ETF: tire suas dúvidas sobre assunto

Você sabe o que é ETF e por que vem ganhando popularidade entre os investidores? Entenda como funciona, quais as vantagens e como investir.
2 minutos de leitura
2 minutos de leitura
Blocos de madeira em que se lê "ETF"

Categoria de investimento ainda recente no Brasil, o ETF vem ganhando popularidade entre os investidores de pequeno e médio porte por suas características únicas. 

De fato, se compararmos com outros ativos de risco, como as ações de empresas, os ETFs são uma opção mais atrativa para quem não pode arcar com os custos de corretagem associados aos papéis mais voláteis.

Leia o texto até o final para entender como funciona uma ETF e aprenda a investir em um ativo com alta rentabilidade e risco relativamente baixo.

O que é ETF?

Um ETF, ou Exchange-Traded Fund, é um tipo de fundo de investimento negociado em bolsa de valores que oferece aos investidores uma forma diversificada de investir em ativos financeiros, como ações, títulos, commodities e outros instrumentos.

Os ETFs são projetados para rastrear o desempenho de índices específicos — como o S&P 500, por exemplo — e são negociados como ações com preços em tempo real durante o horário de funcionamento do mercado. 

São conhecidos pela liquidez, transparência e diversificação, combinando características de fundos mútuos e ações.

Qual a diferença entre ações e ETFs?

A principal diferença entre ações e ETFs está na forma como representam a propriedade e a diversificação. 

As ações representam a propriedade de uma parte de uma única empresa, enquanto os ETFs são fundos que detêm uma cesta diversificada de ativos, como ações, títulos ou commodities.

Isso significa que, ao comprar ações, você está investindo em uma empresa específica, sujeito ao seu desempenho individual, enquanto os ETFs, por serem diversificados, reduzem o risco associado a um único ativo. 

Sem contar que as ações são compradas e vendidas no mercado secundário, onde os preços podem variar amplamente, dependendo da oferta e demanda.

Já os ETFs são negociados com base no valor líquido dos ativos, com preços em tempo real. Também tendem a ter custos de administração mais baixos do que investir em várias ações individualmente.

Como funcionam os ETFs?

Os ETFs funcionam como veículos de investimento no qual os investidores adquirem cotas de um fundo, sem investir diretamente em ações. A grande diferença em relação às ações é que os ETFs oferecem diversificação automática, pois um único ETF pode conter vários ativos, “pulverizando” o risco.

São ativos negociados em bolsas de valores, o que proporciona liquidez e a capacidade de comprar e vender ao longo do dia, semelhante às ações. 

Os preços dos ETFs flutuam com base na oferta e demanda do mercado, mas geralmente seguem de perto o valor líquido dos ativos subjacentes.

Qual a vantagem de investir em ETF?

Em razão das suas características, os ETFs trazem vantagens bastante consideráveis para seus investidores. Veja algumas delas:

  • Diversificação automática em diversos ativos
  • Liquidez e flexibilidade na negociação
  • Baixos custos de administração em comparação com fundos mútuos
  • Transparência, pois os ativos subjacentes são divulgados diariamente
  • Acesso a diferentes classes de ativos, como ações, títulos, commodities e setores
  • Potencial para minimizar riscos, pois um ETF abrange vários ativos
  • Facilidade de compra e venda, sem depender do horário de funcionamento do mercado
  • Ideal para investidores com objetivos de longo prazo ou curto prazo
  • Acompanha o desempenho de índices amplamente reconhecidos.

Como investir em ETF?

Para investir em ETFs, é necessário abrir uma conta em uma corretora ou plataforma de negociação. O próximo passo é pesquisar e selecionar o ETF conforme os seus objetivos e perfil de investidor.

Feito isso, é só colocar uma ordem de compra, indicando a quantidade desejada de ETF, não esquecendo de monitorar seu desempenho para resgate futuro. 

Você pode optar pelo CDB, um investimento de baixo risco que rende até o dobro da poupança!

O propósito da Neon é criar caminhos por uma vida financeira melhor para todos os brasileiros. A educação financeira é um dos principais pilares para fazer isso acontecer, por isso estamos aqui para te acompanhar em sua jornada com as finanças.

Este artigo foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 35

Seja o primeiro a avaliar este post.

Tags:
Picture of Time Neon
Time Neon
Um time de pessoas dedicadas a diminuir desigualdades, mostrando caminhos financeiros mais simples e justos, porque todos merecem um futuro brilhante.

Você também pode se interessar

Logo Neon Azul