Bem-estar financeiro de colaboradores: qual o papel do RH?

Sabia que o bem-estar financeiro dos colaboradores é decisivo para a produtividade? Entenda a importância desse conceito e o papel do RH.
4 minutos de leitura
4 minutos de leitura
Grupo de pessoas abraçadas e se divertindo ao ar livre

O bem-estar financeiro dos colaboradores é uma das preocupações do RH moderno, pois faz toda a diferença na produtividade e motivação.

Afinal, quem está endividado e vê os juros crescendo dificilmente consegue alcançar seu potencial no trabalho e executar as tarefas com excelência.

Muitas vezes, a conta bancária no vermelho é motivo para noites mal dormidas, falta de atenção, indisposição e até sintomas de depressão e ansiedade.

Para evitar esses problemas no seu time, continue lendo e entenda a importância do bem-estar financeiro nas empresas.

O que é bem-estar financeiro?

Bem-estar financeiro é um estado positivo alcançado quando todas as contas são pagas em dia e as finanças vão bem.

Afinal, quando os boletos começam a atrasar e as dívidas se acumulam, as pessoas ficam com a qualidade de vida comprometida, o que inclui até problemas de saúde e baixa produtividade na empresa.

Entender esse conceito na prática é bastante simples. Para garantir a saúde física, o ideal é manter uma dieta equilibrada e fazer exercícios, certo?

Seguindo a mesma lógica, o bem-estar financeiro pode ser obtido por meio de diversas estratégias e ações que fazem bem ao bolso.

Dessa forma, as pessoas conseguem evitar endividamento, ter dinheiro para momentos de imprevistos e se planejar para realizar sonhos.

Vale notar que manter uma vida financeira saudável não é sinônimo de ganhar um alto salário.

Uma pessoa pode ganhar R$ 12 mil e estar cheia de dívidas, enquanto alguém que recebe R$ 2 mil pode não ter contas pendentes.

Qual é a diferença entre bem-estar e independência financeira?

A diferença é que a independência financeira é um conceito mais complexo e difícil de ser alcançado, pois significa viver de rendimentos e não ter mais que exercer atividades remuneradas.

Já o bem-estar financeiro é algo mais simples e democrático, pois qualquer pessoa pode alcançar esse estado cuidando bem do próprio bolso, independentemente do valor da renda ou da classe socioeconômica.

Muitas pessoas têm como objetivo a independência financeira, mas o bem-estar vem muito antes.

É o que é realmente necessário para manter as contas equilibradas, investir e formar patrimônio para o futuro.

Qual a importância do bem-estar financeiro?

O bem-estar financeiro é uma das bases essenciais para a saúde integral de uma pessoa, ao lado do bem-estar físico, emocional, social, etc.

Ao contrário do que se pode imaginar, esse quesito não afeta apenas o indivíduo, mas também as pessoas à sua volta e o local em que trabalha.

Alguém que tem problemas econômicos pode encontrar mais dificuldades para se motivar e dar o melhor de si nas tarefas, por exemplo. 

Essa situação acontece quando o colaborador sente que não está conseguindo resolver o problema, mesmo recebendo o salário todos os meses.

A renda pode ir quase toda para o pagamento de dívidas, prejudicando o bem-estar financeiro e emocional.

A consequência para a empresa é a perda de produtividade.

De acordo com a pesquisa The Employer’s Guide to Financial Wellness, os profissionais endividados têm 5,8 vezes mais chances de não conseguir terminar as tarefas diárias.

Além disso, de 11% a 14% do total de salário pago aos empregados são desperdiçados na falta de produtividade gerada por problemas financeiros.

No total, são perdidas 3,4 horas por semana com essas preocupações e um total de 23 a 31 dias de produtividade por ano.

Por isso, o RH tem que olhar com cuidado para a questão do bem-estar financeiro e propor ações que auxiliem os colaboradores em sua gestão de finanças pessoais.

Como ser mais produtivo: guia com dicas + ferramentas.

Como saber se você já atingiu o bem-estar financeiro?

Existem sinais claros de que você já atingiu o bem-estar financeiro, como:

  • Manter todas as contas pagas em dia sem dificuldades;
  • Ter controle total sobre seus ganhos e gastos, podendo elaborar um orçamento mensal com tranquilidade;
  • Dispor de uma reserva de emergência para cobrir qualquer imprevisto;
  • Conseguir guardar dinheiro e investir todo mês;
  • Ter objetivos financeiros claros, como comprar um imóvel, trocar de carro ou atingir um determinado patrimônio;
  • Ter a possibilidade de usufruir do seu dinheiro para o lazer.

Conceito de finanças pessoais: o que é fundamental saber?

Como melhorar o bem-estar financeiro dos colaboradores?

As empresas podem tomar várias medidas para melhorar o bem-estar financeiro de seus colaboradores.

Veja alguns exemplos:

Promover eventos de conscientização

Ainda que falar sobre dinheiro seja visto com certo tabu, é necessário quebrar o silêncio para buscar soluções — o RH pode ajudar a criar eventos educativos, como workshops, palestras, etc. 

Esses encontros poderão fazer com que as pessoas se identifiquem com os casos mostrados e entendam o que pode ser feito para melhorar.

Uma pessoa que está com dificuldades para pagar uma dívida, por exemplo, pode não saber sobre as possibilidades de renegociação.

Além disso, é possível orientar os colaboradores sobre tarefas básicas como entender o holerite e calcular o salário líquido.

Leia também: Folha de pagamento: o que é, descontos e como calcular

Oferecer um plano de carreira

Outra estratégia que pode ser adotada é o desenvolvimento de planos de carreira.

É essencial que os profissionais saibam em que estágio estão e aonde podem chegar dentro da empresa.

Dessa maneira, eles poderão se planejar para bater as metas e melhorar as habilidades necessárias para subir de cargo e, consequentemente, aumentar a renda.

Lembrando que o salário mais alto só irá garantir o bem-estar financeiro se a pessoa conseguir utilizá-lo de forma consciente.

Ter um programa de bem-estar financeiro

Existem programas de benefícios empresariais que podem ser oferecidos aos colaboradores para melhorar a saúde financeira.

Essas iniciativas incluem especialistas que orientam e aconselham sobre finanças, convênios com instituições financeiras e benefícios como previdência privada. 

Pode ser oferecido o serviço de um assistente financeiro pessoal que ajuda cada colaborador a sair das dívidas, gastar melhor o salário, guardar dinheiro e realizar sonhos.

Entendeu o que é bem-estar financeiro e por que ele é essencial nas empresas? Veja também o que são rotinas administrativas e como acelerar o seu negócio.

O propósito da Neon é diminuir desigualdades, mostrando caminhos financeiros mais simples e justos, porque todos merecem um futuro brilhante. A educação financeira é um dos principais pilares para fazer isso acontecer, por isso estamos aqui para te acompanhar em sua jornada com as finanças.

Conheça a Neon e todos os produtos que esperam por você aqui.

O propósito da Neon é diminuir desigualdades, mostrando caminhos financeiros mais simples e justos, porque todos merecem um futuro brilhante. A educação financeira é um dos principais pilares para fazer isso acontecer, por isso estamos aqui para te acompanhar em sua jornada com as finanças.

Este artigo foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 8

Seja o primeiro a avaliar este post.

Tags:
Time Neon
Time Neon
Um time de pessoas dedicadas a diminuir desigualdades, mostrando caminhos financeiros mais simples e justos, porque todos merecem um futuro brilhante.
NEON LOGO
Minutos
Segundos