Planejamento de férias para adultos: 8 dicas para se organizar

Fazendo um planejamento de férias para adultos? Veja 8 dicas para garantir sua tranquilidade e sua diversão sem estourar o orçamento.
4 minutos de leitura
4 minutos de leitura
Mulher de chapéu e mochila sentada em pedra olhando para o mar

Fazer o planejamento de férias para adultos é uma tarefa necessária para garantir sua tranquilidade e diversão.

Afinal, são várias questões para resolver: para onde ir, como chegar lá, o que levar, quanto gastar, quais atrações priorizar, etc.

Por isso, vamos ajudar você com várias dicas para planejar viagens e passeios com antecedência, pensando sempre na sua saúde financeira.

Continue a leitura e capriche no planejamento de férias para adultos desse ano.

Como fazer o planejamento de férias para adultos?

O planejamento de férias para adultos passa por várias etapas que fazem diferença na hora do lazer.

Confira o passo a passo:

1. Programe suas férias com antecedência

O primeiro passo é programar o período de férias com bastante antecedência, dependendo do seu regime de trabalho.

Funcionários com carteira assinada, por exemplo, têm a liberdade de distribuir seus 30 dias de descanso do ano de várias formas, de acordo com a política da empresa — no entanto, é preciso alinhar o período ideal com a chefia e agendar as férias meses antes da saída.

Já os autônomos, empreendedores e prestadores de serviços precisam se planejar em detalhes, principalmente na parte financeira, uma vez que não recebem um terço de férias e adiantamento do salário.

Lembre-se também de pensar no melhor período para o destino que você deseja visitar, considerando as implicações da alta e baixa temporada.

2. Defina o orçamento

Antes mesmo de escolher o destino da viagem de férias, defina o seu orçamento total.

Assim, você já pode planejar o roteiro com uma noção dos custos, tendo sempre um limite em mente para não prejudicar suas finanças e acabar se endividando.

Veja também: Quanto custa viajar? Veja como descobrir os valores.

3. Escolha o destino

Agora é o momento de escolher o destino da sua viagem, que pode ser nacional ou internacional.

Para isso, você pode procurar dicas de lugares que combinem com você, considerando a distância, o tipo de transporte (aéreo, rodoviário, etc), as atrações, o clima, a cultura, etc.

Além disso, existem vários estilos de turismo: viagem romântica a dois, com família, ecoturismo, tour gastronômico, turismo histórico-cultural, entre outros.

Veja alguns artigos que podem ajudar a escolher o destino ideal:

4. Planeje o transporte

Na hora de planejar suas férias para adultos, você tem três opções básicas: viajar de avião, viajar de ônibus ou fazer um cruzeiro.

Em qualquer um dos casos, a dica de ouro é comprar passagens com antecedência, utilizando buscadores e comparadores para encontrar as melhores ofertas.

Leia também: Como comprar passagens aéreas baratas: 10 dicas.

5. Selecione a melhor hospedagem

A melhor hospedagem depende muito do seu gosto, mas é sempre mais econômico buscar em plataformas como Booking.com, Hoteis.com e Airbnb.

Procure por locais que oferecem todas as comodidades desejadas e o maior número possível de vantagens, como café da manhã grátis, área de lazer, academia, etc.

Da mesma maneira que as passagens, uma reserva de hospedagem com antecedência garante os melhores preços.

6. Organize suas malas

A organização das malas é um momento importante do planejamento de férias para adultos.

O objetivo é levar o necessário e deixar espaço para presentes e compras feitas na viagem, sem cair no problema do excesso de bagagem — ou esquecer de itens essenciais.

Uma dica: faça uma lista de peças versáteis que permitam montar vários visuais diferentes para cada dia da viagem, com base no clima do destino.

7. Crie seu próprio roteiro

Por fim, planejar seu próprio roteiro pode ser bem mais interessante do que depender apenas de pacotes e programações prontas.

Por exemplo, o site TripAdvisor é repleto de dicas de viajantes que ajudam você a conhecer as melhores atrações de cada destino e fugir de roubadas.

8. Prepare a documentação

Dependendo da viagem que você fizer, é necessário separar e providenciar a documentação exigida, como passaporte, RG e CPF, seguro-viagem, carteira de vacinação atualizada, etc.

Além disso, se for viajar para o exterior, será preciso comprar moeda estrangeira, contratar um cartão de débito/crédito internacional ou utilizar cartões pré-pagos (travel money).

Como planejar as férias se você não vai viajar?

Se você não pretende viajar, o planejamento de férias para adultos deve levar em conta as atrações da sua cidade e os programas desejados.

Você pode visitar lugares próximos que nunca teve a chance de conhecer, fazer tours gastronômicos, ir ao cinema e ao teatro, praticar esportes ao ar livre, entre outras atividades.

Comece verificando a agenda cultural da sua cidade, em busca de atrações que coincidam com seu período de férias.

Depois, envolva mais pessoas e planeje passeios, encontros, baladas, piqueniques e outros eventos da sua preferência.

Procure reservar tempo para se dedicar também aos seus hobbies, como ler livros, tocar instrumentos, fazer jardinagem, costurar, etc.

E, claro, uma parte das férias pode ser dedicada ao descanso em casa, maratonas de séries e momentos com quem se ama.

Comece já a economizar para as suas férias

O orçamento é uma das partes que mais geram preocupação no planejamento de férias para adultos.

Por isso, preparamos algumas dicas para você economizar para garantir seu lazer:

  • Tenha uma planilha de gastos mensais para organizar seu orçamento
  • Se tiver dívidas, priorize a quitação delas quanto antes
  • Procure reduzir custos e crie uma meta para economizar um pouco todo mês
  • Guarde seu dinheiro para a viagem em um CDB de alta liquidez como o CDB Neon, que rende até 113% do CDI e permite retiradas de dinheiro a qualquer momento.

Gostou das dicas de planejamento de férias para adultos?

Então, aproveite para abrir sua conta digital Neon e guardar seu dinheiro até atingir sua meta!

Conta digital completa na palma da sua mão

A Neon é uma conta digital com tudo o que você precisa: cartão de crédito, investimentos em CDB, empréstimos, cashback, Pix, cartão virtual, recargas e muito mais. Abra sua conta agora mesmo!

O propósito da Neon é criar caminhos por uma vida financeira melhor para todos os brasileiros. A educação financeira é um dos principais pilares para fazer isso acontecer, por isso estamos aqui para te acompanhar em sua jornada com as finanças.

Este artigo foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 4

Seja o primeiro a avaliar este post.

Tags:
Picture of Time Neon
Time Neon
Um time de pessoas dedicadas a diminuir desigualdades, mostrando caminhos financeiros mais simples e justos, porque todos merecem um futuro brilhante.

Você também pode se interessar

Logo Neon Azul