Programa de fidelidade: o que é, como funciona e exemplos

Um programa de fidelidade oferece vantagens e benefícios diversos aos clientes. Entenda como funciona e conheça exemplos.
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Mulher em frente a computador sorrindo olhando para o lado

Participar de um programa de fidelidade pode render excelentes oportunidades para o consumidor.

Essa é uma estratégia que consiste na oferta de recompensas variadas para aqueles que compram repetidamente ou alcançam certos marcos de consumo.

Mas como saber qual iniciativa realmente vale a pena? Como avaliar os benefícios oferecidos?

É sobre isso que vamos falar neste texto.

Continue lendo para saber tudo sobre programas de fidelidade, seus tipos e vantagens.

O que é um programa de fidelidade?

Um programa de fidelidade é uma estratégia de marketing que recompensa clientes frequentes com benefícios exclusivos. 

Seja por meio de descontos, cashback, pontos, produtos exclusivos ou experiências, esse plano de vantagens possui papel fundamental no incentivo à repetição de compras e à lealdade do cliente. 

Ou seja, estamos falando de uma abordagem muito popular, que fortalece o relacionamento da marca com o consumidor, incentiva a retenção e potencializa os lucros.

Com a fidelização, os clientes são incentivados a preferir uma marca em vez de seus concorrentes.

Afinal, ao acumularem benefícios, eles obtêm mais vantagens ao longo do tempo, gerando um ciclo de lealdade e recompensas contínuas.

As vantagens são muitas também para as empresas que criam esse tipo de iniciativa, tanto que ela funciona nos mais variados setores, de lojas a prestadores de serviços. 

Como exemplo, podemos citar desde as instituições bancárias que oferecem pontuação do cartão de crédito até as redes de supermercado que dão recompensas para compras recorrentes.

Como funciona um programa de fidelidade?

Um programa de fidelidade funciona com o cliente acumulando pontos ou créditos a cada compra realizada. 

Eles são armazenados em uma conta vinculada ao cliente e podem ser trocados por descontos, produtos ou serviços quando atingem determinados valores. 

Dentro desse escopo, existem diversas formas de controle, incluindo desde pequenos cartões carimbados até plataformas digitais que permitem o acompanhamento de pontos e recompensas em tempo real.

O sistema registra as compras, calcula os pontos e os converte em benefícios disponíveis para resgate. 

Alguns programas incluem níveis, oferecendo recompensas crescentes conforme o cliente acumula mais pontos, incentivando-o a realizar novas compras.

E tudo isso gera também um maior envolvimento com a marca, afinal, a experiência personalizada faz com que o consumidor se sinta prestigiado. 

A longo prazo, essa parceria se reflete em uma relação de confiança a ponto de fortalecer a imagem da empresa no mercado.

Tipos de programa de fidelidade

Existem diversos tipos de programa de fidelidade, cada um adaptado ao perfil dos clientes e aos objetivos da empresa. 

Eles variam nas formas de acúmulo de pontos, recompensas e condições de resgate, oferecendo diferentes incentivos para estimular a lealdade e frequência de compras, conforme as necessidades e preferências do público-alvo.

Veja algumas das formas mais comuns no mercado:

  • Planos de pontuação: por meio de plataformas digitais, os pontos acumulados a cada nova compra podem ser trocados por vouchers ou recompensas;
  • Assinaturas mensais: alguns clubes de desconto disponibilizam ofertas mais vantajosas exclusivamente aos membros do plano pago;
  • Cartões de carimbo/adesivo: a modalidade mais tradicional, cujo controle de frequência de compras é feito por meio de carimbos ou adesivos em uma cartelinha;
  • Gamificação: os clientes podem ganhar descontos ou benefícios exclusivos após realizar desafios, como, por exemplo, completar um álbum de figurinhas exclusivo da loja;
  • Programa de cashback: muito frequente nas plataformas de e-commerce, o cashback permite que parte do valor das compras retorne ao cliente na forma de crédito ou dinheiro;
  • Acesso VIP: algumas empresas, em especial as instituições financeiras, oferecem benefícios “premium”, como o acesso antecipado a lançamentos, eventos especiais ou atendimento prioritário em aeroportos.

Quais os benefícios de um programa de fidelidade?

Existem muitos benefícios em um programa de fidelidade. 

Ele fortalece a relação com os clientes, incentiva a recorrência e pode ser vantajoso tanto para o consumidor quanto para a empresa, promovendo o crescimento e a retenção.

A seguir, listamos cinco pontos positivos desse tipo de iniciativa:

  1. Economia significativa, considerando os diversos tipos de cupons e descontos;
  2. Acesso a produtos gratuitos e serviços adicionais, muitas vezes de qualidade premium;
  3. Ofertas personalizadas, tornando sua experiência de compra mais atraente;
  4. Acesso a eventos exclusivos, como lançamentos de produtos;
  5. Praticidade e conveniência, principalmente quando o resgate de pontos é feito de maneira ágil e simplificada.

Ou seja, estamos falando de uma estratégia “win-win”, na qual tanto as empresas quanto os consumidores saem ganhando.

Exemplos de programas de fidelidade no Brasil

Quer saber como sair ganhando com os programas de fidelidade? 

Então, conheça agora quatro clubes que são referência no mercado

Clube O Boticário

Quem é comprador antigo dos itens d’O Boticário sabe muito bem: o programa de fidelidade da marca é um dos mais famosos e tradicionais do país. 

Desde 1999, a empresa disponibiliza gratuitamente o acúmulo de pontos vinculados ao CPF do cliente. 

Dentre as vantagens clássicas, estão descontos em novas compras.

Atualmente, com o sucesso das vendas digitais, os participantes do Clube O Boticário também podem usar seus pontos nas compras pelo site, provando que essa é uma estratégia eficiente para vendas tanto online quanto presenciais.

Clube Shell Box

O Shell Box Clube é o programa de fidelidade da rede Shell, disponível por meio do aplicativo Shell Box.

Funciona assim: o cliente que pagar o abastecimento pelo app garante pontuações exclusivas. Segundo o regulamento, cada R$ 5 em abastecimento gera 1 ponto stix ou 2 pontos no abastecimento com itens aditivados.

Os pontos podem ser trocados por benefícios no aplicativo ou podem ser usados em outras empresas parceiras Stix.

Clube Smiles

Outro programa de fidelidade muito famoso é o oferecido pela empresa aérea Gol

O plano de assinatura Smiles permite o acúmulo de pontos que podem ser convertidos em milhas para novas passagens aéreas ou em vouchers para adquirir produtos e serviços. 

Além disso, a depender do tipo de plano, os membros têm acesso a promoções exclusivas e oportunidades de bônus, bem como acesso às áreas VIPs de aeroportos.

Sistema de milhas: o que é, como funciona e dicas.

Clube BK

O programa de fidelidade do Burger King é uma referência de mercado por conta de sua praticidade.

De forma simples, os consumidores só precisam instalar o aplicativo do Burger King Brasil, informar o CPF e acumular os pontos de cada compra. 

Cada R$ 1 gasto no restaurante gera 1 ponto, sendo que algumas ações específicas do clube podem aumentar o valor da pontuação. 

Programa de fidelidade por pontos ou cashback? O que vale mais a pena?

Ambos os tipos de programas têm suas vantagens, sendo importante avaliar qual categoria está mais alinhada a seus hábitos de compras.

Em geral, os programas de pontuação são mais vantajosos para quem deseja obter produtos e serviços específicos, como descontos em passagens aéreas. 

Geralmente, é preciso primeiro acumular um valor mínimo de pontuação, por isso, essa modalidade também requer muita paciência e planejamento.

Por sua vez, o cashback garante mais simplicidade e flexibilidade, já que você recebe rapidamente de volta parte do valor em créditos ou em dinheiro. 

Assim, essa costuma ser uma opção mais vantajosa para quem quer economizar a curto prazo.

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