Chegou a hora de fazer as compras de fim de ano e bateu aquela preocupação com o orçamento? Calma! É possível se organizar para economizar nessa época sem deixar de presentear e celebrar as festas.

Neste artigo, você vai conferir dicas exclusivas para planejar seu orçamento e manter a saúde financeira nas compras de Black Friday, Natal e Ano Novo.

Leia com atenção e aproveite dezembro no azul.

Quando começam as compras de fim de ano?

As compras de fim de ano começam oficialmente na Black Friday, que é a sexta-feira de descontos global.

Em 2022, o comércio online faturou R$ 6,15 bilhões em compras, segundo dados da Neotrust.

O número representa uma queda de 23% em relação a 2021, um fenômeno explicado pela Copa do Mundo e pelo cenário econômico atual do país.

Ainda assim, é um resultado bastante expressivo, e ainda houve uma alta de 1% nas compras online no período. Só a varejista Amazon, por exemplo, vendeu mais de 3,5 milhões de produtos em apenas 48 horas.

Em relação ao mês de dezembro como um todo, as vendas do varejo cresceram 1,4% em 2021, segundo dados do IBGE, mesmo com uma perspectiva de recessão devido à crise econômica e à recuperação da pandemia.

Ou seja, por mais que a situação do país não seja favorável, as compras de fim de ano continuam crescendo e movimentando os negócios no país na época de Black Friday, Natal e Ano Novo.

Vale a pena antecipar as compras de fim de ano?

Uma ideia para economizar nas compras de fim de ano é antecipar a aquisição dos presentes. Essa estratégia tem seus prós e contras.

Por um lado, é mais barato comprar determinados produtos fora das datas comemorativas e você consegue se planejar melhor para encaixar esses gastos no orçamento familiar.

Por outro lado, ao antecipar as compras de fim de ano, você pode perder promoções e descontos vantajosos das lojas.

Então, só você pode decidir o que vale mais a pena para a sua vida financeira.

Dicas para economizar nas compras de fim de ano

Se o seu objetivo é economizar nas compras de fim de ano, confira nossas dicas infalíveis para aliviar o bolso nessa época.

Use comparadores de preços

Uma dica valiosa é acompanhar a evolução dos preços dos produtos que você quer comprar por meio de comparadores de preço como o Buscapé e o Zoom.

Esses sites mostram o histórico de preços dos produtos e ajudam a decidir qual o melhor momento para fazer a compra. Você pode até mesmo criar alertas de preço para ser avisado quando um item chegar ao valor desejado.

Além disso, os comparadores evitam que você caia em promoções enganosas, como quando os lojistas aumentam muito o preço de um produto e semanas depois dão um “desconto”.

Pesquise muito

Nada de comprar no primeiro lugar que aparecer.

Para economizar nas compras de fim de ano, você deve pesquisar bastante e checar o preço dos produtos em diversos sites e lojas.

Considere a forma de pagamento

Além de olhar para o preço dos produtos, você também precisa considerar se a forma de pagamento é vantajosa.

Procure lojas que oferecem bons descontos à vista ou parcelamentos sem juros, se não tiver como pagar tudo de uma vez.

5 dicas de organização financeira para as compras de fim de ano

Agora que você já sabe como economizar nas suas compras de final de ano, confira dicas para encaixar esses gastos no seu orçamento.

1. Use seu 13º salário

Se você trabalha com carteira assinada, a dica é usar uma parte do décimo terceiro salário para fazer as compras de fim de ano.

Dessa forma, você consegue pagar à vista, não leva dívidas para o próximo ano e ainda mantém o controle do orçamento.

2. Defina um limite de gastos

As compras de Black Friday, Natal e Ano Novo precisam ter um limite claro dentro do seu orçamento. Então, antes de tudo, faça as contas e defina um teto para todas as despesas desse período.

E, claro, não ultrapasse esse valor de maneira alguma, se não quiser ficar endividado.

3. Evite parcelamentos

Os parcelamentos são perigosos nas compras de novembro e dezembro porque fazem você levar dívidas para o ano seguinte.

Sabemos que no início do ano surgem muitos gastos, como impostos, material escolar, entre outras despesas. Por isso, evite ao máximo parcelar compras de fim de ano, optando sempre pelo pagamento à vista.

4. Não compre por impulso

O fim do ano é marcado por inúmeras promoções e aquele clima de festa que nos leva a gastar mais.

Então, prepare-se para resistir às compras por impulso, ou você pode se arrepender quando chegar a fatura.

5. Seja criativo

Por fim, um pouco de criatividade é necessário para gastar menos nas compras de final de ano e fazer os presentes caberem no seu orçamento.

Em vez de comprar itens mais caros como roupas e eletrônicos, que tal apostar em um produto artesanal ou personalizado? Às vezes um presente criativo pode impressionar mais do que um item caro.

E então, está pronto para economizar nas compras de fim de ano e comemorar o Ano Novo no azul?

Aproveite e confira 11 ideias de presentes de Natal e 4 dicas para economizar.

O propósito da Neon é diminuir desigualdades, mostrando caminhos financeiros mais simples e justos, porque todos merecem um futuro brilhante. A educação financeira é um dos principais pilares para fazer isso acontecer, por isso estamos aqui para te acompanhar em sua jornada com as finanças.

Conheça a Neon e todos os produtos que esperam por você aqui.