O que é cartão de crédito? Veja como funciona e quando usar

Quer saber o que é cartão de crédito e por que é um dos meios de pagamento mais usados? Descubra como funciona e quando vale a pena usar.
6 minutos de leitura
6 minutos de leitura
Cartão Neon com engrenagens por cima, tudo sobre fundo amarelo

Ele é famoso por facilitar compras e permitir parcelamentos, mas será que você sabe exatamente o que é cartão de crédito?

Esse meio de pagamento pode ser um grande aliado da sua vida financeira, desde que utilizado com consciência e equilíbrio.

Com ele, você pode ter acesso a bens e serviços mais caros, organizar melhor seu orçamento, e comprar online de forma rápida e segura.

Entenda no texto a seguir o que é cartão de crédito, como funciona e quando vale a pena usar.

O que é cartão de crédito?

Cartão de crédito é um meio de pagamento que permite que você compre hoje e pague depois, sem custo extra.

A empresa emissora do cartão libera um limite de crédito pré-aprovado que você pode usar para fazer compras à vista ou parceladas e pagar somente no vencimento da fatura.

Na prática, o cartão físico pode ou não conter um chip e apresenta dados impressos como o nome do titular, número do cartão, data de validade e código de segurança.

Há ainda a versão virtual do cartão de crédito, que pode ser usada para compras digitais.

O cartão de crédito foi criado na década de 1920, nos EUA, inicialmente como uma forma de possibilitar compras a prazo para clientes fiéis de estabelecimentos a partir de um cartão de papel.

No Brasil, esse meio de pagamento chegou somente em 1984, quando a Credicard lançou seu primeiro cartão. Hoje, existem dezenas de opções de cartões de crédito no mercado, que podem ser emitidos por bancos, fintechs, bancos digitais e outras instituições financeiras.

Cartão de crédito Neon 100% grátis

Está esperando o que para ter o cartão de crédito Neon sem anuidade, com Viracrédito, cashback e limite elástico? Peça o seu agora mesmo!

Qual a diferença entre cartão de crédito e cartão de débito?

A principal diferença é que o cartão de crédito permite compras a prazo e parceladas, enquanto o cartão de débito só permite compras à vista.

Quando você passa a compra no débito, o dinheiro sai imediatamente da sua conta bancária.

Já o cartão de crédito permite que o pagamento seja adiado até o vencimento da fatura ou dividido em até 12x, com ou sem juros.

Quais são as vantagens do cartão de crédito?

O cartão de crédito, quando utilizado da forma correta, traz inúmeras vantagens para o consumidor.

A principal é a possibilidade de comprar a prazo, pagando pelas compras feitas hoje somente na data de vencimento da fatura.

Além disso, com um cartão de crédito, você tem acesso a bens e serviços mais caros que dificilmente conseguiria comprar à vista, graças à função de parcelamento.

Leia também: Quando vale a pena comprar parcelado no cartão de crédito?

Esse meio de pagamento também é muito útil na hora de fazer compras online, já que basta fornecer os dados do cartão para finalizar a transação.

E se você souber usar o cartão de crédito com consciência, ele pode ser um grande aliado da sua organização financeira pessoal.

Você pode, por exemplo, concentrar todos os gastos mensais no cartão para ter mais controle sobre o orçamento. Dessa forma, também é possível aproveitar benefícios concedidos por este meio de pagamento, como programas de recompensas.

Outro diferencial do cartão de crédito é ele ser muito mais seguro do que o dinheiro em espécie e também oferece maior proteção para compras pela internet, principalmente se você utilizar um cartão virtual.

Banner Com Cta Para Solicitar Cartão De Crédito Neon

Como funciona o cartão de crédito?

O cartão de crédito funciona de forma muito simples:

  • Você escolhe se quer fazer o pagamento no cartão de crédito à vista ou parcelado, podendo dividir o valor da compra em até 12x com ou sem juros, dependendo das condições da loja;
  • Você faz a compra no cartão, inserindo ou aproximando na maquininha de um estabelecimento ou utilizando os dados dele na internet;
  • Na maquininha, você deverá digitar uma senha para liberar a compra ou autorizar a função de aproximação. Na internet, basta digitar os dados do cartão (nome e CPF do titular, número, data de vencimento e código de segurança) para concluir o pagamento;
  • Após a compra, o valor será lançado na sua fatura para pagamento até a data de vencimento e descontado do seu limite de crédito.

Veja aqui as diferenças entre data de fechamento e data de vencimento da fatura.

Como funciona a fatura do cartão de crédito?

A fatura do cartão de crédito é onde são lançados todos os seus gastos no cartão para pagamento mensal.

Dessa forma, você deve pagá-la até a data de vencimento, que também é escolhida por você — o ideal é sempre conciliar essa data com o recebimento do seu salário para melhor organização financeira.

De modo geral, a fatura do cartão de crédito pode ser paga com o saldo da sua conta bancária vinculada ou na rede bancária autorizada, utilizando o código de barras.

Se você, por alguma razão, não tiver dinheiro para pagar o valor total da fatura na data de vencimento, terá as seguintes opções:

  • Pagar o valor mínimo e deixar o saldo devedor restante entrar no crédito rotativo;
  • Pagar um valor parcial acima do mínimo e deixar o saldo devedor restante entrar no crédito rotativo;
  • Parcelar a fatura em até 12x com juros.

O que é rotativo do cartão de crédito?

O rotativo do cartão de crédito é a linha de crédito mais cara do mercado, com taxas de juros que ultrapassam facilmente os 300% ao ano.

Basicamente, quando você escolhe pagar um valor mínimo ou parcial, o seu saldo devedor entra nesse crédito e são cobrados juros na próxima fatura.

É como se a emissora do cartão estivesse fazendo um empréstimo para cobrir sua dívida durante um mês, cobrando juros altíssimos por isso.

Por isso, é comum que as pessoas acabem multiplicando rapidamente suas dívidas e entrando em uma “bola de neve” de endividamento devido ao crédito rotativo.

Por essa razão, o Banco Central determinou que a instituição não pode permitir que o cliente passe mais de 30 dias no crédito rotativo. Após esse período, o saldo devedor é automaticamente parcelado com uma taxa de juros menor.

Logo, se você não tiver dinheiro suficiente para pagar sua fatura, é melhor parcelar do que passar esses 30 dias no crédito rotativo e pagar juros de até 30% ao mês.

Confira aqui 7 dicas para fazer o parcelamento do cartão de crédito.

Como funciona o limite do cartão de crédito?

O limite de cartão de crédito é o valor que a empresa emissora libera para você gastar com seu cartão. Ou seja, é um crédito pré-aprovado que você pode usar para fazer suas compras.

Cada vez que você paga a fatura, o valor dela é liberado novamente no seu limite.

Lembrando que as compras parceladas têm seu valor total descontado do limite do cartão de crédito.

Viracrédito Neon: você no controle do limite do seu cartão

Não tem segredo: tudo o que você guardar no CDB Neon pode virar limite no seu cartão de crédito na mesma hora. Vem ver!

O que é CVV do cartão de crédito?

CVV é a sigla para “Card Verification Value”, ou Valor de Verificação do Cartão”.

Esse código de segurança do cartão tem três ou quatro dígitos e é usado para validar transações, garantindo que ninguém faça compras em seu nome.

Dessa forma, ele funciona como um substituto da senha, usado principalmente para fazer compras online com o cartão.

Qual o melhor cartão de crédito?

Não poderíamos deixar de recomendar o cartão de crédito Neon, que se destaca por ser muito fácil de usar, não ter taxas escondidas e ajudar você a realizar suas metas financeiras.

Veja algumas vantagens do nosso cartão:

  • Tem bandeira Visa, que é amplamente aceita no mercado;
  • Não tem anuidade e nenhuma outra tarifa escondida (você só paga o que gastar!);
  • Você consegue acompanhar todos os seus gastos e controlar sua fatura pelo app Neon;
  • A solicitação do cartão é feita 100% online de forma simplificada;
  • Tem opção de pagamento por aproximação;
  • Você pode fazer compras internacionais;
  • Oferece a função de limite elástico, que permite enviar compras acima do limite para avaliação e possível liberação;
  • Tem cartão virtual para você fazer compras na internet com mais segurança e preservar seu cartão físico;
  • Com o passar do tempo, você pode ter seu limite de crédito aumentado a partir da análise de hábitos financeiros, movimentações na conta e score do CPF.

Entendeu o que é cartão de crédito e como escolher? Então, aproveite e baixe o app Neon para pedir o seu.

Conheça o Viracrédito Neon

Você sabia que pode ter cartão de crédito aprovado na hora com o Viracrédito Neon? É isso mesmo!

Com ele, a cada R$ 1 real guardado você pode ganhar R$ 1 de limite no cartão de crédito. Não tem segredo nem letras miúdas: o Viracrédito permite que você possa ter cartão de crédito aprovado na hora.

O importante é o dinheiro que você deixará guardado no nosso CDB. Guardou, pode receber cartão de crédito com limite com o mesmo valor. Ative o seu agora mesmo!

Aqui explicamos todos os detalhes sobre o Viracrédito Neon. Confira.

O propósito da Neon é criar caminhos por uma vida financeira melhor para todos os brasileiros. A educação financeira é um dos principais pilares para fazer isso acontecer, por isso estamos aqui para te acompanhar em sua jornada com as finanças.

Este artigo foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 6

Seja o primeiro a avaliar este post.

Tags:
Picture of Time Neon
Time Neon
Um time de pessoas dedicadas a diminuir desigualdades, mostrando caminhos financeiros mais simples e justos, porque todos merecem um futuro brilhante.

Você também pode se interessar

NEON LOGO