamos alguns exemplos.

Confira.

Soft skills

Veja algumas das competências consideradas soft skills:

  • Comunicação empática: capacidade de se expressar de forma sensível e objetiva, demonstrando compreensão e empatia
  • Inteligência emocional: gerenciamento construtivo das emoções de maneira a garantir tanto o próprio bem-estar individual quanto relações de trabalho mais saudáveis
  • Resolução de conflitos: atuação como mediador nas discussões, zelando pelo ambiente de diálogo aberto e respeitoso
  • Gerenciamento de crise: habilidade de tomar decisões boas e rápidas que mitiguem os impactos de um problema grave
  • Liderança: aptidão para orientar os demais colaboradores rumo às metas empresariais
  • Organização do tempo: gestão eficaz do tempo dedicado às tarefas, de modo a não comprometer a vida pessoal
  • Proatividade: disposição e engajamento para realizar atividades com antecedência
  • Pensamento Crítico: habilidade de avaliar logicamente diferentes cenários e tomar decisões com base em evidências.

Hard skills

Agora, fique por dentro de algumas das hard skills:

  • Graduação, pós-graduação e cursos profissionalizantes: educação formal acadêmica que garante o background técnico necessário ao cargo
  • Conhecimento de softwares específicos: capacidade de usar programas específicos, como os do pacote Adobe, Office e outras plataformas avançadas de TI
  • Operação de máquinas e ferramentas: experiência com a manipulação de equipamentos como empilhadeiras, serras, envasadoras, etc
  • Certificações de Seis Sigma: green e black belt, que atestem o conhecimento de melhoria de processos
  • Fluência em idiomas: além do inglês praticamente obrigatório, alguns cargos costumam exigir idiomas adicionais, como o espanhol ou mandarim.

Leia também quais são as competências do trabalhador 4.0.

O que é mais importante em um colaborador: soft skills ou hard skills?

Apesar das soft skills ganharem destaque nos sistemas de recrutamento mais humanos, vale a pena lembrar que as hard skills são igualmente importantes.

Afinal de contas, mesmo que uma pessoa domine a arte da inteligência emocional e comunicação empática, o conhecimento técnico e experiência prática ainda serão necessários para que o trabalhador demonstre bom desempenho profissional.

Por isso, os melhores métodos de avaliação devem levar em conta o equilíbrio dos diferentes tipos de competência.

A seguir, explicamos como identificar as skills nos processos seletivos.

Soft skills e hard skills no recrutamento e seleção

A avaliação de soft skills e hard skills seguem metodologia diferentes, ainda que executadas em um mesmo plano de processo seletivo. 

Dizemos que as soft skills são “qualificáveis”, por conta de sua subjetividade, ao passo que as hard skills são “quantificáveis”, tendo em vista a facilidade de realizarem medições dos conhecimentos técnicos dos candidatos. 

Nesse contexto, as entrevistas comportamentais, as dinâmicas de grupo, os estudos de casos e os feedback de referências são as técnicas mais recomendadas para qualificar as soft skills de um profissional. 

Por outro lado, as provas práticas e teóricas, análise de portfólio, entrevistas técnicas e avaliação de certificações são as formas mais utilizadas para determinar se um candidato possui as hard skills necessárias ao cargo. 

Recrutamento-Moderno

Desenvolvimento de soft skills e hard skills

O desenvolvimento de soft skills e hard skills não precisa ser exclusividade de quem está buscando um emprego.

As estratégias para estimular as diferentes habilidades e competências podem servir também para equipes já formadas.

Por exemplo, um gestor pode identificar a necessidade de treinamento de hard skills para um funcionário ao observar lacunas de conhecimento técnico em sua avaliação de desempenho. 

Veja só algumas formas das lideranças incentivarem o aprendizado de soft e hard skills:

  • Feedback construtivo e empático, de maneira a orientar melhor os colaboradores em relação aos seus pontos de desenvolvimento
  • Incentivo e reconhecimento quando os funcionários apresentam evolução nas habilidades
  • Inscrição dos colaboradores em workshops, palestras, capacitações online e até em cursos de nível superior
  • Investimento em ferramentas digitais que auxiliem o aprendizado, como plataformas EaD para universidades corporativas.

Além disso, o próprio cuidado com o bem-estar dos funcionários serve como base para que as equipes consigam desenvolver suas competências de maneira tranquila e satisfatória. 

Uma forma de zelar pela saúde emocional dos funcionários é oferecer bons benefícios corporativos, como os de consultoria financeira. 

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