Como vender mais na Black Friday? 7 dicas para faturar mais

Quer saber como vender mais na Black Friday e aproveitar a data para faturar alto? Confira nossas dicas e comece agora mesmo!
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Mulher em ligação no celular enquanto escreve em caderno

Quer aprender como vender mais na Black Friday? A hora é agora!

O mês de novembro se consolidou como um dos períodos mais importantes do ano para o varejo, e, com a proximidade da data, é natural que você busque estratégias para faturar alto.

A boa notícia é que não faltam maneiras de atrair clientes, fazer promoções e garantir aquele reforço no caixa, seja você um empreendedor já formalizado ou não.

Pegue papel e caneta para anotar todas as dicas e boas vendas!

Como vender mais na Black Friday? Veja 7 dicas

Antes de avançarmos nas dicas, vamos alinhar um ponto importante aqui.

Você precisa assumir um compromisso honesto com os consumidores se quiser aumentar a sua clientela e faturar mais na Black Friday.

Infelizmente, nos últimos anos, o evento se tornou alvo de piadas como “tudo pela metade do dobro” e “Black Fraude” por conta de lojistas que se aproveitaram do período para enganar os compradores.

Para se ter ideia, somente no ano passado, o Reclame Aqui registrou mais de 12 mil reclamações durante a Black Friday, a maioria relacionada à propaganda enganosa.

Não caia nessa armadilha. Seja transparente com o seu cliente e crie promoções reais que valem mesmo a pena.

Combinado?

Agora, vamos às dicas.

1. Ofereça descontos atraentes

Na Black Friday, a expectativa do consumidor é encontrar preços baixos.

Se quiser entrar na disputa e se destacar entre seus concorrentes, você precisa oferecer descontos tentadores.

Tenha em mente que o cliente está à espera de uma oportunidade única.

Portanto, quanto maior for o apelo, mais chances você tem de vender.

2. Aposte no senso de urgência

O senso de urgência é um gatilho mental utilizado no marketing para despertar no cliente a sensação de que ele pode perder a chance de aproveitar uma oportunidade incrível se não agir imediatamente.

Na prática, consiste em criar promoções imperdíveis com prazo de validade.

Vale usar expressões como “somente hoje”, contador de tempo ou qualquer outro mecanismo que deixe claro que a oferta irá expirar.

Com isso, você estimula o consumidor a comprar antes que a promoção se encerre.

3. Faça upsell e cross sell

Você não precisa dedicar seu esforço apenas em atrair mais clientes para a sua loja.

Outra forma de vender mais é aumentar o seu ticket médio — valor médio gasto por cada cliente em uma só compra.

Nesse caso, vale investir em estratégias de upsell e cross sell.

No upsell, você deve oferecer ao cliente uma versão melhor ou mais completa de um produto ou serviço pelo qual ele está interessado.

Já o cross sell envolve a venda de um produto ou serviço adicional ao que o cliente está interessado.

4. Pense no frete também

De nada vale oferecer um desconto irresistível e o frete custar os olhos da cara. O valor da entrega precisa fazer sentido para o seu cliente. 

E na Black Friday, você pode até usar o frete como argumento de atração.

Aliás, ele pode ser um fator decisivo na escolha do consumidor.

De acordo com uma pesquisa feita pela Walker Sands, 77% dos entrevistados afirmaram que o frete grátis os torna mais propensos a adquirir um item.

Avalie a possibilidade de disponibilizar frete grátis para os compradores ou, pelo menos, torná-lo mais acessível.

Aproveite para saber o que é e como usar uma tabela de precificação.

5. Dê brindes ou amostras grátis

A verdade é que, assim como o frete, outros itens grátis podem servir de incentivo para o comprador.

Quando você oferece um brinde ou amostra sem custo, além de ficar contente, o consumidor se sente em dívida com você.

É como se ele tivesse o dever de te dar algo em troca.

Isso pode fazer com que ele retribua comprando um produto da sua loja ou se tornando um cliente fiel.

6. Crie um programa de cashback

É fato que as pessoas gostam de pagar menos ao fazer compras, principalmente na Black Friday.

É por isso que o cashback tem feito tanto sucesso entre os consumidores.

Na prática, o cliente ganha de volta uma porcentagem do valor gasto.

Além de oferecer descontos, você também pode pensar em criar um programa de cashback.

Essa estratégia pode ser mais uma forma de atrair clientes para a sua loja.

7. Disponibilize condições de pagamento variadas

Se a sua loja ainda não tem meios de pagamento variados, a Black Friday pode ser o pretexto que você precisava para rever isso.

Além de aceitar diversas bandeiras de crédito e débito e boleto bancário, uma boa opção é disponibilizar o pagamento via Pix.

O Pix foi o meio de pagamento mais popular do Brasil em 2023 e a tendência é de que ele continue sendo bastante utilizado.

Pix Cobrança: como usar para receber de clientes + vantagens.

Como se preparar para as vendas da Black Friday?

Para que tudo ocorra bem durante o evento e as suas vendas sejam um sucesso, é preciso preparar tudo com antecedência.

Fique atento aos detalhes abaixo:

Planeje a sua campanha

Uma Black Friday bem-sucedida requer planejamento.

E isso inclui diversas ações, como, por exemplo, a seleção dos produtos que serão postos à venda em destaque, a definição de preços, os meios de divulgação que serão utilizados, etc.

Pense na Black Friday como uma grande campanha e trace um plano de marketing bem feito.

Prepare o seu site

Durante o evento, os acessos à sua página na web tendem a aumentar muito.

Por isso, seu site precisa estar preparado para receber o volume de gente.

Certifique-se de que seu site tenha uma boa experiência em todos os dispositivos.

Faça também uma análise de possíveis riscos e crie um plano de ação para os potenciais problemas.

Reforce o seu estoque

É bastante provável que, com os descontos oferecidos, as suas vendas aumentem.

Dessa forma, você precisa garantir que tenha estoque suficiente para a alta demanda.

Ao decidir quais produtos serão postos à venda com destaque, lembre-se de considerar uma quantidade que atenda ao pico da época, ok?

Treine os seus funcionários

Sua equipe precisa estar preparada para lidar com um aumento nos atendimentos.

É necessário ter agilidade e eficiência para o fluxo de clientes que podem precisar de ajuda.

Revise seus processos de atendimento e crie procedimentos específicos se for necessário.

Capacite também os profissionais para responder perguntas sobre promoções, produtos e políticas de troca.

Avalie ainda se há a necessidade de contratação de mão de obra temporária para dar conta da demanda.

Aqui falamos sobre técnicas para abordar o cliente do jeito certo.

Atenção à logística

O prazo de entrega é tão importante quanto o preço do produto e o valor do frete.

Para ter um prazo competitivo, você precisa dar uma atenção especial à logística do seu negócio.

Caso a sua operação não dê conta de oferecer agilidade na entrega, considere novas formas de distribuição, como parcerias com transportadoras.

Considere o pós-venda

Muitos clientes novos podem chegar à sua loja durante a Black Friday, e esse primeiro contato é determinante.

Se a experiência for boa, há grandes chances de que esses clientes voltem. Então, pense além da compra

Ofereça um suporte pós-venda de qualidade, acompanhe a satisfação do cliente e crie estratégias para fidelizá-lo.

A Black Friday pode ser uma ótima oportunidade para construir relacionamentos de longo prazo com seus consumidores.

Gostou das dicas que ajudam a como vender mais na Black Friday e se preparar para essa data comercial tão importante?

Aproveite e leia também o guia sobre vendas na Black Friday.

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