Como os problemas financeiros da equipe impactam a empresa?

Sabia que os problemas financeiros das pessoas na sua equipe afetam o negócio? Veja exemplos, como lidar e o que o RH pode fazer a respeito.
3 minutos de leitura
3 minutos de leitura
Mulher séria sentada em frente ao computador

Os problemas financeiros estão entre os principais vilões que afetam a produtividade e a motivação dos profissionais nas empresas.

Não é difícil entender o motivo: pessoas que estão endividadas perdem rendimento no trabalho, ficam mais estressadas e podem até desenvolver transtornos psicológicos que levam ao afastamento.

Por isso, o RH precisa ficar atento ao bem-estar financeiro e buscar soluções para ajudar os colaboradores a cuidar melhor das finanças.

Veja a seguir como os problemas financeiros impactam a empresa e o que você pode fazer a respeito.

Por que os problemas financeiros da equipe interferem na empresa?

Os problemas financeiros podem não ser tão claros nas empresas, mas afetam criticamente o desempenho dos colaboradores.

Quando os trabalhadores não conseguem arcar com suas despesas, mesmo estando empregados, isso reflete em sua saúde e bem-estar.

O indivíduo pode, por exemplo, desenvolver insônia, dores de cabeça, nervosismo e, em casos graves, depressão.

Consequentemente, como não é possível separar por completo a vida pessoal da profissional, o dia a dia no trabalho também é afetado.

Afinal, quem não dorme bem durante a noite devido a dívidas tem um rendimento menor do que aqueles que descansam de verdade.

Da mesma forma, a falta de descanso e o alto nível de preocupação podem fazer com que a pessoa fique mais impaciente, prejudicando as relações na empresa. 

Então, mesmo que os problemas financeiros dos indivíduos na sua equipe não estejam ligados aos do seu negócio, eles afetam, sim, o cotidiano corporativo.

Sem contar que os colaboradores que estão endividados têm até duas vezes mais chances de buscar um novo emprego.

E não são poucas pessoas que enfrentam uma situação de endividamento no país: de acordo com o Mapa da Inadimplência do Serasa, existem 71,45 milhões de brasileiros em situação de inadimplência, ou seja, com dívidas atrasadas.

Diante dessa realidade, é importante ficar alerta para garantir o bem-estar financeiro da equipe.

Exemplos de problemas financeiros que impactam profissionais

São vários os problemas financeiros que impactam a produtividade e o bem-estar dos profissionais.

Um dos principais é a negativação, o famoso “nome sujo”, que é consequência de dívidas atrasadas.

Com o nome do Serasa ou SPC, o colaborador não consegue ter acesso a cartões de crédito, empréstimos e serviços bancários essenciais para se organizar financeiramente e atingir objetivos.

Além disso, as cobranças constantes das empresas geram muito estresse e afetam a saúde mental.

Outro problema financeiro comum é a sensação de que se vive “apenas para pagar as contas”, ou seja, nunca sobra dinheiro para investir, comprar bens, ter lazer, etc.

Esse é um caso típico de falta de organização do orçamento que faz o colaborador viver em busca do zero a zero e sem acesso a diversos serviços, por mais que esteja conseguindo honrar seus compromissos.

Por fim, pode faltar dinheiro até mesmo para os cuidados da saúde física e mental, comprometendo a disposição do trabalhador.

Como resolver problemas financeiros?

O ponto-chave para resolver problemas financeiros de colaboradores é investir na educação financeira

Isso porque a organização das finanças não depende do valor do salário, e sim da capacidade de controlar receitas e despesas para manter um padrão de vida compatível com a remuneração recebida.

Dessa forma, se o profissional não consegue se organizar, dificilmente um aumento de salário resolverá seus problemas financeiros.

O melhor caminho é instruir sobre o uso consciente do crédito, a importância de registrar e acompanhar gastos, as estratégias para guardar dinheiro e investir, etc.

Como lidar com problemas financeiros dos colaboradores?

Para lidar com os problemas financeiros dos colaboradores, o RH pode tomar as seguintes medidas:

Identificar os colaboradores com problemas

O primeiro passo deve ser identificar os colaboradores que possuem problemas com as finanças.

Muitas vezes as pessoas não falam sobre isso, principalmente por vergonha.

Você pode, por exemplo, utilizar alguma tecnologia para mapear os profissionais que têm dívidas ou promover uma pesquisa entre os funcionários.

Oferecer adiantamentos salariais

A empresa pode oferecer adiantamentos de salários para facilitar o controle dos antigos “vales”.

Assim, os colaboradores conseguem distribuir melhor seus gastos ao longo do mês.

Promover a educação financeira

Existem vários caminhos para promover a educação financeira na empresa.

Você pode, por exemplo, promover workshops, palestras e reuniões individuais sobre o tema.

Outra estratégia é disponibilizar um portal ou um aplicativo com informações sobre gestão financeira e recursos que ajudam a planejar melhor o orçamento.

Oferecer consultoria e assistência financeira

Uma medida que tem ótimos resultados é oferecer o serviço de consultoria e assistência financeira para os colaboradores.

Dessa forma, cada colaborador pode ter um diagnóstico individual e receber orientações para solucionar seus problemas com as finanças, sem precisar “abrir a vida” diretamente para a chefia.

Oferecer empréstimo consignado

O empréstimo consignado é a linha de crédito com a menor taxa de juros do mercado, uma vez que as parcelas são descontadas diretamente da folha de pagamento e vêm discriminadas no holerite.

Dessa forma, você pode ajudar os colaboradores a resolverem seus problemas financeiros oferecendo essa opção de crédito.

Entendeu como resolver os problemas financeiros da sua equipe? Continue acompanhando os conteúdos do blog Neon para se aprofundar em temas relacionados a finanças.

O propósito da Neon é diminuir desigualdades, mostrando caminhos financeiros mais simples e justos, porque todos merecem um futuro brilhante. A educação financeira é um dos principais pilares para fazer isso acontecer, por isso estamos aqui para te acompanhar em sua jornada com as finanças.

Este artigo foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 8

Seja o primeiro a avaliar este post.

Tags:
Time Neon
Time Neon
Um time de pessoas dedicadas a diminuir desigualdades, mostrando caminhos financeiros mais simples e justos, porque todos merecem um futuro brilhante.
NEON LOGO
Minutos
Segundos