Cultura organizacional: o que é, importância e como desenvolver

Sabia que a cultura organizacional é muito importante para o sucesso do negócio? Veja exemplos, valores e como aprimorar na sua empresa.
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homem sorrindo usando o computador

Sua empresa tem uma cultura organizacional forte que inspira seus colaboradores?

Se você não sabe responder a essa pergunta, é melhor começar a pensar nos valores e comportamentos que são cultivados no seu negócio.

Afinal, eles afetam o desempenho dos funcionários e podem ser decisivos para o seu crescimento.

Leia o texto a seguir até o fim para conhecer mais sobre a importância da cultura organizacional e como desenvolver a sua!

O que é cultura organizacional?

A cultura organizacional é um conceito que representa um conjunto de ações, crenças e valores de uma empresa.

Na prática, ela serve como um guia de comportamento seguido pelos profissionais. 

Por exemplo, uma organização que tem como princípio ser democrática e respeitosa deve tratar todos os colaboradores de forma igualitária, desde o momento da contratação até os relacionamentos do dia a dia.

Nesse caso, os colaboradores também devem se adequar a esses valores e manter o respeito uns com os outros, pois faz parte da cultura.

Por meio da cultura organizacional, a equipe sabe como agir em diferentes situações, inclusive na maneira de tratar os clientes.

Devido a isso, a empresa consegue se organizar melhor, garantir produtividade e atingir os objetivos de negócio

Organizações renomadas, como Google, Netflix, Apple e Coca-Cola, têm uma cultura bem definida.

Nesses ambientes, a inovação, o reconhecimento, a flexibilidade e os feedbacks frequentes são alguns dos aspectos mais importantes.

Qual a diferença entre cultura organizacional e clima organizacional?

A cultura organizacional é um conjunto de valores e comportamentos sólidos, que marcam o diferencial da empresa no mercado.

Já o clima organizacional representa o ambiente atual do negócio, ou seja, o que as pessoas pensam e sentem em relação à empresa — e também como elas agem a respeito disso.

Logo, enquanto a cultura é algo mais perene e difícil de mudar, o clima está sempre se transformando conforme a época, a gestão e os acontecimentos dentro da organização.

Qual a importância da cultura organizacional?

A cultura organizacional faz toda a diferença para o posicionamento da empresa no mercado e seu crescimento.

Isso porque organizações que conseguem construir uma cultura forte têm maior índice de retenção de talentos, produtividade, motivação e inovação.

Afinal, os valores se mantêm mais sólidos, de modo que todos que entram na empresa seguem os mesmos princípios e se sentem integrados.

Essa coerência contribui para o engajamento dos colaboradores, facilita a gestão de pessoas e melhora o desempenho dos times.

Exemplos de cultura organizacional

É impossível falar de cultura organizacional sem mencionar o Google, que ficou famoso por priorizar a humanização de seus colaboradores e, com isso, atingir um desempenho superior.

A empresa tem diversas ações voltadas ao bem-estar dos funcionários, como um cardápio de lanches saudáveis e variados, salas de jogos, espaços de relaxamento, home office, etc.

Já a Amazon, a maior empresa de comércio eletrônico do mundo, se destaca por ter uma cultura organizacional totalmente focada no sucesso do cliente.

Dessa forma, seus colaboradores são instruídos a valorizar o cliente acima de tudo e buscar soluções inovadoras para atender às necessidades dos consumidores.

Outro exemplo é a gigante de cosméticos brasileira Natura, que desenvolve diversos programas voltados ao bem-estar dos colaboradores e fornecedores.

Alguns benefícios diferenciados oferecidos pela companhia são o décimo quarto salário, auxílio-creche integral, centro médico dentro da empresa e convênio com serviços de bem-estar como terapias e massagens.

Como criar uma cultura organizacional positiva?

Veja alguns passos essenciais para criar e manter sua cultura organizacional.

Comece pela missão, visão e valores

A construção de uma cultura organizacional começa pela definição da missão, visão e valores da empresa.

Na prática, isso significa especificar onde a organização está, aonde deseja chegar e por quais meios irá atingir seus objetivos.

Por exemplo, sua empresa pode ter a missão de conquistar um segmento do mercado, a visão de se tornar líder do setor e valores como solidariedade, respeito e responsabilidade.

Crie um código de conduta e ética

Outro ponto essencial para uma cultura forte e uma boa governança corporativa é a criação de um código de conduta e ética corporativas.

Esse documento deve conter todas as informações sobre a conduta moral esperada dos colaboradores, de modo que todos saibam como agir nas mais diversas situações do ambiente de trabalho.

Por exemplo, seu código de conduta deve reforçar os princípios da empresa, apresentar canais de denúncia e instruir as pessoas sobre como solucionar conflitos de interesse.

Comunique sua cultura

Para que a cultura organizacional se desenvolva, ela precisa ser comunicada com frequência em todos os canais da empresa.

Você deve ter os princípios por escrito para consulta e também incluir aspectos culturais em murais, portais internos, salas de reunião, papéis de parede de computadores, e-mails, etc.

Promova eventos

Os eventos são ótimas oportunidades de apresentar e reforçar a cultura organizacional da empresa.

Você pode reservar espaço em feiras, congressos e workshops para falar sobre os valores do negócio e envolver os colaboradores com os princípios da organização.

Capacite a liderança

A liderança deve dar o exemplo e garantir a manutenção da cultura organizacional na empresa.

Logo, seus líderes e gestores devem ser capacitados para representar os valores do negócio.

Ofereça treinamentos

Por fim, é essencial ministrar treinamentos específicos sobre a cultura organizacional para os novos colaboradores.

Assim, você garante que todas as pessoas que entram na empresa estão cientes sobre os princípios do negócio.

Bem-estar financeiro na cultura organizacional da sua empresa

O bem-estar financeiro dos colaboradores também é um ponto a ser trabalhado na cultura organizacional.

Para isso, a empresa deve oferecer educação financeira e recursos que ajudem a desenvolver uma relação mais saudável com o dinheiro.

Afinal, os problemas financeiros estão entre as principais preocupações que afetam o desempenho dos funcionários, prejudicam sua produtividade e dificultam o desenvolvimento de suas competências.

A Neon Benefício tem algumas soluções sob medida para sua empresa promover uma cultura de bem-estar financeiro.

Entendeu tudo sobre a cultura organizacional e seu impacto na empresa?

Agora é só construir os valores que vão garantir um futuro próspero para o seu negócio!

O propósito da Neon é diminuir desigualdades, mostrando caminhos financeiros mais simples e justos, porque todos merecem um futuro brilhante. A educação financeira é um dos principais pilares para fazer isso acontecer, por isso estamos aqui para te acompanhar em sua jornada com as finanças.

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