Como comprar uma moto? Passo a passo e dicas para escolher

Quer saber como comprar uma moto para aproveitar toda a economia e a agilidade desses veículos? Confira as dicas e veja como escolher!
3 minutos de leitura
3 minutos de leitura
Moto azul antiga estacionada na rua

Você gostaria de saber como comprar uma moto e aproveitar as vantagens desse meio de locomoção?

Com os combustíveis custando cada vez mais caro, cresce a olhos vistos a procura por motos e, em consequência, pela habilitação categoria “A”.

Além disso, na comparação com os carros, as motos são mais ágeis, não ficam presas em congestionamentos e não demandam muito espaço — ou grandes custos — para estacionar.

Veja neste conteúdo como fazer para adquirir uma moto e saiba como escolher o modelo ideal para as suas necessidades.

Como comprar uma moto?

A aquisição de um veículo implica assumir uma grande responsabilidade.

Se esse veículo for uma moto, a responsabilidade é ainda maior, tendo em conta que, em duas rodas, a vigilância e a precaução devem ser redobradas ao conduzir.

Isso sem contar as implicações financeiras, principalmente ao comprar a prazo, quando assumimos o custo do veículo e os juros pelo financiamento.

Na sequência, mostramos como fazer para comprar sem sustos, tanto à vista quanto parcelado.

Como comprar uma moto à vista?

Outra vantagem das motos é que, em geral, elas custam menos que os carros, o que aumenta as possibilidades de uma compra à vista.

Claro que, quanto mais potente ela for, mais cara será, mas na faixa das motos entre 125cc e 250cc, os preços costumam ser bem mais atrativos.

Uma Honda CG 125 zero quilômetro, por exemplo, custa cerca de R$ 10 mil, um montante que pode ser obtido com um esforço relativamente baixo de economia ou com um empréstimo.

Outro ponto positivo é que, ao comprar à vista, algumas concessionárias oferecem descontos, além de permitir que o veículo seja levado no ato da compra.

Como comprar uma moto parcelada?

Para os que não dispõem da soma necessária para a compra à vista, sempre vai existir a possibilidade da aquisição parcelada.

Nesse caso, é preciso dar uma entrada — que pode ser no mesmo valor da parcela em alguns casos — e comprometer-se a pagar o valor que restar em prestações mensais.

Contudo, a compra parcelada só é aprovada pelas financeiras mediante o preenchimento de alguns requisitos, como renda mínima, nome limpo na praça e ausência de outros parcelamentos.

Comprei a moto, e agora?

O primeiro passo depois de comprar a moto é cuidar do seu emplacamento junto ao Detran, caso a concessionária ainda não tenha tratado disso.

Depois, fique atento às rotinas de manutenções periódicas indicadas pelo fabricante, respeitando a quilometragem prevista no manual do proprietário.

E se a moto for usada, cuide sempre da troca do óleo, que deve ser feita a cada 5 mil km, com alguns modelos resistindo bem por até 10 mil ou 15 mil km.

Não menos importante, tenha sempre por perto o seu capacete, acessório obrigatório por lei para a pilotagem de motos, e o seguro sempre em dia.

3 dicas para comprar a moto ideal

Para que a sua moto seja uma realização e motivo só para alegria, é fundamental que a sua compra seja feita com bastante critério.

Siga em frente para saber o que você terá que colocar na balança antes da aquisição e orientar-se antes de decidir qual moto comprar.

1. Priorize a finalidade

Motos são veículos que podem ser utilizados para passeio, mas também para trabalhar.

Se a sua intenção é apenas ter um meio de transporte, terá uma gama de opções mais vasta, tanto em termos de preço quanto de potência. Mas, se o propósito é comprar um veículo para trabalhar, então uma moto de cilindrada mais baixa pode ser a melhor opção.

2. Atenção à posição de pilotagem

Você sabia que cada estilo de moto tem uma posição de pilotagem própria?

As do tipo street são aquelas em que pilotamos como se estivéssemos fazendo um agachamento, enquanto as do tipo “cross” exigem uma posição mais ereta.

Já as motos do tipo Harley-Davidson são pilotadas em uma posição sentada, mas mais estendida, com os braços projetados para cima.

Antes de escolher, é bom testar e ver qual posição é mais cômoda para você.

3. Avalie o custo-benefício de uma moto usada

Saber como comprar uma moto nova não é tão difícil. Acontece que, em certos casos, uma moto usada pode ser uma opção mais interessante, principalmente para quem busca mais potência a um preço mais em conta.

Se é o seu caso, procure fazer uma pesquisa em anúncios de particulares e de concessionárias, tomando como referência de preços a tabela FIPE.

O propósito da Neon é criar caminhos por uma vida financeira melhor para todos os brasileiros. A educação financeira é um dos principais pilares para fazer isso acontecer, por isso estamos aqui para te acompanhar em sua jornada com as finanças.

Este artigo foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 14

Seja o primeiro a avaliar este post.

Tags:
Picture of Time Neon
Time Neon
Um time de pessoas dedicadas a diminuir desigualdades, mostrando caminhos financeiros mais simples e justos, porque todos merecem um futuro brilhante.

Você também pode se interessar

NEON LOGO