Profissões do futuro: quais são e como se preparar para elas?

Você sabe quais são as profissões do futuro? Conheça as tendências e saiba quais habilidades serão esperadas no mercado de trabalho.
5 minutos de leitura
5 minutos de leitura
Teclado com iluminação azul

Com as constantes mudanças no mercado de trabalho, é natural surgirem questionamentos sobre a natureza das profissões do futuro.

Afinal, quais serão as habilidades valorizadas? Que modelos de trabalho serão seguidos? Como começar a se preparar agora?

Para compreender esse assunto tão importante e se preparar para o que vem por aí, é necessário refletir sobre as transformações que estão moldando os ambientes profissionais. 

Por isso, falamos neste texto sobre as principais tendências e as carreiras que devem ser prestigiadas nas próximas décadas.

Vem com a gente!

O que são profissões do futuro?

As profissões do futuro são as carreiras com perspectivas de ascensão, segundo especialistas, com base na observação das grandes tendências mundiais e mudanças tecnológicas que impactam o mercado de trabalho.

Estamos falando das atividades econômicas que serão mais valorizadas dentro de alguns anos.

Existem diversas abordagens teóricas para definir quais seriam tais profissões, sendo que a maioria delas considera o contexto da crescente revolução tecnológica nos empreendimentos.

Confira agora características previstas para as profissões do futuro.

Veja também: Sucesso financeiro na vida adulta: como alcançar?

Como serão as profissões do futuro?

Não é preciso bola de cristal para prever certas características do futuro.

Afinal, os sinais de mudança já estão por toda parte, e é só questão de tempo para serem incorporadas à realidade profissional.

Imersão no mundo tecnológico, necessidade de quebrar tradições e habilidade de se reinventar em altas velocidades: tais particularidades já observáveis nas novas gerações serão também evidentes nos novos tipos de carreiras.

Pensando nisso, vamos conferir agora algumas das qualidades que serão observadas nas profissões do futuro.

Aproveite para aprender o que é um Plano de Desenvolvimento Individual.

Tecnologia aplicada

Não tem jeito: grande parte das carreiras consideradas promissoras estarão de alguma forma vinculadas aos recursos tecnológicos.

Assim, os profissionais mais valorizados serão aqueles que aplicarem a tecnologia às demandas e necessidades específicas de cada setor.

Por exemplo, projeta-se grande reconhecimento das áreas de sustentabilidade que trabalhem para a preservação ambiental desenvolvendo materiais biodegradáveis e fontes renováveis de energia.

Valorização das soft skills

O trabalho em parceria com softwares altamente complexos desperta a necessidade de os profissionais exercitarem suas características mais humanas.

Ou seja, para equilibrar o elo com as tecnologias frias e impessoais, espera-se que a afetividade, criatividade espontânea, sensibilidade e boa comunicação sejam características fundamentais das profissões do futuro.

Desta forma, as habilidades comportamento-emocionais, também conhecidas como soft skills, irão garantir o direcionamento adequado de todo o potencial da tecnologia.

Multidisciplinaridade

Com a complexidade dos problemas e desafios que serão enfrentados, é indispensável que o profissional do futuro possua conhecimentos multidisciplinares.

Afinal, a habilidade de conectar as informações de áreas variadas permite chegar a soluções muito mais criativas e eficazes.

Modelos de trabalho mais flexíveis

Vale ressaltar que, em termos de formatos de trabalho, a grande tendência é a adoção de flexibilidade horária e mais leveza nos ambientes de escritório.

Isso onde houver escritórios, uma vez que muitas empresas já estão adotando a modalidade de trabalho remoto ou híbrido para todo o quadro de funcionários.

Quais são as profissões do futuro?

Agora que você já está por dentro das características esperadas para as profissões do futuro, que tal conhecer alguns exemplos dessas carreiras?

Por mais que não consigamos prever o surgimento de novas carreiras específicas, é possível antecipar a valorização de profissões já existentes.

Programadores e engenheiros da computação

Não tem como falar de tecnologia sem começar pelos profissionais que orquestram todo o funcionamento das engrenagens do mundo tecnológico.

Afinal, a elaboração dos softwares está vinculada direta ou indiretamente a todas as áreas de atividades humanas.

Isso vai desde joguinhos infantis de celular até programas computacionais que auxiliam o desempenho médico em cirurgias de risco, por exemplo.

Trata-se de uma área do conhecimento que serve como base para os avanços de todos os demais setores

Portanto, não se trata nem de especulação: as carreiras na área da computação são com certeza profissões do futuro.

Analistas de Big Data

Não somente quem atua na criação computacional está nesta lista, mas também quem interpreta e analisa os dados provindos dos softwares. 

Considerando a progressiva adesão dos empreendimentos aos mecanismos de análise de dados, são certamente consideradas promissoras as atividades de gerenciamento e organização da extensa base de informações coletadas, também conhecida como Big Data.

Vale ressaltar que a gestão da base de dados segundo as boas práticas de cibersegurança são essenciais não somente para sua correta análise e interpretação, mas também para proteger os sistemas computacionais de ataques cibernéticos. 

Técnicos de cibersegurança

Conforme acabamos de destacar, garantir a segurança digital é indispensável para promover a integridade da base de dados de qualquer pessoa ou empreendimento.

Considerando que as estratégias criminosas de ciberataques avançam com as novas descobertas tecnológicas, é necessário estar sempre atualizado e prevenido contra os potenciais golpes.

Nesse contexto, os técnicos de cibersegurança serão cada vez mais valorizados, devido à crescente passagem de serviços e fluxos burocráticos para o ambiente digital.

Leia também: Como evitar fraudes e golpes pela internet nas compras online?

Gestor de Inteligência Artificial

Inteligência artificial (IA) é, sem dúvidas, um assunto do momento, impulsionado pela ascensão meteórica do ChatGPT e outras ferramentas criadas com base nessa tecnologia.

Há quem ame e quem odeie a possibilidade de as máquinas mimetizarem cada vez mais atividades humanas. O fato é que existem infinitas aplicações benéficas da inteligência artificial e esse desenvolvimento não vai parar.

Por exemplo, emissão de diagnósticos médicos, produções industriais otimizadas, atendimento e amparo aos clientes, entre outras.

E para cada possível utilização dessa tecnologia, surge uma modalidade diferente de gestor de IA!

Técnicos e engenheiros ambientais

As profissões vinculadas às práticas de sustentabilidade certamente terão grandes oportunidades decorrentes da proteção ambiental e valorização do consumo consciente.

Com a agenda ESG, espera-se para os próximos anos mudanças regulatórias severas que progressivamente instituam a redução da emissão de poluentes, bem como o tratamento de resíduos fabris e erradicação do desmatamento ilegal. 

Neste contexto, projeta-se o aquecimento do mercado de trabalho vinculado ao desenvolvimento sustentável.

São muitas profissões interessantes, concorda?

A seguir, entenda como se preparar profissionalmente para os novos tempos que estão por vir.

Leia também: Planejamento de metas: como fazer e concretizar seus sonhos?

Como se preparar para as profissões do futuro?

Como as grandes tendências mundiais já podem ser observadas, é possível começar a se preparar para o contexto profissional dos próximos anos.

Para planejar seus futuros rumos profissionais, siga as dicas a seguir.

Estude, estude e estude

Em primeiro lugar, conhecimento nunca é demais: invista em estudo e capacitações.

Uma boa ideia é fazer pesquisas para utilizar recursos tecnológicos em sua área de atuação. 

Para adquirir o conhecimento necessário, opte por graduações ou cursos de especialização

Com a possibilidade de ensino a distância (EaD), você pode conciliar mais facilmente seus estudos com sua rotina atual.

No entanto, lembre-se que a multidisciplinaridade é uma das características dos profissionais do futuro. Assim, busque manter-se atualizado e informado sobre diversas áreas do conhecimento.

Desenvolva suas soft skills

Além de buscar qualificações técnicas aprofundadas, recomenda-se investir no desenvolvimento das soft skills como:

  • Liderança empática;
  • Comunicação não-violenta;
  • Escuta ativa;
  • Rapidez e flexibilidade para se adaptar a novas tecnologias;
  • Alta concentração para resolver problemas complexos.

Para treinar essas habilidades, você pode utilizar diversas técnicas e ferramentas de autoconhecimento. Por exemplo, é possível realizar participar de imersões e mentorias com profissionais qualificados de Recursos Humanos ou Psicologia.

Além disso, para o desenvolvimento pessoal, recomenda-se práticas de feedback com colegas de trabalho ou de faculdade. Busque anotar seus avanços, para mensurar seu progresso.

Enfim, o segredo é estar em constante aprendizado! Dessa forma, você certamente estará atualizado das necessidades do mercado de trabalho, facilitando uma possível recolocação profissional.

Para estar por dentro dos principais assuntos relativos ao mercado de trabalho e educação financeira, fique sempre ligado no blog Neon!

O propósito da Neon é criar caminhos por uma vida financeira melhor para todos os brasileiros. A educação financeira é um dos principais pilares para fazer isso acontecer, por isso estamos aqui para te acompanhar em sua jornada com as finanças.

Este artigo foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 14

Seja o primeiro a avaliar este post.

Tags:
Picture of Time Neon
Time Neon
Um time de pessoas dedicadas a diminuir desigualdades, mostrando caminhos financeiros mais simples e justos, porque todos merecem um futuro brilhante.

Você também pode se interessar

NEON LOGO