Empresa dos sonhos: como criar um ótimo lugar para trabalhar?

Conhece as características de uma empresa dos sonhos? Confira 5 dicas para tornar seu negócio um lugar que atrai os melhores profissionais.
4 minutos de leitura
4 minutos de leitura
Três pessoas sentadas em volta de mesas em escritório

Vamos admitir: todo mundo idealiza trabalhar em uma empresa dos sonhos.

Famosos pelo nível de qualidade de vida dos funcionários, esses empreendimentos são referência no mercado de trabalho das mais diversas áreas de atuação.

Ser um ótimo lugar para trabalhar traz impactos positivos diretos para a própria empresa: além da melhor produtividade dos colaboradores, a imagem da organização perante os investidores e clientes fica fortalecida.

Continue lendo este manual completo sobre o assunto: as características das empresas dos sonhos, como melhorar o ambiente de trabalho e as vantagens para sua empresa.

Vamos lá?

O que é uma empresa dos sonhos?

A empresa dos sonhos é aquela que oferece as melhores condições de desenvolvimento pessoal e profissional para seus funcionários.

Horários adequados, chefe compreensivo, variedade de benefícios… um bom local para trabalhar envolve atender às diversas necessidades dos colaboradores. 

Nesse contexto de valorização da qualidade de vida, as empresas precisam se adaptar aos novos tempos e oferecer vantagens e benefícios que promovam justamente a boa qualidade de vida dos colaboradores. 

Quais as características de uma empresa dos sonhos?

As características específicas de uma empresa dos sonhos dependem de uma série de fatores, principalmente no que se refere às necessidades dos funcionários.

As expectativas dos colaboradores atualizam-se constantemente, sempre de maneira alinhada às transformações socioculturais recentes.

Por exemplo, a pesquisa Carreira dos Sonhos, realizada entre janeiro e abril de 2023, indica a nítida mudança do que os brasileiros consideram como prioridade.

A edição de 2016 mostrava que 66% dos entrevistados consideravam como meta ter “sucesso na carreira profissional”.

Passados apenas sete anos, a prioridade sofreu drástica reviravolta: cerca de 56% dos entrevistados prefere ter “boa qualidade de vida”, sendo que só 10% continuaram com a opinião de que ter sucesso na carreira é mais importante a todo custo.

Vantagens de ser uma empresa dos sonhos

Veja como o cuidado com os funcionários pode impactar positivamente sua empresa:

  • Retenção de talentos e facilidade em recrutar os melhores funcionários, diante do fortalecimento da reputação da empresa no mercado de trabalho; 
  • Melhor engajamento e produtividade dos colaboradores;
  • Melhor qualidade do trabalho e melhores índices de desempenho;
  • Aumento do potencial de inovação e criatividade, que reflete diretamente no desenvolvimento de melhores soluções e produtos;
  • Impacto positivo frente aos investidores;
  • Redução dos conflitos internos como resultado da colaboração mais eficaz entre os colaboradores;
  • Maior resistência a crises, uma vez que os funcionários se mantêm firmes no apoio à empresa.

Por fim, os próprios clientes tendem a se conectar mais facilmente com as empresas, já que a fama de bons empregadores gera uma imagem extremamente positiva no mercado.

Como transformar seu negócio em uma empresa dos sonhos?

Contra fatos, não há argumentos: pesquisas recentes indicam que 90% dos empreendimentos que investem no bem-estar dos funcionários recebem um retorno positivo considerável.

A seguir, listamos 5 maneiras para oferecer a melhor experiência para seus colaboradores.

1. Ofereça remuneração adequada

Sem dúvidas, o valor do holerite é o primeiro ponto a ser considerado, especialmente por quem está em busca de uma colocação ou troca de emprego.

Promover o bem-estar financeiro impacta positivamente na produtividade, já que os colaboradores não se sentem desmotivados por questões de dívidas e demais problemas financeiros.

Você sabia que os problemas financeiros da equipe impactam a empresa?

2. Garanta oportunidades de desenvolvimento

Não ter um bom plano de carreira pode ser altamente desmotivador.

Afinal, fica difícil se dedicar ao trabalho se não existirem perspectivas de melhores cargos ou salários.

Nesse contexto, além da valorização e reconhecimento pelo trabalho bem feito, as empresas precisam oferecer oportunidades para o desenvolvimento profissional de seus colaboradores.

As vantagens são enormes para a própria empresa: 

  • Capacitação técnica crescente das equipes;
  • Aumento da motivação dos colaboradores diante da possibilidade de melhores cargos;
  • Retenção de profissionais talentosos.

Ou seja, essa troca torna a sua empresa um ótimo lugar para trabalhar, pois dá mais voz ao profissional e mostra o quanto ele influencia e é importante para o crescimento da organização.

3. Cuide do ambiente de trabalho

Uma pesquisa realizada pela Deloitte, organização voltada para serviços de auditoria, consultoria e atividades relacionadas, mostrou que 67% dos entrevistados gostariam de atuar em um local com condições que propiciem o bem-estar.

É claro que, no atual cenário, em que o trabalho remoto ganhou muita força depois da pandemia, pode ser preciso adaptar um pouco essa necessidade.

Assim, com o propósito de tornar a sua empresa um ótimo lugar para trabalhar, considere um bom ambiente de trabalho, tanto remoto quanto presencial, aquele que:

  • Respeita os horários dos profissionais;
  • Incentiva a ajuda mútua;
  • Tem líderes e gestores disponíveis para prestar suporte;
  • Oferece boas ferramentas de trabalho.

Qualidade de vida no trabalho: como medir e aprimorar?

4. Preze por uma boa comunicação

Conversas sinceras, respeitosas e sem ruídos garantem a execução certa das atividades, evitam retrabalho e gastos desnecessários, e influenciam na entrega aos clientes.

Uma dica: promova encontros frequentes para ouvir o feedback dos colaboradores.

Um ótimo lugar para trabalhar precisa ter essa característica e garantir diálogos que sejam bons e proveitosos para todos os envolvidos.

5. Tenha programas de benefícios corporativos

Uma pesquisa do Glassdoor, site de vagas e recrutamento, mostra que 57% dos entrevistados consideram que os benefícios e as vantagens oferecidas pela empresa são uma das principais considerações na hora de aceitar ou não uma oferta de trabalho.

Ou seja, para sua empresa ser um ótimo lugar para trabalhar, é preciso pensar quais benefícios corporativos podem ser oferecidos.

Veja alguns exemplos:

  • Vale-refeição e vale-alimentação generosos;
  • Convênio com academias;
  • Parceria com plataformas de atendimento psicológico;
  • Vale-cultura;
  • Auxílio-creche;
  • Cartão-farmácia que desconta direto na folha de pagamento;
  • Plano de saúde e plano odontológico.

Além disso, as empresas podem atuar diretamente no bem-estar financeiro de seus colaboradores e oferecer programas completos de bem-estar financeiro  para elaboração de planejamentos financeiros e mapeamento de gastos.

A Neon oferece inúmeros benefícios de suporte financeiro para seu time e mais praticidade na rotina do RH, como consultoria financeira, empréstimo e cartão de crédito consignado, salário sob demanda e folha de pagamento.

Veja todas as soluções que temos para a sua empresa.

Agora que você sabe tudo sobre como organizar uma empresa dos sonhos, que tal aprender sobre as grandes tendências do mundo corporativo?

Para isso, é só continuar de olho nos conteúdos imperdíveis do blog Neon.

O propósito da Neon é diminuir desigualdades, mostrando caminhos financeiros mais simples e justos, porque todos merecem um futuro brilhante. A educação financeira é um dos principais pilares para fazer isso acontecer, por isso estamos aqui para te acompanhar em sua jornada com as finanças.

Este artigo foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 9

Seja o primeiro a avaliar este post.

Tags:
Time Neon
Time Neon
Um time de pessoas dedicadas a diminuir desigualdades, mostrando caminhos financeiros mais simples e justos, porque todos merecem um futuro brilhante.
NEON LOGO
Minutos
Segundos