Quanto ganha uma aeromoça? Veja o salário e rotina de trabalho

Quer saber quanto ganha uma aeromoça? Veja a média de salário, o que essa profissional faz, o que é necessário e como se tornar uma.
3 minutos de leitura
3 minutos de leitura
Aeromoça sorrindo em frente a fundo azul

Saber quanto ganha uma aeromoça é uma informação importante para pessoas apaixonadas por viagens, aviação e atendimento ao cliente que estão escolhendo uma carreira.

Essas profissionais desempenham um papel crucial na experiência de voo dos passageiros, garantindo não apenas o conforto, mas também sua segurança durante todo o percurso.

No entanto, ingressar nessa carreira requer mais do que apenas o desejo de voar pelo Brasil e pelo mundo, já que envolve uma combinação única de habilidades, qualificações e compromisso com padrões rigorosos de segurança e serviço.

Neste texto, vamos trazer uma estimativa do quanto ganha uma aeromoça, como é a rotina de trabalho e quais são os requisitos e passos para ingressar na profissão.

Leia até o final!

Quanto ganha uma aeromoça?

Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho e Emprego, a média salarial de um comissário ou comissária de bordo é de R$ 6,2 mil por mês.

Esse valor fica bem acima do piso da categoria, que conforme convenção coletiva, está em R$ 2,4 mil para aviação regular.

No entanto, há muitos fatores que podem elevar o quanto ganha uma aeromoça, como horas de voo e de reserva, adicional noturno, periculosidade, diárias em domingos e feriados, compensação orgânica ou gratificação por tempo de trabalho.

Ainda, a companhia aérea na qual atua, se o atendimento prestado pela profissional é na primeira classe ou na econômica e se os voos são nacionais ou internacionais também influenciam nos salários.

Assim, a remuneração é composta por um valor fixo e outro variável.

Como é ser aeromoça?

A rotina de trabalho de uma aeromoça envolve lidar com uma variedade de situações e pessoas, desde passageiros amigáveis e cooperativos até situações desafiadoras e imprevistas.

É uma atividade que exige habilidades de comunicação, paciência, trabalho em equipe e, acima de tudo, um compromisso com a segurança e o bem-estar dos passageiros.

Há a preparação da aeronave, verificando se assentos e equipamentos de segurança estão em ordem e organizar os suprimentos de alimentos e bebidas, tudo antes do embarque dos passageiros.

Durante o voo, as aeromoças são responsáveis por garantir o conforto e a segurança dos passageiros, servir refeições e bebidas, distribuir cobertores e travesseiros, acomodar bagagens de mão, auxiliar pessoas com necessidades especiais.

E não vamos esquecer da demonstração dos procedimentos de segurança, do fornecimento de informações sobre o voo e respostas a dúvidas dos passageiros.

Em caso de emergência, os comissários de bordo são treinados para agir rapidamente, incluindo primeiros socorros e evacuação da aeronave em pousos forçados.

São responsáveis por controlar e acompanhar o embarque e desembarque e, após a saída de todos os passageiros, ajudam na limpeza e arrumação da aeronave.

Também faz parte da rotina passar pelos procedimentos de segurança dos aeroportos e adaptação com a mudança de fusos horários.

O que precisa para ser aeromoça?

Para ser aeromoça, é preciso ter ensino médio completo, no mínimo 18 anos, boa saúde e condicionamento físico.

Para voos internacionais é indispensável fluência em um segundo idioma, geralmente inglês, que é cada vez mais necessário também em voos domésticos.

Como você pode ver, ter ensino superior não é uma exigência, mas é preciso dominar temas como navegação aérea, primeiros socorros e sobrevivência, emergências a bordo, medicina aeroespacial, meteorologia e regulamentação e legislação.

Além disso, habilidades como comunicação, trabalho em equipe, resolução de problemas, gerenciar desafios e autocontrole são fundamentais.

Agora que você já sabe quanto ganha uma aeromoça, quais são suas atividades e o que é preciso, veja a seguir como é a jornada para entrar na profissão.

Como se tornar aeromoça?

Se você quer ser aeromoço ou aeromoça, após concluir o ensino médio, realize um curso de formação para comissário de bordo e seja aprovado no exame da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Vencidas essas etapas, faça exames de saúde periciais para obter o Certificado Médico Aeronáutico (2ª classe).

Então, fique de olho nas vagas divulgadas anualmente pelas companhias aéreas.

Ao ser selecionada, você deverá passar por um treinamento teórico e prático (em simulador) sobre o tipo de aeronave na qual irá trabalhar, fazer estágio de voo e prestar um exame da ANAC para obter um Certificado de Habilitação Técnica (CHT).

Para gerenciar seu salário da melhor forma e ter muitas vantagens, abra uma conta digital Neon!

Conta digital completa na palma da sua mão

A Neon é uma conta digital com tudo o que você precisa: cartão de crédito, investimento, empréstimos, cashback, Pix, cartão virtual, recargas e muito mais. Abra sua conta agora mesmo!

Aproveite e leia outros artigos sobre salários e profissões:

O propósito da Neon é diminuir desigualdades, mostrando caminhos financeiros mais simples e justos, porque todos merecem um futuro brilhante. A educação financeira é um dos principais pilares para fazer isso acontecer, por isso estamos aqui para te acompanhar em sua jornada com as finanças.

Este artigo foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Tags:
Time Neon
Time Neon
Um time de pessoas dedicadas a diminuir desigualdades, mostrando caminhos financeiros mais simples e justos, porque todos merecem um futuro brilhante.

Você também pode se interessar

NEON LOGO
Minutos
Segundos