Entenda qual o valor máximo que o INSS paga de auxílio-doença

Quer saber qual o valor máximo que o INSS paga de auxílio-doença? Entenda quem tem direito e como dar entrada passo a passo.
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Pessoa segurando símbolo de cifrão azul em frente a fundo amarelo

Qual o valor máximo que o INSS paga de auxílio-doença?

Essa é uma dúvida comum entre os trabalhadores afastados por incapacidade temporária. 

Calcular o benefício é uma forma de se planejar financeiramente durante o período de recuperação.

Continue lendo para saber qual o teto máximo para auxílio-doença e como dar entrada no pedido. 

Vamos lá?

Qual o valor máximo que o INSS paga de auxílio-doença?

De modo geral, o valor máximo dos benefícios previdenciários segue o teto do INSS.

Desta forma, o limite do auxílio-doença é de R$ 7.786,02, segundo tabela de 2024.

Vale lembrar que o cálculo exato do valor vai depender da Renda Mensal Inicial (RMI) ou da média aritmética das últimas 12 contribuições realizadas.

Quem tem direito ao auxílio-doença?

O auxílio-doença, também conhecido como “auxílio por incapacidade temporária”, é um benefício exclusivo dos contribuintes da Previdência Social, independentemente do plano do INSS.

Além disso, existem alguns requisitos para o benefício ser liberado:

  • Contribuições do INSS em dia
  • Afastamento do trabalho por mais de 15 dias, conforme laudo médico
  • Aprovação da perícia médica.

O período de carência para o pedido de auxílio-doença depende do tipo de doença em questão, bem como se a incapacidade foi classificada como acidente no trabalho.

Como dar entrada no auxílio-doença?

A entrada do pedido de auxílio-doença pode ser feita 100% online, utilizando a plataforma web ou aplicativo do Meu INSS.

Veja o passo a passo:

  • Faça o login no Meu INSS, usando o acesso da conta gov.br
  • Na tela principal, clique em “Pedir benefício por incapacidade temporária”
  • Dentre as opções listadas, clique em “Benefício por incapacidade temporária”
  • Carregue uma imagem de boa resolução do laudo médico (lembre-se de que o documento deverá ter o CID da doença, o período de afastamento necessário e o carimbo com CRM/CRO ou RMS do profissional)
  • Siga para a próxima tela e preencha os dados pessoais, como o CPF
  • Informe se houve ou não acidente do trabalho
  • Revise os dados e conclua a solicitação.

Após 45 a 90 dias do envio do requerimento, o INSS agendará a perícia médica para avaliar se o benefício será ou não concedido.

Se liberado, o pagamento será realizado mensalmente, com a duração do benefício variando conforme a subcategoria de auxílio aprovada.

Uma vez recebido o valor mensal, é importante que o trabalhador tenha organização financeira para manter suas despesas em dia.

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