Retenção de talentos: o que é, importância e como aumentar

Já ouviu falar da importância da retenção de talentos? Veja como isso é benéfico para o seu negócio e como manter os melhores colaboradores.
3 minutos de leitura
3 minutos de leitura
Mãos em volta de bonecos de madeira em cima de mesa

Sabe o que é retenção de talentos e por que você precisa investir nessa estratégia para o sucesso do seu negócio?

Basicamente, significa manter os funcionários de alto desempenho na sua empresa e evitar o aumento do turnover (rotatividade de colaboradores).

Dessa forma, você garante os profissionais importantes para o seu time e reduz custos com desligamentos, contratações e treinamentos.

Veja a seguir como reter talentos com benefícios e ações simples.

Banner Com Cta Para Conhecer Mais Sobre Os Benefícios Empresariais Neon

O que é retenção de talentos?

Retenção de talentos é uma estratégia utilizada para manter os colaboradores na empresa, especialmente aqueles com melhor desempenho, e evitar um alto turnover.

A área responsável pelas iniciativas de retenção é a de Recursos Humanos (RH), que também cuida do recrutamento e seleção, programas de benefícios, treinamentos, etc.

Entre as estratégias usadas para reter talentos estão a oferta de planos de carreira, benefícios, remuneração justa e outros diferenciais valorizados pelos profissionais.

Dessa forma, a empresa consegue manter em seu quadro de funcionários as pessoas importantes para atingir as metas do negócio e criar diferencial competitivo em seu mercado de atuação.

Qual a importância da retenção de talentos nas organizações?

Com a crescente valorização do capital humano nas organizações, reter os talentos essenciais para o crescimento do negócio tornou-se uma prioridade.

Afinal, as pessoas são os recursos centrais para a gestão da empresa, aumento da produtividade e atingimento dos objetivos da organização.

Além disso, a demanda por profissionais qualificados só aumenta, fazendo com que surja uma verdadeira “guerra por talentos” no mercado.

Nesse cenário, as empresas apostam na retenção de talentos para atrair e reter colaboradores de alta performance.

A retenção de talentos ainda ajuda a reduzir os custos de turnover, uma vez que muitos desligamentos geram gastos com rescisões e ainda mais custos com a contratação e treinamento de novos profissionais.

Recrutamento Moderno - Retenção De Talentos: O Que É, Importância E Como Aumentar

Como calcular o índice de retenção de talentos?

Para calcular o índice de retenção de talentos, você deve, primeiro, descobrir qual é a taxa de turnover (rotatividade).

Para isso, use a fórmula abaixo:

  • Índice de turnover = ( [Admissões + Desligamentos] ÷ 2 ) ÷ número de colaboradores x 100.

Veja o exemplo de uma empresa que tem 40 funcionários, admitiu 8 e desligou 2 em um determinado período:

  • Índice de turnover = ( [8 + 2] ÷ 2 ) ÷ 40 x 100
  • Índice de turnover = 5 ÷ 40 x 100
  • Índice de turnover = 12,5%.

Se o índice de turnover é de 12,5%, isso significa que o índice de retenção de talentos é de 87,5% — 100% do time menos os 12,5% demitidos.

Ou seja, esse é o percentual dos colaboradores que foi mantido no período.

Como reter talentos na empresa?

Veja dicas importantes para reter os melhores talentos na sua empresa.

1. Tenha planos de carreira definidos

Um dos aspectos com o poder de manter os colaboradores em uma empresa é o plano de carreira.

Com esse modelo de evolução dentro do negócio, os funcionários sabem quais passos devem seguir para subir de cargo, conseguir promoções e chegar até a posição que almejam em sua vida profissional.

Dessa forma, quem se preocupa com a retenção de talentos deve oferecer planos de carreira claros para todas as áreas da empresa.

2. Trabalhe seu employer branding

O employer branding é a marca empregadora, ou seja, a imagem da sua empresa como contratante no mercado.

Dessa forma, você deve investir em ações para mostrar que sua organização é um excelente lugar para se trabalhar.

Uma forma de fazer isso é ter avaliações positivas do seu negócio em plataformas como Glassdoor, onde profissionais avaliam como é trabalhar em diversas empresas.

3. Tenha salários compatíveis com o mercado

Obviamente, a remuneração é um ponto-chave da retenção de talentos.

É fundamental oferecer salários compatíveis com o mercado e competitivos, de modo que você consiga os melhores profissionais nas áreas estratégicas do seu negócio.

Outras alternativas são oferecer bônus por desempenho, salário variável, PLR e outros benefícios que aumentam a remuneração dos colaboradores.

4. Forme lideranças

Se você quer reter talentos, precisa formar líderes competentes e capazes de representar a cultura organizacional da sua empresa.

Afinal, a gestão de pessoas é decisiva para manter um ambiente de trabalho positivo e garantir o engajamento dos colaboradores.

5. Ofereça benefícios atrativos

Por fim, um programa de benefícios atrativos é sempre um chamariz para os melhores talentos do mercado.

Entre os mais cobiçados, estão o plano de saúde, vale-refeição generoso, auxílio-creche, PLR e previdência privada.

Como a saúde financeira ajuda na retenção de talentos?

Você já percebeu que o bem-estar financeiro dos colaboradores é essencial para um bom desempenho da equipe como um todo?

Da mesma forma, colaboradores com uma boa relação com o dinheiro e estão satisfeitos financeiramente são muito mais fáceis de reter.

Por isso, você só tem a ganhar oferecendo benefícios que auxiliam o bolso dos seus funcionários.

Banner Horizontal Beneficio 1 - Retenção De Talentos: O Que É, Importância E Como Aumentar

Na Neon, oferecemos opções como consultoria financeira para orientar seus funcionários sobre dinheiro. Além disso, você pode oferecer o empréstimo consignado com excelentes taxas de juros.

Ficou claro como usar a retenção de talentos a seu favor? Aproveite e leia também como acelerar rotinas administrativas.

O propósito da Neon é criar caminhos por uma vida financeira melhor para todos os brasileiros. A educação financeira é um dos principais pilares para fazer isso acontecer, por isso estamos aqui para te acompanhar em sua jornada com as finanças.

Este artigo foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 6

Seja o primeiro a avaliar este post.

Tags:
Picture of Time Neon
Time Neon
Um time de pessoas dedicadas a diminuir desigualdades, mostrando caminhos financeiros mais simples e justos, porque todos merecem um futuro brilhante.
NEON LOGO