O débito automático ajuda a manter suas contas em dia e não perder nenhuma data de vencimento.

Com esse recurso, você pode programar o pagamento das suas contas, boletos e faturas e não ter mais preocupações com essas obrigações no seu dia a dia.

Por outro lado, é preciso ser bem-organizado para não perder o controle financeiro e ficar de olho nos riscos dessa função.

Neste artigo, você vai aprender tudo sobre o débito automático e conhecer melhor seus prós e contras.

Leia com atenção e veja se vale a pena usar esse serviço.

O que é débito automático?

Débito automático é um recurso que permite programar o pagamento de contas e faturas. Ele é oferecido por bancos, fintechs e outras instituições financeiras que trabalham com depósitos à vista e pagamentos.

No Brasil, o débito automático foi criado em 1992, autorizado inicialmente para contas de consumo como água, luz, gás e telefone.

A função foi criada para facilitar o pagamento de contas em dia, visto que não requer nenhuma ação do consumidor para a quitação do título.

Basta programar o débito automático por meio do internet banking ou aplicativo da instituição para que a conta seja paga automaticamente na data selecionada.

Hoje, já é possível pagar boletos de mensalidades, faturas de cartão de crédito, guias de impostos, entre outros títulos com a função.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Ipsos, 51% dos brasileiros mais jovens fazem pagamentos com débito automático.

A tendência é que esse percentual cresça com o avanço dos pagamentos digitais, pois é uma das formas mais práticas de manter as contas em dia, e evitar multas e juros por atrasos.

Como funciona o débito automático em conta?

O débito automático em conta funciona de maneira muito simples:

  • O cliente verifica em sua conta corrente se o serviço de débito automático está disponível para a conta, fatura, ou boleto desejado;
  • O cliente seleciona a opção de débito automático e escolhe a data de pagamento da conta que será repetida todos os meses (pode ser a data de vencimento ou uma data anterior);
  • O cliente confirma a operação;
  • O valor da conta ou boleto é debitado automaticamente da conta corrente do cliente na data escolhida.

Lembrando que nem todas as instituições financeiras trabalham com o recurso de débito automático. No entanto, aquelas que oferecem o serviço costumam simplificar o acesso a ele e oferecê-lo para o cliente como meio de pagamento.

Débito automático vale a pena?

O débito automático tem suas vantagens e desvantagens, como qualquer meio de pagamento.

Veja os prós e contras.

Vantagens

Quem usa débito automático defende o serviço por conta dos seguintes benefícios:

Contas sempre em dia

Uma das vantagens mais importantes do débito automático é que ele ajuda a manter as contas sempre em dia.

Afinal, é comum, na correria do dia a dia, acabar esquecendo de pagar um boleto ou conta, mesmo que esse processo seja feito rapidamente pelo app do banco ou internet banking.

E basta perder uma data de vencimento para ter que lidar com inconvenientes como multas e juros, além de perder pontos no seu score por bobagem.

O débito automático previne essas situações, dado que o valor é debitado da conta automaticamente na data escolhida.

Lembrando que, quando a data de vencimento ou data de pagamento programada caem em um fim de semana ou feriado, é comum que o débito automático seja antecipado para o dia útil anterior.

Dessa forma, você nunca tem problemas com o pagamento de contas em dia e consegue fugir da inadimplência.

Menos preocupação com finanças

Outro benefício do débito automático é ter uma preocupação a menos na organização financeira pessoal.

Isso porque, com tantas contas e boletos que temos hoje em dia, fica difícil lembrar da data de vencimento de cada um e fazer todos os pagamentos em dia.

Você pode usar recursos como agendas digitais e programar notificações para se lembrar desses títulos, mas émuito mais fácildeixar o débito automático previamente agendado.

Assim, você pode se concentrar em questões mais importantes do planejamento financeiro, como o acompanhamento de ganhos e gastos mensais.

Para complementar o débito automático, você também pode utilizar a nossa planilha de gastos mensais. Nela você insere os valores das suas despesas e todos os cálculos são feitos automaticamente. Dessa forma, fica mais fácil manter o controle das suas contas.

Banner com cta para baixar planilha de gastos

Sem custos adicionais

Para fechar, uma grande vantagem do débito automático é que, na maioria das instituições financeiras, o serviço é totalmente gratuito.

Você não paga nada para programar o pagamento das contas autorizadas pela instituição.

Além disso, pode fazer isso rapidamente pela internet, usando a função no internet banking ou app da sua conta.

Desvantagens

Por outro lado, o débito automático também tem suas desvantagens.

Confira:

Risco de cobrança indevida

Quando você programa o pagamento de um título no débito automático, não há como cancelar a operação após a liquidação do valor na sua conta.

Então, se por acaso houver algum erro no valor do boleto, conta ou fatura agendado e você não perceber a tempo, pode sofrer uma cobrança indevida.

É claro que, nesses casos, a empresa ou concessionária responsável pelo erro deve fazer o estorno e resolver a situação.

Porém, a dor de cabeça pode ser maior no débito automático, pois é muito mais fácil corrigir um boleto com valor errado antes de seu pagamento do que ter que fazer a devolução do dinheiro.

Sem contar a inconveniência dos prazos de estorno praticados por cada organização.

Probabilidade de saldo insuficiente

Outro problema comum do débito automático é não ter saldo suficiente em conta na data de liquidação do título.

Nesse caso, há duas possibilidades que normalmente acontecem:

  • A conta não ser paga por falta de saldo e ficar atrasada;
  • A conta ser debitada do cheque especial, se você tiver essa modalidade de crédito disponível, implicando na cobrança de juros altíssimos.

A situação pode piorar se a conta não for paga por falta de saldo e você não perceber esse problema, deixando a pendência se arrastar.

Nesse caso, o efeito dos juros pode multiplicar o valor devido e você pode ter problemas com o cancelamento de serviços e até a negativação do CPF.

Perda de controle financeiro

Em tese, colocar as contas em débito automático ajuda você a pagar tudo em dia, mas também atrapalha o controle financeiro. Isso porque você pode acabar se esquecendo dos boletos que não estão com pagamento programado.

Além disso, como o pagamento é feito automaticamente na conta, fica mais fácil se esquecer de determinados gastos e deixar de incluí-los no seu orçamento mensal.

Dessa forma, é preciso ter uma organização excelente para usar o débito automático sem correr esses riscos.

Para facilitar essa tarefa no seu dia a dia, a dica é abrir uma conta Neon e acompanhar cada movimentação do seu dinheiro pelo app, com direito ao Saldo Inteligente.

Como cadastrar débito automático?

Cadastrar o débito automático na sua conta é muito simples, se a instituição oferecer esse serviço.

Veja a seguir os passos mais comuns.

1. Verifique se o serviço está disponível

Antes de cadastrar o débito automático, verifique se o serviço está disponível na conta da instituição.

Para isso, você pode procurar a opção nos serviços listados no internet banking ou entrar em contato com a central de atendimento da instituição.

2. Faça login na sua conta

Para cadastrar o débito automático, você precisa entrar na sua conta com login, senha e etapa de verificação exigida, como um código ou token.

Afinal, é necessário garantir a autenticidade e a segurança de uma operação tão importante para suas finanças.

3. Selecione a opção de débito automático

No sistema da sua conta, você terá uma opção para cadastrar débito automático. Ao selecioná-la, você poderá visualizar quais contas permitem o uso do recurso.

Então, basta escolher os títulos para os quais você quer programar o débito automático.

Escolha a forma de pagamento

Algumas instituições já permitem que seus clientes escolham entre o débito automático em conta corrente ou no cartão de crédito.

Dessa forma, você evita o problema da falta de saldo na data de liquidação do título — desde que tenha limite de crédito no cartão.

Confirme a opção

Por fim, basta confirmar a opção de débito automático para as contas selecionadas.

Outra forma de cadastrar o débito automático é fornecendo seus dados bancários no momento da contratação do serviço, como acontece com algumas concessionárias de serviços de telecomunicações.

Tem como cancelar o débito automático?

Sim, todas as instituições devem oferecer a opção de cancelamento do débito automático de contas, boletos e faturas.

Dessa forma, você pode tirar e colocar contas nessa função conforme for conveniente.

Débito automático na Neon

A Neon oferece o débito automático tanto para pagar a fatura do cartão de crédito quanto para quitar as parcelas do empréstimo pessoal.

Confira mais detalhes a seguir.

Débito automático Neon para a fatura do cartão de crédito

É possível ativar e desativar essa opção no app sempre que você quiser. Para isso, entre no app Neon, clique na aba “Cartões” > “Configurações” > “Ativar/Desativar débito automático”.

Depois disso, aparecerá uma mensagem confirmando a data da próxima fatura que terá ou não o pagamento em débito automático programado.

Importante lembrar que, caso a fatura seja paga antes da data do débito automático previsto (tanto por boleto quanto por saldo em conta), é necessário desativar a função para não ocorrer o pagamento duplicado da fatura.

Débito automático Neon para parcelas do empréstimo pessoal

A conta Neon também permite ativar o débito automático das parcelas do empréstimo em aberto. Para a função ser aplicada na parcela atual, é preciso ativá-la pelo menos 2 dias úteis antes da data de vencimento. Caso contrário, a mudança será aplicada para as parcelas futuras.

Você pode habilitar e desabilitar essa função a qualquer momento. Entre no app, vá até a aba “Empréstimos” > “Configurações” > Clique no botão para ativar/desativar o débito automático.

Importante: antes de pagar um boleto do empréstimo, confirme se o débito automático está ativado ou não, assim você evita ter pagamentos duplicados.

Viu como é vantajoso cadastrar o débito automático para manter suas contas em dia?

Fique de olho nos conteúdos do nosso blog para simplificar ainda mais sua vida financeira.

O propósito da Neon é diminuir desigualdades, mostrando caminhos financeiros mais simples e justos, porque todos merecem um futuro brilhante. A educação financeira é um dos principais pilares para fazer isso acontecer, por isso estamos aqui para te acompanhar em sua jornada com as finanças.

Conheça a Neon e todos os produtos que esperam por você aqui.