Atualizado em 16 de dezembro de 2021

É fato que todo mundo quer saber como economizar dinheiro, mas já adiantamos que não adianta sair cortando todas as suas despesas relacionadas ao seu lazer, por exemplo, pois isso não será sustentável a longo prazo e não será saudável para você.

Precisamos reforçar que são as pequenas mudanças no dia a dia que farão a diferença para você conseguir poupar de maneira constante. É preciso entender, de uma vez por todas, que economizar dinheiro não está relacionado a privações, mas sim a usar o seu dinheiro com inteligência.

Por isso, é importante conhecer sua situação financeira, identificar oportunidades de melhoria e, claro, aprender como economizar dinheiro.

Para te ajudar, neste conteúdo iremos trazer algumas dicas relacionadas ao assunto. Você pode navegar pelos tópicos abaixo:

Gostou? Continue lendo!

11 dicas para você aprender como economizar dinheiro em 2022

1. Tenha uma planilha de gastos

O primeiro passo para economizar dinheiro é mapear sua renda mensal e todos os seus gastos. Afinal, você sabe dizer exatamente quanto ganha por mês e quanto suas despesas comprometem do seu orçamento? Você precisa saber essa resposta.

Este é o momento de você listar quais são suas despesas fixas e variáveis para entender o que realmente não pode ser cortado e o que pode ser reduzido.

Dessa forma, você conseguirá dar andamento à sua educação financeira e saberá como economizar dinheiro em 2022, pois terá um panorama de todos os valores e poderá colocar as suas finanças em ordem.

Leia também: O que são despesas variáveis? Veja 9 dicas para economizar nas suas

Para isso, você pode usar uma planilha de gastos mensais. Quer uma boa notícia? Nós temos duas versões prontas para serem usadas, uma completa e uma simplificada, basta baixar a que for melhor para você.

BAIXAR PLANILHA COMPLETA

BAIXAR PLANILHA SIMPLIFICADA

Para começar a usar você só precisa inserir os valores referentes ao seu orçamento e os cálculos serão feitos automaticamente pela planilha.

Ao fazer isso, você identificará com mais facilidade quais são as oportunidades para guardar dinheiro, seja cortando um gasto desnecessário ou reduzindo alguma despesa de valor elevado.

Ou seja, nada como uma planilha para juntar dinheiro, não é mesmo?

2. Reveja suas prioridades financeiras

Agora que você já sabe quais são suas principais despesas da casa e quanto gasta no dia a dia, enumere suas prioridades para poupar dinheiro.

Você realmente precisa de todos esses canais de TV a cabo? Ou ainda, você precisa de TV a cabo? Há quanto tempo não vê um vídeo em uma plataforma de streaming que está pagando a assinatura? Entre outros exemplos.

Aproveite e veja aqui como funciona o pagamento recorrente dos serviços por assinatura.

Faça uma análise criteriosa das suas despesas, e veja o que realmente é indispensável e o que pode ser eliminado, mesmo que seja por um período determinado.

3. Faça da organização financeira um hábito

Se você está buscando alternativas sobre como guardar dinheiro, a organização financeira pessoal deve se tornar um hábito no seu dia a dia.

Esse é o único caminho para você ter 100% de controle sobre o seu dinheiro.

baixar ebook organização financeira do zero

Reserve um tempo na sua rotina para ter o seu “minuto do dinheiro” diário. Assim você poderá colocar todo o seu orçamento em ordem e ter clareza sobre como suas contas estão naquele mês.

Falta tempo para organizar as finanças? Veja 7 dicas para te ajudar com isso.

Tem pessoas que nem sequer abrem a fatura do cartão de crédito com medo do que vão encontrar por ali. Isso é um erro gigantesco e pode te colocar em um ciclo de dívidas que será difícil de sair.

Então cuidado e lembre-se de que a organização financeira é a palavra de ordem, do mesmo modo que economizar dinheiro e ter controle sobre os gastos são indispensáveis.

4. Renegocie e quite suas dívidas

Uma das formas de economizar dinheiro é reduzindo os juros pagos com financiamentos, empréstimos e dívidas do cartão de crédito. Neste caso, entre em contato com seus credores e veja o que pode ser feito para diminuir as parcelas.

Para isso é importante conhecer o Custo Efetivo Total (CET), número que representa a soma de todos os custos envolvidos na contratação de um financiamento ou empréstimo.

Em relação ao cartão de crédito, para você conseguir colocar as contas e ordem e começar a juntar dinheiro, é preciso acabar com o ciclo de dívida com o cartão. Veja com sua instituição financeira se é possível renegociar suas pendências e faça o possível para quitá-las quanto antes.

Quanto mais tempo a dívida permanecer sem pagamento, mais altos serão os juros cobrados sobre ela e menos dinheiro você conseguirá economizar. Então não perca tempo para resolver isso!

5. Reduza os gastos supérfluos

Se você quer saber como economizar dinheiro, é fundamental olhar para as suas despesas e analisar se tudo o que você paga hoje realmente é necessário em sua vida.

Neste momento é hora de parar e pensar quais são os gastos supérfluos que podem ser reduzidos ou até mesmo eliminados.

Claro que o que é supérfluo para uma pessoa não necessariamente será facilmente dispensável para outra, mas roupas e acessórios, cosméticos, assinaturas de serviços que não são usados e jogos são alguns exemplos de gastos que podem ser repensados.

Além disso, veja quais despesas você pode renegociar, como o valor pago pela internet e TV a cabo, celular e anuidade do cartão de crédito, por exemplo.

6. Troque os aplicativos e os restaurantes pelo supermercado

Já mencionamos em outros artigos como economizar no supermercado e como evitar os gatos por impulso nos aplicativos, então nossa dica é: quando possível, opte por cozinhar em casa.

Claro que na correria do dia a dia está tudo bem de vez em quando pedir um almoço pronto ou ir jantar fora. Entretanto, fazer as principais refeições do mês em casa tem um custo-benefício maior, principalmente quando estamos economizando dinheiro.

Por isso, organize-se, faça um cardápio da semana e veja se é possível cozinhar tudo de uma vez só para essa tarefa não ocupar tanto tempo da sua rotina. Você verá a diferença que fará para o seu bolso.

Leia também: 11 dicas sobre como economizar dinheiro com alimentação

7. Converse sobre finanças com seus familiares

Pensar em como economizar dinheiro não é uma tarefa fácil, por isso você precisará ter muito cuidado e responsabilidade ao tratar do assunto com a sua família, visto que nem todos os seus familiares podem pensar da mesma maneira.

Nesse sentido, falar de dinheiro não pode ser um tabu, mas sim um momento em que mais de uma cabeça estará pensando em alternativas para otimizar as finanças da casa.

Pense que organizar suas finanças em família será um ganho positivo para todos, já que vocês conseguirão se planejar para juntar dinheiro, e atingir metas e sonhos que hoje estão apenas no papel.

8. Evite gastos por impulso

Se você quer guardar dinheiro e economizar para começar 2022 sem contas atrasadas, você deve evitar as compras por impulso e o consumismo.

Sabe quando você recebe aquele e-mail com uma promoção que parece incrível e você passa a acreditar que realmente precisa daquele produto? Pois é, muito provavelmente você não precisa.

Sem contar que às vezes sua mente pode te sabotar dizendo que “R$ 10 aqui e ali não vão fazer mal”, mas no final do mês isso pode pesar bastante nas suas contas.

Para não cair nessas tentações, lembre-se de que juntar dinheiro é importante não apenas para manter as contas em dia, mas também para você alcançar suas metas e realizar seus sonhos.

9. Tenha uma reserva de emergência

É fato que, quando estamos guardando dinheiro ou reorganizando as nossas finanças, sempre aparece um gasto de última hora, como um conserto do carro, a troca de uma lâmpada, a máquina de lavar roupas que deixa de funcionar, etc.

Para não ser pego desprevenido com essas despesas inesperadas, o ideal é ter uma reserva de emergência. Ela deve ser montada assim que você conseguir começar a economizar dinheiro.

No vídeo abaixo explicamos todos os detalhes sobre como montar uma reserva de emergência, confira:

 

Ter uma reserva te dará mais segurança financeira e ainda contribuirá para você economizar com mais tranquilidade, pois saberá que tem um dinheiro destinado para imprevistos.

Aproveite e baixe o e-book gratuito que temos para te orientar no processo de criação da reserva de emergência:

baixar ebook reserva de emergência

10. Mantenha suas metas para 2022 em mente

É comum que as pessoas estipulem metas para o novo ano e acabem se esquecendo delas com o decorrer do tempo. Por isso, revisite-as sempre que possível para checar se você está no caminho certo para realizar os seus sonhos.

Tão importante quanto poupar dinheiro é usá-lo a seu favor para você alcançar suas metas ao longo do ano. Então, sempre se lembre delas para seu esforço em poupar ter mais propósito.

11. Faça uma renda extra

Além de pensar em alternativas sobre como economizar dinheiro em 2022, também é importante avaliar o que você pode fazer para ter uma renda extra e complementar o seu orçamento.

Você pode fazer freelas, vender produtos pela internet, dar aulas, enfim. O importante é lembrar que, ao se esforçar hoje para ter mais dinheiro, você garantirá um futuro mais tranquilo para você e sua família.

Veja aqui 6 ideias de como ganhar dinheiro extra que você pode começar a aplicar hoje mesmo.

Próximos passos após conseguir economizar dinheiro

Agora que você já conhece algumas dicas para economizar dinheiro em 2022, é importante saber o que fazer com o valor economizado.

Afinal, é dessa forma que você conseguirá começar a montar o seu patrimônio e mudar a sua realidade financeira.

Encontre formas de guardar dinheiro

Para poupar toda semana ou todo mês, é fundamental ter bastante disciplina e persistência. Dessa maneira, pouco a pouco você verá que tem o dinheiro necessário para realizar os seus sonhos e alcançar as suas metas traçadas para o ano.

Agora, se você precisa de um incentivo para conseguir juntar dinheiro com frequência, nós podemos te ajudar! Com o Desafio 52 Semanas você pode começar a poupar toda semana a partir de R$ 1.

E mais: nós temos um kit gratuito completo com tabela, planilha e guia para você poupar com muito mais facilidade, que tal?

COMEÇAR O DESAFIO 52 SEMANAS

Invista seu dinheiro guardado

Economizar dinheiro tem tudo a ver com investimentos, sabe por quê? É economizando que você começa a construir o seu patrimônio financeiro. Nesse sentido, a melhor forma de guardar dinheiro é fazê-lo render e trabalhar para você.

Por isso, se você não sabe ao certo como juntar dinheiro, comece aos poucos e invista na renda fixa, uma categoria de investimentos que tem sua rentabilidade conhecida no momento da aplicação, o que a torna mais segura.

Além disso, não é preciso de muito dinheiro para começar a investir. Você sabia que a partir de R$ 10 você pode investir no CDB Neon, um investimento em renda fixa e com rendimento maior que a poupança?

Veja aqui como funciona o CDB Neon e como investir.

 

Agora você tem o caminho completo para organizar e mudar a sua vida financeira: conheceu dicas sobre como economizar dinheiro, tem um plano para guardar o dinheiro e já sabe como começar a investi-lo!

Conta para a gente nos comentários o que achou das dicas e se pretende dar uma reviravolta nas suas finanças!