Black Friday 2024: quando é, o que comprar e como aproveitar

Você sabe quando vai ser a Black Friday de 2024? Veja como aproveitar, o que comprar, quanto de desconto conseguir e como evitar golpes.
5 minutos de leitura
5 minutos de leitura
Mulher sorrindo segurando duas sacolas de compras

Os primeiros meses de um novo ano são marcados por definição de metas e objetivos, muitos relacionados à aquisição de bens para a família, casa ou para si mesmo, e por isso muitas pessoas já começam a se planejar para aproveitar a Black Friday 2024.

Esse é um excelente momento para comprar uma variedade de produtos com descontos significativos, economizando dinheiro e ao mesmo tempo adquirindo itens da sua lista de desejos.

No entanto, é importante saber comprar com responsabilidade e não se deixar levar pela empolgação das promoções, o que pode acabar pesando no orçamento.

Siga a leitura para saber tudo sobre a Black Friday 2024, quando é, o que significa, como funciona, como foi a edição do ano passado, o que se espera para este ano, de quantos são os descontos, o que comprar, como aproveitar melhor e evitar golpes.

Que dia é a Black Friday 2024?

Anote no seu calendário: a Black Friday 2024 será em 29 de novembro.

A sexta-feira dos descontos é sempre o dia seguinte ao feriado de Thanksgiving (Dia de Ação de Graças, nos Estados Unidos), que por sua vez é celebrado na quarta quinta-feira do mês de novembro.

Dependendo do dia da semana em que novembro começa, essas datas podem significar a última quinta e sexta-feira do mês, o que ocorre na maioria dos anos, mas não sempre.

Por exemplo, em 2012, novembro começou em uma quinta-feira, então tivemos os dias 1 e 2, 8 e 9, 15 e 16, 22 e 23 e 29 e 30 totalizando cinco quintas e sextas-feiras — naquele ano, a quarta quinta-feira de novembro e a sexta-feira seguinte não foram as últimas do mês.

Portanto, a Black Friday não é definida pela última sexta-feira de novembro e sim pela sexta-feira que segue o Dia de Ação de Graças.

Quando começa a Black Friday 2024?

Embora a Black Friday seja, como vimos, no dia seguinte à comemoração de Ação de Graças, muitos comerciantes e sites dão início às promoções antes disso.

É comum ver ofertas valendo já no início da semana e há até mesmo aqueles varejistas que estendem os descontos para o mês todo.

Então, fique ligado na divulgação das lojas, pois além de aproveitar os preços baixos da Black Friday 2024, você pode se beneficiar da Black Week e até mesmo da Black November.

Além disso, se você quiser comprar em uma loja física, terá que aguardar seu horário de abertura, mas se planeja adquirir produtos pela internet, já à meia-noite do dia 29 de novembro poderá encontrar muitas promoções disponíveis.

Quando acaba a Black Friday 2024?

Da mesma forma que as ofertas começam a valer antes da Black Friday oficial, muitos sites e lojistas seguem com as promoções para além da data.

Portanto, não necessariamente os descontos vão terminar às 23h59min do dia 29 de novembro na Black Friday 2024.

Aliás, com o objetivo de impulsionar as vendas online e prolongar as ofertas, foi criada a Cyber Monday, que acontece na segunda-feira após esse dia dedicado às compras, que neste ano será 2 de dezembro.

O que significa Black Friday?

O comércio depende de consumidores e, como sabemos, ao longo do ano muitas datas incentivam que as pessoas vão às lojas, físicas ou virtuais, e adquiram produtos ou serviços.

Entre outubro e o Natal não há eventos que alavanquem de forma muito significativa as vendas no geral — é por isso que a Black Friday, em novembro, tem cada vez mais peso para o comércio no Brasil.

Assim, a data marca o início oficial da temporada de compras de fim de ano, representando o dia em que os varejistas começam a lucrar mais, impulsionados pelos gastos intensos dos consumidores, graças a descontos e ofertas especiais.

Como funciona a Black Friday?

Na Black Friday, os varejistas oferecem descontos significativos em uma ampla variedade de produtos, desde eletrônicos e eletrodomésticos até roupas e brinquedos, e realizam campanhas de comunicação para atrair os consumidores.

Além de lojas, muitos shoppings e grupos de varejistas se unem para promover a data de forma conjunta, ampliando o alcance das ofertas e atraindo mais clientes, com campanhas de marketing, eventos especiais e horários de atendimento estendidos.

É importante lembrar que a Black Friday acontece tanto em lojas físicas quanto online, permitindo aos consumidores fazer compras pessoalmente ou através de sites.

Como foi a Black Friday 2023

Segundo pesquisas divulgadas na InfoMoney e InvestNews, em 2023 a Black Friday no Brasil teve um desempenho inferior a outros anos, mas ainda assim movimentou bastante o mercado.

As categorias telefonia, eletrodoméstico e informática tiveram queda no desempenho, enquanto perfumaria, alimentos e moda tiveram aumento nas vendas em quase 27%, 6% e 7%, respectivamente.

Mesmo com um cenário de vendas abaixo do esperado, o que pode ser reflexo da inflação e queda no poder de compra do consumidor, o comércio virtual faturou cerca de R$ 5,2 bilhões, com 8,2 milhões de encomendas.

Como esses valores englobam as vendas entre quinta-feira e domingo, acredita-se que parte da queda no desempenho da Black Friday esteja no fato de muitas ofertas serem antecipadas e até mesmo acontecerem durante todo o mês.

O que esperar da Black Friday 2024?

Para a Black Friday 2024, acredita-se que os segmentos de alimentação, beleza, saúde e bem-estar permaneçam com desempenho acima da média.

Além disso, os cortes na taxa Selic (que começaram a ser implementados gradualmente no meio do ano passado), juros mais baixos e expansão de crédito podem impactar positivamente o maior evento de compras de 2024.

O que comprar na Black Friday 2024?

Não é porque está barato que você vai sair comprando tudo, afinal, além de ser um desperdício de dinheiro (pois você dificilmente vai usar aquilo que não precisa, mas terá que pagar essa conta), também é de recursos naturais e matéria-prima.

Portanto, o que vale a pena comprar na Black Friday 2024 é aquilo que você precisa, que está na sua lista de desejo há tempos, que vai facilitar sua vida e da sua família, que vai trazer benefícios de uso no seu dia a dia.

Dito isso, produtos sustentáveis, relacionados a bem-estar e saúde e também tecnologia são as tendências para o ano, além de dispositivos de realidade aumentada.

Veja alguns exemplos do que geralmente vale a pena comprar na Black Friday:

  • Eletrônicos
  • Eletrodomésticos
  • Moda e acessórios
  • Produtos de beleza e cuidados pessoais
  • Jogos e entretenimento
  • Artigos para a casa.

Quanto de desconto tem na Black Friday?

Os descontos oferecidos durante a Black Friday podem variar significativamente dependendo do produto, do varejista e das condições do mercado, indo de 10% a 70% ou mais.

No entanto, é importante ter em mente que nem todos os descontos são igualmente vantajosos.

Alguns varejistas podem aumentar os preços antes da Black Friday para que os descontos pareçam mais impressionantes.

Além disso, nem todos os produtos à venda podem ser genuinamente descontados, então é essencial fazer uma pesquisa cuidadosa e comparar preços antes de fazer uma compra.

Assim, enquanto alguns descontos podem ser bastante generosos durante a Black Friday 2024, é importante manter um olhar crítico sobre as ofertas para garantir que você está realmente economizando dinheiro em suas compras.

Como aproveitar a Black Friday da melhor forma?

Existe uma série de ações que você pode adotar para aproveitar ao máximo a Black Friday 2024.

Dentre elas, podemos citar:

  • Faça uma lista de desejos com os produtos que você quer e priorize os itens de maior necessidade ou aqueles que você está acompanhando há algum tempo, evitando compras por impulso
  • Pesquise preços antes para ter uma ideia do valor médio dos produtos que você deseja, reconhecendo ofertas reais e evitando ser enganado por descontos inflacionados
  • Cadastre-se para alertas de preços em sites
  • Acompanhe as ofertas antecipadamente já que muitos varejistas começam suas promoções antes da própria Black Friday
  • Verifique as políticas de devolução antes de efetivar uma compra.

Para saber mais, leia nosso artigo sobre como aproveitar as ofertas de Black Friday.

10 dicas para evitar golpes na Black Friday 2024

A empolgação por aproveitar ofertas e promoções na Black Friday 2024 pode deixar o consumidor descuidado e propenso a cair em golpes.

Por isso, é importante seguir algumas dicas para se proteger, como:

  • Compre de lojas e sites confiáveis
  • Verifique a autenticidade dos sites antes de comprar
  • Desconfie de ofertas exageradas ou boas demais
  • Não clique em links de e-mails suspeitos
  • Pesquise a reputação da loja ou sites
  • Use métodos de pagamento seguros
  • Monitore suas contas e transações bancárias
  • Evite fazer compras utilizando rede pública de Wi-Fi
  • Mantenha seu antivírus atualizado para compras na internet
  • Se algo parecer suspeito, interrompa a compra.

Para se proteger ainda mais, leia nosso artigo sobre compras seguras na Black Friday.

E para cuidar bem do seu dinheiro, tenha uma conta digital Neon!

O propósito da Neon é diminuir desigualdades, mostrando caminhos financeiros mais simples e justos, porque todos merecem um futuro brilhante. A educação financeira é um dos principais pilares para fazer isso acontecer, por isso estamos aqui para te acompanhar em sua jornada com as finanças.

Este artigo foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Tags:
Time Neon
Time Neon
Um time de pessoas dedicadas a diminuir desigualdades, mostrando caminhos financeiros mais simples e justos, porque todos merecem um futuro brilhante.

Você também pode se interessar

NEON LOGO
Minutos
Segundos