Saber quanto ganha uma aeromoça é uma informação importante para pessoas apaixonadas por viagens, aviação e atendimento ao cliente que estão escolhendo uma carreira.
Essas profissionais desempenham um papel crucial na experiência de voo dos passageiros, garantindo não apenas o conforto, mas também sua segurança durante todo o percurso.
No entanto, ingressar nessa carreira requer mais do que apenas o desejo de voar pelo Brasil e pelo mundo, já que envolve uma combinação única de habilidades, qualificações e compromisso com padrões rigorosos de segurança e serviço.
Neste texto, vamos trazer uma estimativa do quanto ganha uma aeromoça, como é a rotina de trabalho e quais são os requisitos e passos para ingressar na profissão.
Leia até o final!
Quanto ganha uma aeromoça?
Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho e Emprego, a média salarial de um comissário ou comissária de bordo é de R$ 6,2 mil por mês.
Esse valor fica bem acima do piso da categoria, que conforme convenção coletiva, está em R$ 2,4 mil para aviação regular.
No entanto, há muitos fatores que podem elevar o quanto ganha uma aeromoça, como horas de voo e de reserva, adicional noturno, periculosidade, diárias em domingos e feriados, compensação orgânica ou gratificação por tempo de trabalho.
Ainda, a companhia aérea na qual atua, se o atendimento prestado pela profissional é na primeira classe ou na econômica e se os voos são nacionais ou internacionais também influenciam nos salários.
Assim, a remuneração é composta por um valor fixo e outro variável.
Como é ser aeromoça?
A rotina de trabalho de uma aeromoça envolve lidar com uma variedade de situações e pessoas, desde passageiros amigáveis e cooperativos até situações desafiadoras e imprevistas.
É uma atividade que exige habilidades de comunicação, paciência, trabalho em equipe e, acima de tudo, um compromisso com a segurança e o bem-estar dos passageiros.
Há a preparação da aeronave, verificando se assentos e equipamentos de segurança estão em ordem e organizar os suprimentos de alimentos e bebidas, tudo antes do embarque dos passageiros.
Durante o voo, as aeromoças são responsáveis por garantir o conforto e a segurança dos passageiros, servir refeições e bebidas, distribuir cobertores e travesseiros, acomodar bagagens de mão, auxiliar pessoas com necessidades especiais.
E não vamos esquecer da demonstração dos procedimentos de segurança, do fornecimento de informações sobre o voo e respostas a dúvidas dos passageiros.
Em caso de emergência, os comissários de bordo são treinados para agir rapidamente, incluindo primeiros socorros e evacuação da aeronave em pousos forçados.
São responsáveis por controlar e acompanhar o embarque e desembarque e, após a saída de todos os passageiros, ajudam na limpeza e arrumação da aeronave.
Também faz parte da rotina passar pelos procedimentos de segurança dos aeroportos e adaptação com a mudança de fusos horários.
O que precisa para ser aeromoça?
Para ser aeromoça, é preciso ter ensino médio completo, no mínimo 18 anos, boa saúde e condicionamento físico.
Para voos internacionais é indispensável fluência em um segundo idioma, geralmente inglês, que é cada vez mais necessário também em voos domésticos.
Como você pode ver, ter ensino superior não é uma exigência, mas é preciso dominar temas como navegação aérea, primeiros socorros e sobrevivência, emergências a bordo, medicina aeroespacial, meteorologia e regulamentação e legislação.
Além disso, habilidades como comunicação, trabalho em equipe, resolução de problemas, gerenciar desafios e autocontrole são fundamentais.
Agora que você já sabe quanto ganha uma aeromoça, quais são suas atividades e o que é preciso, veja a seguir como é a jornada para entrar na profissão.
Como se tornar aeromoça?
Se você quer ser aeromoço ou aeromoça, após concluir o ensino médio, realize um curso de formação para comissário de bordo e seja aprovado no exame da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
Vencidas essas etapas, faça exames de saúde periciais para obter o Certificado Médico Aeronáutico (2ª classe).
Então, fique de olho nas vagas divulgadas anualmente pelas companhias aéreas.
Ao ser selecionada, você deverá passar por um treinamento teórico e prático (em simulador) sobre o tipo de aeronave na qual irá trabalhar, fazer estágio de voo e prestar um exame da ANAC para obter um Certificado de Habilitação Técnica (CHT).
Para gerenciar seu salário da melhor forma e ter muitas vantagens, abra uma conta digital Neon!
Aproveite e leia outros artigos sobre salários e profissões:
Conta digital completa na palma da sua mão
A Neon é uma conta digital com tudo o que você precisa: cartão de crédito, investimentos em CDB, empréstimos, cashback, Pix, cartão virtual, recargas e muito mais. Abra sua conta agora mesmo!