Aplicar a psicologia organizacional no seu negócio pode ser a solução para aumentar a produtividade e promover o bem-estar dos colaboradores.

Com essa base científica, fica mais fácil entender o perfil comportamental dos seus funcionários e criar políticas eficientes de desenvolvimento humano.

No texto a seguir, vamos entender como a psicologia ajuda empresas a crescerem com a humanização de suas equipes.

Leia até o final!

O que é psicologia organizacional?

A psicologia organizacional é uma disciplina que estuda o comportamento humano dentro das empresas com o objetivo de melhorar o bem-estar dos colaboradores e, consequentemente, seu desempenho.

Ela surgiu no século 19, ainda com o nome de psicologia industrial, uma vez que o contexto da época era a Revolução Industrial.

Naquele tempo, o interesse focado apenas na produção e lucro desumanizou os trabalhadores.

Por conta disso, surgiu a corrente de pensamento que tem como objetivo entender esses colaboradores e melhorar sua qualidade de vida.

Desde então, a psicologia organizacional é aplicada nas empresas para entender as necessidades dos funcionários, melhorar o clima organizacional, promover ações de valorização, criar programas de benefícios, entre outras finalidades.

Qual a importância da psicologia organizacional?

A psicologia organizacional é fundamental para compreender mais a fundo o comportamento dos colaboradores no contexto das empresas e aliar o desenvolvimento humano com a evolução do negócio.

Afinal, as companhias são formadas por pessoas e dependem diretamente desse capital humano para prosperar no mercado.

Dessa forma, a psicologia organizacional se torna um importante instrumento para melhorar a qualidade de vida dos colaboradores e alcançar seu máximo potencial.

Por isso, ela é usada na área de Recursos Humanos para planejar e promover ações alinhadas às melhores práticas de bem-estar e engajamento.

Qual o papel do psicólogo organizacional?

O psicólogo organizacional desempenha diversas funções de apoio no RH de uma empresa.

Veja alguns exemplos:

  • Levantamento de necessidades de treinamento e desenvolvimento nas equipes, a partir da escuta ativa e análise de competências
  • Mapeamento de perfis adequados para o recrutamento e seleção, levando em consideração a compatibilidade entre os candidatos e os valores da empresa
  • Estudo, análise e acompanhamento do clima organizacional do negócio, sempre com o objetivo de aumentar o índice de satisfação dos colaboradores
  • Apoio na construção de políticas de benefícios e outras iniciativas que promovem a qualidade de vida dos funcionários.

Quais os benefícios da psicologia organizacional?

Confira alguns dos principais benefícios que a psicologia organizacional proporciona às organizações:

1. Aumento de produtividade

A primeira consequência direta da psicologia organizacional e da humanização dos seus colaboradores é o aumento da produtividade.

Naturalmente, pessoas mais satisfeitas trabalham melhor, produzem mais em menos tempo, desenvolvem suas potencialidades e agregam mais valor para a empresa.

2. Otimização do recrutamento e seleção

Uma vez que você “organiza a casa”, entende o perfil comportamental dos colaboradores e o que é necessário para manter a harmonia no ambiente de trabalho, é muito mais fácil entender qual o perfil ideal para preencher as vagas em aberto.

Dessa forma, a psicologia organizacional se torna uma base importante para otimizar o processo de recrutamento e seleção.

Assim, os funcionários são contratados mais rapidamente e sua compatibilidade com a posição é mais certeira.

3. Retenção de talentos

Você sabia que uma empresa que não se importa com a qualidade de vida do colaborador pode estar desperdiçando talentos?

Afinal, ninguém quer trabalhar em um lugar estressante, não é mesmo?

Por isso, a psicologia organizacional contribui para a retenção de talentos importantes para o crescimento do negócio.

4. Reduz a taxa de turnover

Turnover é a taxa de rotatividade do quadro de funcionários.

Empresas que têm altas taxas têm dificuldades para manter a performance, aumentam seus custos e podem não ser bem vistas no mercado de trabalho, pois isso mostra que muitas pessoas optam por deixar seus postos.

Felizmente, a psicologia organizacional também ajuda a reduzir o turnover, mantendo os colaboradores por mais tempo no negócio.

5. Organização financeira

Por fim, esse ramo da psicologia contribui diretamente para a gestão financeira, tanto da empresa quanto dos próprios colaboradores.

Para o negócio, há uma redução de custos com a queda do turnover, otimização das contratações e aumento da produtividade.

Já para os funcionários, a psicologia organizacional é uma grande aliada do bem-estar financeiro, pois considera também a saúde do bolso e inclui ações para educar financeiramente os colaboradores.

Como implementar a psicologia organizacional na sua empresa?

Para implementar a psicologia organizacional na sua empresa, siga as dicas abaixo:

  • Contrate um psicólogo organizacional ou ofereça essa formação para um profissional do seu time
  • Utilize os conceitos da psicologia no planejamento do RH, partindo da análise do comportamento e das necessidades dos colaboradores
  • Crie um programa de benefícios voltado à qualidade de vida e bem-estar dos seus funcionários
  • Monitore o clima organizacional por meio de uma pesquisa de clima recorrente e busque feedback dos colaboradores para melhorar continuamente.

A Neon Benefício também pode ajudar sua empresa com soluções que promovem o bem-estar financeiro e ajudam seus colaboradores a desenvolver uma relação mais saudável com o dinheiro.

Você pode oferecer, por exemplo, o Salário sob Demanda, um adiantamento salarial sem impacto no caixa da empresa.

Se o foco é trabalhar a educação financeira, temos um serviço de consultoria sob medida para ensinar seus colaboradores por meio de workshops e atendimentos individuais.

Por fim, se é de crédito que seus colaboradores precisam, a melhor opção é oferecer o Empréstimo Consignado Neon.

Entendeu como a psicologia organizacional pode ajudar seu negócio?

Aproveite e conheça também o papel do business partner em uma empresa.

O propósito da Neon é diminuir desigualdades, mostrando caminhos financeiros mais simples e justos, porque todos merecem um futuro brilhante.

A educação financeira é um dos principais pilares para fazer isso acontecer, por isso estamos aqui para te acompanhar em sua jornada com as finanças.

Conheça a Neon e todos os produtos que esperam por você aqui.