Milhas no cartão de crédito: como acumular e resgatar pontos

Quer acumular milhas no cartão de crédito? Veja os benefícios, como cadastrar o cartão, como resgatar e transferir os pontos, e mais.
5 minutos de leitura
5 minutos de leitura
Cartões azuis na diagonal em frente a fundo amarelo

Acumular milhas no cartão de crédito é uma maneira excelente de obter benefícios extras com base em suas despesas cotidianas, significando economia para os usuários.

Os programas de milhas oferecem a oportunidade de maximizar o valor das despesas diárias, transformando-as em experiências de viagem e outras vantagens adicionais.

Ao fazer compras utilizando seu cartão, o valor gasto se transforma em pontos, que podem ser trocados por diversas recompensas, de utensílios para casa, roupas e sapatos a combustível, aluguel de carro, passagens aéreas e diárias de hotel.

No entanto, entender como o sistema funciona é fundamental para aproveitar ao máximo esses benefícios e evitar armadilhas.

Por isso, leia até o final para saber o que são milhas no cartão de crédito, como se cadastrar no programa, acumular pontos, resgatá-los e se vale a pena participar.

O que são milhas no cartão de crédito?

As milhas no cartão de crédito são uma forma de recompensa por você utilizar determinado cartão ou voar sempre com a mesma companhia aérea.

A cada compra realizada ou trecho viajado, você ganha pontos por ser um cliente fiel.

Esses pontos vão se acumulando e se tornam uma espécie de moeda virtual, que você pode trocar por produtos e serviços dependendo do programa de milhas associado ao cartão.

As recompensas mais comuns incluem:

  • Passagens aéreas: use suas milhas para comprar voos de diversas companhias aéreas, muitas vezes sem a necessidade de pagar dinheiro algum pelos bilhetes.
  • Hospedagem em hotéis: alguns programas de milhas permitem que você use os pontos para reservar estadias em estabelecimentos parceiros
  • Aluguel de carros: dependendo do programa de milhas, pode haver parcerias com empresas de locação de veículos, permitindo que você resgate seus pontos em diárias de automóveis
  • Produtos e serviços: geralmente os programas de milhas no cartão de crédito oferecem utilização dos pontos na compra de eletrônicos, roupas, acessórios e muito mais.

Para ter acesso a todos esses benefícios, você precisa de um cartão de crédito que ofereça o programa de milhas e então, deve se cadastrar para participar, assim a cada compra você receberá pontos com base no valor gasto.

Como cadastrar o cartão de crédito para ganhar milhas?

O fato de o seu cartão de crédito ter um programa de pontos não quer dizer que você automaticamente é participante.

Em alguns cartões é automático, e no momento em que você começa a utilizá-los em compras, já começa a acumular, embora você precise se cadastrar no programa de fidelidade para consultar seu extrato de milhas.

Se a participação não for automática no seu cartão, você deve se cadastrar no programa de milhas, mas o processo é muito simples e pode ser feito de forma online, pelo site ou aplicativo do cartão, além de ser gratuito.

Cada bandeira/operadora pode ter um processo diferente e pode ser necessário fornecer alguns dados, então siga as instruções.

Você deve escolher um programa de fidelidade de alguma companhia aérea, sendo as opções principais Smiles (Gol), Latam Pass e Tudo Azul.

Pronto, agora é hora de começar a acumular milhas no cartão de crédito.

Como acumular milhas no cartão de crédito?

Você escolheu um cartão de crédito que oferece o programa de milhas e já se cadastrou, garantindo a sua participação.

O próximo passo é começar a acumular esses pontos para poder trocar por passagens ou outros benefícios.

Existem algumas estratégias que você pode adotar para acelerar esse processo.

Use seu cartão

Uma maneira de ter um controle sobre seus gastos é acumulando todas as compras em um mesmo cartão de crédito, assim você verá uma única fatura todas as despesas do mês, e isso também ajuda a acumular mais milhas.

Afinal, quanto mais comprar usando o cartão, mais pontos terá, mas cuidado para não estourar o limite ou se endividar.

Companhia aérea

Da mesma forma que concentrar os gastos em um único cartão pode aumentar seus pontos, se você optar viajar sempre com a mesma companhia aérea, seus milhas vão aumentar.

Isso porque a cada trecho voado você ganha milhas que podem ser usadas numa próxima viagem.

Parceiros

Ao fazer compras online, busque por sites de lojas ou empresas parceiras do programa de fidelidade do qual participa.

Muitas vezes elas oferecem um bônus com pontos em dobro.

Isso vale tanto para e-commerce quanto para hotéis, restaurantes, locadoras de carro e outros serviços.

Promoções

Fique atento a promoções especiais oferecidas pelo seu emissor de cartão de crédito, permitindo que você ganhe milhas extras ao fazer compras em determinadas lojas, restaurantes ou ao usar serviços específicos.

Há também as promoções das companhias aéreas que oferecem um percentual maior de pontos sobre as milhas transferidas, mas informe-se antes sobre a validade para não correr o risco de não conseguir resgatar uma passagem a tempo.

Clube de milhas

Você pode participar do clube de milhas de uma companhia aérea para ganhar pontos extras todo mês, mas terá que pagar uma mensalidade que varia conforme o plano escolhido.

Como resgatar milhas do cartão de crédito?

Resgatar as milhas no cartão de crédito geralmente é um processo simples e rápido que requer apenas duas etapas.

A primeira envolve contato com seu cartão de crédito e a segunda, com o programa de fidelidade da companhia aérea no qual você se cadastrou.

Transfira os pontos

O primeiro passo para resgatar as milhas no cartão de crédito é transferi-los para o programa de fidelidade da companhia aérea escolhida.

Isso você faz pelo site ou aplicativo do seu cartão, ou mesmo por telefone.

Informe a quantidade de pontos que deseja transferir e certifique-se de que estará obtendo as milhas esperadas.

Consulte o programa de fidelidade

Acesse o site do programa de fidelidade da companhia aérea escolhida, consulte sua pontuação e veja os produtos e serviços disponíveis para utilização das milhas.

É como se você fosse ao shopping e entrasse nas mais diferentes lojas, encontrando de máquina de lavar roupa e celulares a produtos de beleza e vouchers para utilizar em posto de combustível, petshops, supermercado e até serviço de streaming.

Você também pode resgatar passagens para destinos de viagem para voos domésticos e internacionais, desde que tenha a quantidade necessária de milhas.

Outra alternativa é acessar o site da companhia aérea, pesquisar pelas passagens desejadas e ver quanto saem em milhas.

Vale a pena participar de um programa de milhas?

Acumular milhas no cartão de crédito pode ser uma maneira eficaz de ser recompensado por seus gastos, mas é claro que também há algumas desvantagens nesse processo.

Dentre os pontos positivos estão a economia em viagens ao utilizar milhas para comprar passagens, reservar hotéis ou alugar carros, bem como adquirir produtos e serviços sem custo.

Participar de um programa de fidelidade com milhas também traz algumas regalias, como sala de espera vip em aeroportos, prioridade no check-in e no embarque ou mesmo despachar malas sem custo, dependendo do seu status como cliente.

Por outro lado, os cartões de crédito que oferecem acúmulo de milhas geralmente cobram taxa de anuidade, como uma forma de sustentar esse benefício, sem contar que você fica limitado ao uso apenas em lojas e parceiros conveniados.

Além disso, as milhas não são eternas e expiram dentro de determinado período.

Se você não controlar seu extrato de pontos e não usá-los a tempo, eles vencem.

Por fim, algumas pessoas podem se sentir tentadas a gastar mais do que o necessário apenas para acumular milhas extras, e isso pode trazer problemas financeiros.

O propósito da Neon é criar caminhos por uma vida financeira melhor para todos os brasileiros. A educação financeira é um dos principais pilares para fazer isso acontecer, por isso estamos aqui para te acompanhar em sua jornada com as finanças.

Este artigo foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo

Média da classificação 3.5 / 5. Número de votos: 2

Seja o primeiro a avaliar este post.

Tags:
Picture of Time Neon
Time Neon
Um time de pessoas dedicadas a diminuir desigualdades, mostrando caminhos financeiros mais simples e justos, porque todos merecem um futuro brilhante.

Você também pode se interessar

NEON LOGO