Business partner e bem-estar dos colaboradores: qual a relação?

Você sabe o que é um business partner? Entenda como trabalha e qual o perfil do profissional que conecta o RH a outros setores da empresa.
4 minutos de leitura
4 minutos de leitura
Homem e mulher batendo as mãos no ar e terceira mulher ao fundo

Também conhecido como consultor interno, o business partner tem ganhado cada vez mais destaque, sobretudo nas grandes corporações.

Esse profissional é responsável por ajudar a área de Recursos Humanos a ter uma visão mais ampla do negócio e do que pode ser melhorado. 

No que se refere aos colaboradores, o parceiro e o departamento pessoal podem atuar para melhorar a rotina deles, o que inclui oferecer bem-estar financeiro.

Leia este artigo até o final para entender melhor o papel do BP e saiba como melhorar a saúde financeira de seus colaboradores.

O que é business partner?

Business partner (BP) é um profissional que conecta a área de Recursos Humanos com outros setores da empresa, como forma de otimizar a gestão de pessoas.

Ele atua como uma ponte entre os gestores e a equipe de RH em empresas maiores e mais complexas, onde existem muitas camadas hierárquicas e, frequentemente, os colaboradores não ficam tão próximos do RH.

Em uma grande corporação com milhares de funcionários, por exemplo, o departamento de Recursos Humanos tem muitas atribuições.

Só para dar conta da folha de pagamento e do envio dos holerites, já são gastas muitas horas de trabalho.

Ao mesmo tempo, vários líderes podem precisar do apoio do RH no cotidiano — e é aí que entra o BP. Por essa razão, o business partner é considerado um consultor interno.

É comum que esse profissional tenha um perfil generalista, com uma visão ampla sobre gestão de pessoas, gestão de negócios e planejamento estratégico.

O que faz um business partner?

Entre as responsabilidades de um business partner, estão:

  • Atender a demandas de gestão de pessoas e RH de líderes e colaboradores;
  • Capacitar líderes e colaboradores com relação a atitudes esperadas, de acordo com a cultura da empresa;
  • Prever riscos a partir de possíveis ações das organizações;
  • Analisar as necessidades de capacitação e propor treinamentos;
  • Planejar medidas que podem ser tomadas a fim de gerar resultados ao negócio, sem comprometer o bem-estar dos colaboradores;
  • Colocar em prática o planejamento estratégico desenvolvido pela gestão;
  • Fornecer informações estratégicas do RH às lideranças, como pesquisa de clima, perfil dos colaboradores, planos de carreira, etc.

Qual o perfil do business partner?

O business partner de RH é um profissional generalista com abordagem consultiva, ou seja, alguém que já passou por diversas áreas da gestão de negócios e é capaz de atuar como consultor interno para conectar diferentes setores e pessoas.

Geralmente, são pessoas que já passaram por áreas como marketing, RH, financeiro, vendas e comunicação.

É possível que o business partner tenha uma formação em Administração de Empresas e cursos correlatos, além de especializações em BP.

Em relação às competências, o BP deve reunir as seguintes características:

  • Visão analítica e estratégica do negócio;
  • Empatia e excelente relacionamento interpessoal;
  • Capacidade de liderança e engajamento;
  • Amplo conhecimento em estratégias de gestão de pessoas e RH.

Business partner e o bem-estar dos colaboradores

O business partner tem um papel fundamental para a promoção e manutenção do bem-estar dos colaboradores.

Atualmente, não é mais possível pensar em estratégias para uma empresa sem considerar o capital humano — até porque os profissionais são os grandes responsáveis por fazerem um negócio decolar ou não.

Quando os colaboradores estão alinhados e confortáveis no dia a dia, as chances de desempenharem bem o trabalho são grandes.

Então, não basta contratar os profissionais mais qualificados — é preciso criar um ambiente propício ao desenvolvimento humano.

Para isso, é necessário considerar aspectos como qualidade de vida, saúde mental e bem-estar financeiro.

Segundo o levantamento The 2nd Annual Salary Finance Report (em inglês), por exemplo, profissionais com problemas financeiros têm 10 vezes mais probabilidade de não completar suas tarefas.

Sem contar que há um risco duas vezes maior de eles buscarem novas oportunidades. Afinal, eles podem tentar resolver as pendências com um salário maior em outra empresa. 

Essa realidade, que afeta 42% dos profissionais, deve ser analisada pelo departamento pessoal e o business partner.

Ignorar que muitas pessoas podem ter problemas financeiros é deixar de resolver uma questão que afeta os negócios diretamente.

Como o business partner pode ajudar no bem-estar financeiro?

O bem-estar financeiro representa um estado em que o profissional tem controle sobre seu orçamento, consegue juntar dinheiro e realizar seus objetivos.

Nessa situação, ele sente contentamento e despreocupação — sentimentos contrários aos que são vividos por quem está com dívidas pendentes

Por se tratar de algo que afeta as empresas, tanto a área de DP quanto de BP podem pensar em estratégias para ajudar os profissionais a atingir esse bem-estar.

Da mesma forma que há convênios com academias e escolas, as organizações podem disponibilizar benefícios que sirvam para organizar as finanças.

Uma ideia é criar um programa de benefícios financeiros a partir de um diagnóstico dos principais problemas enfrentados pelos funcionários.

Esse programa pode oferecer:

Além disso, quando o assunto é dinheiro, é necessário ter uma visão mais ampla — por exemplo, profissionais de um mesmo setor e que ganham o mesmo salário podem ter estilos de vida muito diferentes.

Será que conceder desconto na creche para quem tem filho pequeno ajudaria os colaboradores?

O que mais a empresa pode oferecer para proporcionar o bem-estar financeiro?

Lembrando que não se trata de aumentar os gastos com as equipes, mas pensar em estratégias que trarão resultados — uma das funções centrais de um bom business partner de RH.

Entendeu qual é a função do business partner de RH? Aproveite e veja também 6 hábitos ruins para as finanças e como evitá-los.

O propósito da Neon é criar caminhos por uma vida financeira melhor para todos os brasileiros. A educação financeira é um dos principais pilares para fazer isso acontecer, por isso estamos aqui para te acompanhar em sua jornada com as finanças.

Este artigo foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo

Média da classificação 1.5 / 5. Número de votos: 59

Seja o primeiro a avaliar este post.

Tags:
Picture of Time Neon
Time Neon
Um time de pessoas dedicadas a diminuir desigualdades, mostrando caminhos financeiros mais simples e justos, porque todos merecem um futuro brilhante.
NEON LOGO