O que são commodities e como elas afetam nosso dia a dia?

Sabe o que são commodities e como elas afetam seu bolso? Entenda a importância desses produtos para a economia e veja exemplos.
4 minutos de leitura
4 minutos de leitura
Quebra-cabeça com peça sendo encaixada

Você sabe o que são commodities e como elas afetam seu bolso? Provavelmente você já deve ter ouvido esse termo no noticiário de economia.

Afinal, estamos falando dos produtos primários utilizados no mundo todo como matérias-primas, como grãos, minerais e até moedas.

Neste artigo, você vai entender o que são commodities, como elas funcionam e por que os preços desses produtos impactam o seu orçamento.

Continue a leitura e entenda o tema de uma vez por todas.

O que são commodities?

Commodities são produtos básicos e matérias-primas vendidos em larga escala no mercado nacional e internacional. A tradução da palavra “commodity” é “mercadoria“, motivo pelo qual o termo já foi usado para se referir a qualquer tipo de mercadoria.

No entanto, hoje em dia, ele se refere somente aos produtos primários da nossa economia, que não passam por nenhum processo de industrialização, sendo usados para manufaturar outros itens.

Outra característica das commodities é que elas não se diferenciam conforme o local onde foram extraídas ou produzidas, ao contrário de outras mercadorias industrializadas. A única coisa que varia é o preço dos produtos, que obedecem à lei da oferta e demanda.

Alguns exemplos de commodities são grãos como o milho e o trigo, óleos e minerais retirados da terra.

Por serem produtos essenciais para industrializar outras mercadorias e abastecer o mercado global, eles são de extrema importância para nossa economia e, por isso, seus preços impactam diretamente o nosso bolso.

Veja a seguir exemplos de commodities.

O que são commodities agrícolas?

As commodities agrícolas são produtos de origem agropecuária que são comercializados in natura.

Alguns exemplos são:

  • Grãos como soja, café, milho e trigo;
  • Frutas como laranja, banana, etc.;
  • Proteína animal como carnes, leite e seus derivados.

O que são commodities minerais?

Commodities minerais, como você já deve imaginar, são de origem mineral e extraídos da terra, tais como:

  • Petróleo;
  • Ouro;
  • Prata;
  • Alumínio;
  • Níquel;
  • Gás natural
  • Etanol.

Elas são consideradas as commodities mais importantes para a economia, pois têm uma alta demanda global.

O que são commodities financeiras?

Commodities financeiras são títulos públicos emitidos pelo governo e moedas.

Moedas como o euro, o dólar americano e real, por exemplo, são commodities negociadas no mercado internacional por meio do câmbio.

Já os títulos públicos no Brasil são emitidos pelo Tesouro Nacional e constituem investimentos em renda fixa.

Saiba mais aqui sobre o que é Tesouro Direto e como investir em títulos públicos.

Quais as principais commodities brasileiras?

A soja é considerada a principal commodity brasileira, pois é o produto mais exportado no país, chegando a movimentar mais de US$ 35,2 bilhões anualmente, segundo dados do Serasa.

Além disso, se destacam os seguintes produtos primários:

  • Minério de ferro;
  • Petróleo bruto;
  • Cana-de-açúcar;
  • Café;
  • Carne bovina;
  • Celulose;
  • Milho;
  • Madeira;
  • Algodão;
  • Trigo;
  • Suco de laranja.

Como você pode ver, as commodities agrícolas ficam em evidência na nossa economia graças à riqueza de recursos naturais do nosso país.

Além disso, esses produtos têm grande relevância no Brasil, já que representam a maior parte de nossas exportações.

Em 2021, por exemplo, as commodities responderam por 69,7% de todos os produtos exportados.

Como funcionam as commodities?

As commodities são comercializadas entre os países no mercado global e seus preços flutuam constantemente de acordo com a oferta e demanda.

Esses valores são registrados nas bolsas de valores, onde investidores negociam títulos atrelados às commodities. No entanto, o país que exporta as commodities não tem controle sobre os preços.

Funciona assim: se a demanda internacional de uma commodity está alta, o preço aumenta e os produtores conseguem lucrar bastante vendendo os produtos primários.

No entanto, se a demanda cai, como acontece durante crises econômicas, as commodities também perdem valor e diminuem os ganhos dos exportadores.

Qual a importância das commodities para a economia?

As commodities são importantes para as economias do mundo inteiro, pois é essencial ter produtos primários e matérias-primas para fabricar produtos e atender às demandas da sociedade.

Elas são ainda mais decisivas para países em desenvolvimento que dependem da exportação dessas mercadorias, como o Brasil.

Muitas vezes, é graças às commodities que esses países conseguem manter o superávit da balança comercial, ou seja, ganham mais dinheiro com as exportações do que gastam com importações.

Além disso, países com um agronegócio forte, tradicionalmente, dependem muito das commodities agrícolas.

Como o preço das commodities afeta a população?

Além de saber o que são commodities, você precisa entender que o preço delas afeta diretamente o bolso da população com sua volatilidade constante.

Quando o preço desses produtos primários aumenta no mercado internacional, por exemplo, a tendência é que os produtores prefiram exportar para ganhar mais dinheiro.

Logo, os produtos ficam mais caros no mercado interno e podem pesar no orçamento dos consumidores.

Por outro lado, quando o valor das commodities cai no mercado global, torna-se mais interessante vender internamente, mesmo que com preços mais baixos. Por isso, você, consumidor, precisa ficar de olho nos ciclos de preços das commodities.

Uma forma de acompanhar esses dados é por meio de plataformas de investimentos que mostram a cotação das commodities em tempo real, como a Investing.com.

Dessa maneira, você consegue identificar os momentos de alta e baixa desses produtos primários e planejar seu orçamento.

Esse conhecimento é essencial para entender as variações de preços dos produtos básicos que você consome e daquelas mercadorias que dependem da commodity para serem produzidas.

Assim, com base nos preços das commodities, você pode decidir adiar ou adiantar uma compra, procurar por produtos alternativos, entre outras escolhas que ajudam a manter a saúde financeira em dia.

Além disso, se você entende de investimentos, pode usar as informações para investir nas commodities.

Mas tome cuidado, pois esses ativos são complexos e indicados somente para investidores mais experientes que já aplicam em renda variável e no Mercado Futuro.

Entendeu o que são commodities e como elas impactam seu bolso? Aproveite e aprenda o que é a Taxa Selic, que também tem um grande peso nas suas finanças.

O propósito da Neon é diminuir desigualdades, mostrando caminhos financeiros mais simples e justos, porque todos merecem um futuro brilhante. A educação financeira é um dos principais pilares para fazer isso acontecer, por isso estamos aqui para te acompanhar em sua jornada com as finanças.

Este artigo foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 7

Seja o primeiro a avaliar este post.

Tags:
Time Neon
Time Neon
Um time de pessoas dedicadas a diminuir desigualdades, mostrando caminhos financeiros mais simples e justos, porque todos merecem um futuro brilhante.

Você também pode se interessar

NEON LOGO
Minutos
Segundos