Buscando por empresas que contratam para trabalhar pela internet?
É verdade que, depois da pandemia, muitos negócios estão retomando o modelo de trabalho presencial ou mesmo híbrido, mas ainda há oportunidades.
E se você deseja um emprego remoto, precisa saber onde procurar.
Neste artigo, vamos orientar você sobre como encontrar a tão sonhada vaga home office.
Continue acompanhando!
Empresas que contratam para trabalhar pela internet: quais são?
Muita gente acredita que as vagas para trabalho remoto estão restritas à área de tecnologia e ao marketing digital, mas não é bem assim.
É claro que esses setores são os que mais oferecem oportunidades remotas, afinal de contas, a natureza do trabalho facilita e permite que as equipes trabalhem de qualquer lugar.
No entanto, quem quer trabalhar de forma remota também pode encontrar vagas em diversos setores, como educação, finanças, mídia e comunicação, saúde e bem estar, vendas e comércio, etc.
Microsoft, Google, Magazine Luiza, Amazon, Ambev, Editora Globo e Dasa são algumas das grandes empresas que contratam para trabalhar pela internet.
Como encontrar vagas para trabalhar pela internet
Você pode acessar os sites das empresas mencionadas acima e seguir o processo que elas disponibilizam para candidatura.
Mas, além dessas organizações, existem várias outras com oportunidades de trabalho pela internet.
Para encontrá-las, você pode usar os sites de emprego mais conhecidos, como Gupy, Vagas.com.br e Trabalha Brasil.
Nessas plataformas, é possível buscar por cargo e, em seguida, filtrar as oportunidades pelo modelo de trabalho remoto.
Há também as plataformas especializadas em vagas remotas, como Remotar, Remote.co e We Work Remotely.
Para profissionais freelancers, há ainda opções de encontrar oportunidades em plataformas dedicadas, como Workana, 99Freelas, Freelancer.com, Upwork e Fiverr.
Por fim, o LinkedIn também se destaca como uma poderosa ferramenta para encontrar vagas remotas.
Na rede social, você pode filtrar as oportunidades para trabalho remoto e até ativar alertas para receber notificações de novas vagas que se encaixem no seu perfil.
Primeiro emprego? Veja dicas para currículo e entrevista.
Como aumentar suas chances de ser contratado
Na busca por emprego remoto, a concorrência é grande.
Por isso, vale seguir algumas dicas para se destacar na multidão e conquistar os recrutadores.
Atualize-se sobre os processos seletivos
Você já deve saber que entregar currículo de porta em porta ficou ultrapassado, não é mesmo?
Mas essa não é a única mudança que a digitalização trouxe para os processos seletivos.
Hoje em dia, com o avanço da inteligência artificial, muitas rotinas de RH têm sido automatizadas, como, por exemplo, a triagem de currículos.
Saber como montar o seu perfil para corresponder aos critérios da vaga é essencial para ser chamado para uma entrevista.
Entender e se adaptar a essas e a outras mudanças pode aumentar suas chances.
Estabeleça uma rotina para fazer as candidaturas
Candidatar-se para as vagas de trabalho requer paciência e dedicação.
Em muitas plataformas de emprego, o interessado precisa responder aos questionários criados pela empresa contratante e até mesmo fazer os testes solicitados.
Para se sair bem, é preciso ter calma e concentração.
Por isso, ao criar uma rotina, você passa a dedicar um tempo exclusivo para fazer suas candidaturas.
Além disso, determinar períodos dedicados para essa atividade pode ajudar a reduzir a ansiedade que a busca por um emprego pode provocar.
Se você busca recolocação profissional, estas dicas vão ajudar!
Faça networking
A sua chance de conquistar uma vaga pode aumentar consideravelmente se você receber uma indicação.
Para isso é preciso aumentar e fortalecer a sua rede de contatos.
Faça conexões com pessoas no LinkedIn, participe de feiras, congressos e palestras que reúnam empresas e profissionais do seu ramo de atuação.
Prepare-se para as entrevistas
Conseguir uma entrevista é um grande passo e você não pode desperdiçar essa oportunidade por falta de preparo.
Pesquise sobre a empresa para demonstrar seu interesse e comprometimento.
Pratique em casa para falar com confiança sobre suas experiências e habilidades.
Apresente-se de forma profissional e esteja pontualmente no horário combinado.
O que é preciso para trabalhar pela internet?
Toda e qualquer atividade profissional requer competências específicas.
É essencial que você esteja capacitado para assumir o cargo que almeja.
Mas, para trabalhar pela internet, algumas habilidades são desejadas independentemente da área de atuação.
Uma delas é conhecer e dominar as principais ferramentas usadas atualmente, como Google Meet, Slack, Trello, Asana, etc.
Além da qualificação técnica, as habilidades comportamentais também fazem toda a diferença.
Saber lidar com a autonomia é fundamental para quem quer trabalhar pela internet, já que não há supervisão constante.
Também é preciso ter organização e disciplina para gerenciar tarefas, cumprir prazos e manter a produtividade.
Aliás, essas características não são importantes apenas para o trabalho remoto, mas também para diversas áreas da vida.
Então, se você quer trabalhar pela internet e ainda se dar bem em outros âmbitos, invista no aperfeiçoamento das chamadas soft skills (habilidades interpessoais e comportamentais).
Esperamos que esse artigo tenha ajudado a entender mais sobre as vagas em empresas que contratam para trabalhar pela internet.
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