Qual a diferença entre crédito e débito e quando usá-los?

Você sabe qual é a diferença entre crédito e débito? Entenda bem o pagamento a prazo e o pagamento à vista e saiba como usar ambos.
4 minutos de leitura
4 minutos de leitura
Mão tirando cartão de carteira

Você sabe a diferença entre crédito e débito nas finanças? Basicamente, estamos falando de duas formas diferentes de fazer pagamentos — uma a prazo e outra à vista.

Para ter uma vida financeira saudável, você precisa conhecer como funcionam produtos financeiros de crédito e débito, que estão muito presentes no nosso dia a dia.

Quer entender melhor a diferença entre crédito e débito?

Então, continue a leitura e domine esses dois conceitos fundamentais.

Qual a diferença entre crédito e débito?

A diferença entre crédito e débito é que o primeiro é uma modalidade de pagamento a prazo, enquanto o segundo envolve pagamentos à vista.

Quando o instrumento financeiro tem a função de crédito, significa que você pode comprar hoje e pagar depois, seja em um único pagamento ou dividido em várias parcelas.

Já o débito requer que haja saldo disponível no ato da compra, pois o dinheiro é descontado instantaneamente.

Para o consumidor poder utilizar instrumentos de crédito, ele deve passar por uma análise de crédito. Esse processo é conduzido por empresas e instituições financeiras para avaliar o score do cliente, sua renda e seu histórico financeiro.

Veja aqui 6 dicas para aumentar o score e melhorar a pontuação do CPF.

A partir dessa análise, o consumidor pode ter uma determinada quantia de crédito liberada através de diversos produtos financeiros, como cartões de crédito, empréstimos e cheque especial.

O débito, por outro lado, é a função mais comum em qualquer meio de pagamento e não requer nenhum tipo de análise, visto que o consumidor só pode pagar com o saldo que possui e nenhuma dívida é criada.

A seguir, detalharemos as características de cada uma das formas de pagamento.

O que é cartão de crédito?

Cartão de crédito é um meio de pagamento que permite que o consumidor compre hoje e pague depois, faça compras parceladas e concentre seus gastos em uma única fatura.

Funciona da seguinte maneira:

  • O cliente solicita o cartão de crédito e passa por uma análise de crédito da empresa responsável;
  • A empresa libera um limite de crédito específico para o consumidor com base em sua reputação e histórico financeiro;
  • O consumidor recebe seu cartão de crédito e pode usá-lo para fazer compras presenciais e online, até o limite estabelecido;
  • O consumidor paga mensalmente todos os gastos do cartão de crédito em uma única fatura, cuja data do vencimento é escolhida por ele;
  • Ainda há a opção de pagar o valor mínimo ou parcial da fatura e entrar no rotativo do cartão de crédito (a linha mais cara do mercado) ou parcelar o valor, se não for possível pagar integralmente.

Leia também: O que é e como funciona o parcelamento do cartão de crédito?

O que é cartão de débito?

Cartão de débito é um meio de pagamento que permite fazer compras debitando o valor diretamente da conta bancária da pessoa. Ele substitui o dinheiro em espécie e os cheques nas compras presenciais e online.

Logo, é um cartão que funciona apenas para pagamentos à vista, desde que a conta bancária tenha saldo suficiente para a transação.

A única exceção é quando a pessoa tem cheque especial contratado, uma linha de crédito que permite continuar usando a função débito até um determinado limite.

Dessa forma, quando o saldo acaba, o consumidor pode utilizar o cheque especial, um tipo de empréstimo — mas cuidado, pois os juros são muito altos!

O que é débito automático no cartão de crédito?

Agora que você sabe a diferença entre crédito e débito, deve estar se perguntando se é possível combinar essas duas funções. Pois saiba que sim, isso acontece no chamado “débito automático no cartão de crédito”.

Essa modalidade é muito usada em assinaturas e compras recorrentes, uma vez que permite que várias parcelas sejam programadas para lançamento na fatura mês a mês.

Dessa forma, o cliente pode fazer a compra de uma assinatura anual e pagar o valor em várias parcelas, sem precisar ocupar o limite do cartão de crédito com o preço total do contrato.

Quando usar o crédito e quando usar o débito?

De modo geral, é indicado que o crédito seja usado para compras de maior valor que precisam ser parceladas. Dessa maneira, você tem acesso a bens mais caros e pode se programar para pagar em várias prestações.

Já o débito deve ser priorizado nos gastos do dia a dia e despesas fixas, respeitando o valor do orçamento.

No entanto, isso não é regra, pois algumas pessoas conseguem se organizar bem concentrando todos os gastos na fatura do cartão de crédito em vez de usar o débito. Isso é vantajoso quando existe algum programa de recompensasque permite juntar pontos e milhas, por exemplo.

O importante é evitar o endividamento excessivo com o crédito, dado que as compras parceladas podem comprometer o orçamento futuro.

Dicas de organização financeira com crédito e débito

Sabendo a diferença entre crédito e débito, fica mais fácil organizar sua vida financeira.

Siga nossas dicas:

  • Baixe nossa planilha de gastos mensais para organizar suas contas;
  • Use uma técnica de organização financeira, como o método dos potes ou o método 50-30-20;
  • Tome muito cuidado com as dívidas de longo prazo no crédito. Elas só valem a pena para investimentos importantes e bens essenciais;
  • Conheça bem todos os tipos de crédito e verifique taxas de juros, tarifas e encargos antes de contratar qualquer empréstimo;
  • Evite as linhas de crédito com juros mais altos, como o rotativo do cartão de crédito e o cheque especial.

Entendeu a diferença entre crédito e débito? Aproveite e conheça todas as vantagens do cartão de crédito Neon.

banner com cta para solicitar cartão de crédito neon

O propósito da Neon é diminuir desigualdades, mostrando caminhos financeiros mais simples e justos, porque todos merecem um futuro brilhante. A educação financeira é um dos principais pilares para fazer isso acontecer, por isso estamos aqui para te acompanhar em sua jornada com as finanças.

Este artigo foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 15

Seja o primeiro a avaliar este post.

Tags:
Time Neon
Time Neon
Um time de pessoas dedicadas a diminuir desigualdades, mostrando caminhos financeiros mais simples e justos, porque todos merecem um futuro brilhante.

Você também pode se interessar

NEON LOGO
Minutos
Segundos