Novos talentos: por que é importante atrair e dicas para recrutar

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Mulher sorrindo e apertando a mão de um homem em escritório

A inclusão de novos talentos para o quadro de funcionários é necessária para melhorar os resultados, atualizar processos organizacionais e estimular o desenvolvimento de soluções inovadoras.

Ainda que possa parecer simples na teoria, a contratação de funcionários de alto nível de competência requer uma série de adaptações culturais e financeiras para as quais a instituição precisa estar preparada.

Para auxiliar seu planejamento de processos seletivos, elaboramos um artigo completo sobre o assunto: aqui, explicamos a importância de novos talentos e como sua empresa pode despertar o interesse de candidatos qualificados.

Mapeamos também o passo a passo para fazer o onboarding e trazemos dicas para evitar altas taxas de rotatividade de funcionários.

Acompanhe até o final.

Qual a importância de atrair novos talentos?

Estamos falando de uma estratégia indispensável: a contratação de colaboradores é a melhor oportunidade para ampliar o potencial criativo das equipes.  

Afinal, os integrantes recém-chegados trazem consigo não somente a expertise técnica, mas também a vivência profissional externa que enriquece a competitividade da empresa no mercado.

Veja só um resumo de como os novos talentos podem contribuir para o sucesso organizacional:

  • Composição de equipes mais alinhadas ao fit cultural da empresa, principalmente no que se refere aos valores e propósitos organizacionais
  • Entregas mais produtivas e de maior qualidade, facilitando o andamento dos cronogramas de projetos
  • Ampliação do pool de conhecimentos técnicos das equipes (capital humano), promovendo o aprendizado entre os colaboradores entre si
  • Otimização de procedimentos e fluxos burocráticos, substituindo modelos desatualizados por práticas modernas e tecnológicas.
Recrutamento Moderno - Novos Talentos: Por Que É Importante Atrair E Dicas Para Recrutar

Vale ressaltar que a presença de equipes altamente treinadas e competentes fortalece a imagem da empresa perante o mercado investidor.

São muitas vantagens, não é mesmo?

A seguir, explicamos como as melhores empresas se preparam para chamar atenção dos melhores candidatos.

Como atrair novos talentos para a empresa?

As diretrizes de recursos humanos focadas nas contratações estratégicas formam o que se chama de employer branding.

O intuito dessa abordagem é justamente atrair os melhores talentos do mercado, de forma a consolidar a imagem da empresa como um excelente lugar para trabalhar.

O pilar fundamental do Employer Branding é a garantia da melhor experiência profissional para as equipes.

Para isso, analisa-se todos os possíveis aspectos, como fatores relacionais e financeiros. 

Abaixo listamos 5 dicas para atrair novos talentos e tornar sua empresa ainda mais produtiva.

1. Fortalecimento da cultura organizacional

Não tem jeito: antes de pensar em contratar os melhores funcionários do mercado, é preciso que a instituição estruture muito bem sua identidade corporativa.

O conjunto de valores, propósitos, crenças e práticas que compõem o arcabouço ético e comportamental da empresa é chamado de cultura organizacional

Saiba que manter essa base de dados bem definida é fundamental para que os processos seletivos sejam de fato eficazes na contratação de bons profissionais.

Confira como a cultura organizacional contribui para um bom employer branding:

  • Promoção de clima organizacional positivo e saudável, garantindo a fama da empresa como boa empregadora
  • Criação de ambientes de desenvolvimento reconhecidamente estimulantes, por meio da abertura a novas ideias
  • Reconhecimento dos funcionários e equipes de destaque, atraindo funcionários que investem no aprimoramento profissional.

2. Salários atrativos e bons planos de carreira

Vamos ser sinceros: dinheiro é um dos mais potentes fatores de motivação.

Por isso, vagas bem remuneradas atraem naturalmente os candidatos mais competitivos do mercado. 

Sabemos que a reestruturação das faixas salariais é uma empreitada complexa, mas avalie a possibilidade de atualizar os valores aos poucos.

3. Presença ativa nas redes sociais

Em dias de transformação digital, é quase obrigatória a atuação das empresas nas redes sociais.

As táticas de marketing nessas plataformas, seja por meio de agências terceirizadas ou equipes in-house, envolvem interação com o público-alvo, criação de conteúdo relevante e estabelecimento de conexões duradouras.

Com bilhões de usuários, redes como Instagram e Facebook são ferramentas poderosas para a divulgação e fortalecimento da imagem organizacional. 

Quanto mais conhecido o empregador for, maior será a disputa por vagas de trabalho, não é mesmo?

Para potencializar o alcance nas redes, confira nossas 6 ferramentas de automação de marketing.

Como fazer o onboarding de novos talentos?

Engana-se quem pensa que o Employer Branding termina na contratação do colaborador.

Para que o novo funcionário se sinta confortável em exercer seu melhor potencial, é preciso que ele se sinta muito bem-vindo.

No contexto da gestão de recursos humanos, empregamos o conceito de onboarding para as atividades de recepção do colaborador.

A tradução do termo pode ser compreendida como “embarque”, em uma referência à ideia de que os recém-contratados serão guiados e acolhidos, tal qual em uma viagem.

Confira algumas dicas para realizar o onboarding e evitar que os colaboradores se sintam perdidos:

  • Realize workshops para a apresentação da cultura organizacional
  • Ofereça os treinamentos de segurança necessários
  • Organize uma visita por toda a empresa, explicando como cada setor se interconecta
  • Promova um encontro dinâmico e descontraído para a apresentação aos colegas de trabalho, humanizando o processo de adaptação à nova equipe
  • Ofereça um kit de boas-vindas, com cadernos e outros mimos.

Quanto mais bem-cuidado o colaborador se sentir, maior será o engajamento com suas atividades a longo prazo.

Dicas para reter os novos talentos recrutados

Por fim, a retenção de talentos também é uma área de atuação fundamental do employer branding.

Bons empregadores possuem reduzido índice de turnover, uma vez que as vantagens da empresa estimulam a permanência dos funcionários.

Por isso, uma dica indispensável para reter os talentos é justamente oferecer um excelente programa de benefícios corporativos, com serviços atrativos e diferenciados. 

Veja algumas sugestões de benefícios flexíveis:

  • Vale-cultura com descontos para apresentações teatrais, shows e concertos musicais
  • Auxílio-creche e auxílio-material escolar
  • Convênio com academias e clínicas de psicoterapia
  • Descontos no comércio local
  • Aconselhamento financeiro.

E vale destacar: em termos de consultoria financeira, a Neon oferece o melhor portfólio de serviços para a sua empresa.

Além de auxiliar os funcionários a lidar melhor com o dinheiro e evitar dívidas, a Neon também descomplica a rotina do RH com um sistema de pagamento em folha prático e eficiente.

Quer atrair novos talentos? Então, garanta os benefícios corporativos da Neon!

O propósito da Neon é diminuir desigualdades, mostrando caminhos financeiros mais simples e justos, porque todos merecem um futuro brilhante. A educação financeira é um dos principais pilares para fazer isso acontecer, por isso estamos aqui para te acompanhar em sua jornada com as finanças.

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