Quando falamos em conta corrente, logo pensamos em uma modalidade bancária onde você recebe alguns valores depositados. Mas você sabe como ela realmente funciona?

Em poucas palavras, a conta corrente serve para movimentar o seu dinheiro de forma prática, rápida e segura. Porém, é possível aproveitá-la de inúmeras maneiras e é isso que mostraremos para você neste conteúdo com 6 respostas para dúvidas frequentes a respeito da conta corrente.

Continue lendo!

6 dúvidas sobre conta corrente respondidas

Como explicamos acima, a conta corrente serve como conta de pagamentos e movimentações diárias feitas com rapidez e praticidade. Com ela você acompanha os valores depositados, assim como consegue fazer pagamentos, transferências e investimentos.

Veja a seguir 6 respostas sobre conta corrente para aproveitar ainda mais esse tipo de conta.

1. É possível abrir uma conta corrente via app?

Sim! Com todas as evoluções tecnológicas e o advento das contas digitais, agora você consegue abrir uma conta corrente através de aplicativos. O processo é muito mais simples e você não precisa ficar na fila de um banco.

Contudo, vale lembrar que ainda assim você passará por uma análise e verificação de documentos (os quais também podem ser enviados pelo app). Caso tudo esteja certo, você será notificado e sua conta será aberta na instituição financeira escolhida.

Essa análise é feita tanto para verificar seu histórico bancário quanto para que o banco possa te oferecer produtos alinhados ao seu perfil, como cartão de crédito, empréstimo e afins.

Os documentos necessários para a abertura de conta são:

  • RG ou CNH;
  • CPF;
  • comprovante de residência (contas de consumo, como água, luz ou telefone);
  • Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) (caso seja estrangeiro).

Atenção: alguns bancos ainda não permitem abertura de conta por estrangeiros e nem por menores de 18 anos, embora outras instituições autorizem a criação de conta corrente para menores de idade, desde que o responsável legal seja o dono da conta.

2. Conta corrente e conta bancária são a mesma coisa?

Não, a conta corrente e a conta bancária não são a mesma coisa, mas a conta corrente é parte da conta bancária, então é possível dizer que elas se complementam.

A conta corrente é uma conta voltada para operações monetárias, assim como transações comerciais, caracterizada por ser uma conta de recebimento e pagamentos financeiros do dia a dia e por ser administrada por alguma instituição bancária.

Já a conta bancária existe para a abertura de outros tipos de conta, como:

Aproveite e veja aqui a diferença entre conta corrente e conta salário.

3. Conta corrente rende dinheiro?

Muitas pessoas acreditam que se mantiverem o dinheiro parado na conta corrente ele irá render, mas isso não acontece dessa forma.

Como explicado anteriormente, a conta corrente serve somente para pagamentos e transações monetárias, o que significa que manter o dinheiro parado lá não vai ter nenhum rendimento.

A melhor alternativa para fazer o seu dinheiro render é por meio de investimentos e existem diversas opções no mercado, a começar pelas modalidades da renda fixa, que são mais seguras e boas alternativas para quem está começando.

Leia também: 6 melhores investimentos para aplicar seu dinheiro

4. Negativado pode abrir uma conta corrente?

Sim, quem está negativado pode abrir uma conta corrente, mas a diferença é que pode ser que ele não tenha acesso a alguns produtos, como:

5. O que é uma conta digital?

A conta digital é aquela que você não precisa necessariamente ir à agência física para resolver suas pendências.

Com ela é possível ter uma conta corrente, fazer pagamentos, transferências, usar o Pix, agendar pagamentos, fazer recargas de celular e até mesmo deixar contas em débito automático. Além disso, algumas contas digitais também oferecem cartão de crédito e empréstimo.

A diferença da conta digital para a conta corrente é que ela existe apenas virtualmente e muitas vezes não existe um local físico para um atendimento presencial. Nesse caso, o atendimento é realizado apenas via app ou internet banking (caso a instituição possua).

E mais: algumas instituições oferecem isenções nas tarifas de manutenção de conta e permitem a realização de depósitos via boleto bancário, o qual é gerado no próprio app.

Leia também: Conta salário: esclarecemos 8 dúvidas sobre ela

6. Como fechar uma conta corrente?

No caso de um banco físico, para fechar uma conta corrente é necessário comparecer à agência e solicitar o cancelamento da conta por escrito. Isso evita que você sofra cobranças futuras, por isso é importante guardar o comprovante da solicitação de cancelamento.

Tenha atenção ao fato que, caso você apenas pare de fazer movimentações na conta, mas não faça seu encerramento, ainda assim pode acontecer de você sofrer cobranças da instituição, como tarifas de manutenção.

Nesse cenário, no ato do cancelamento você deve pagar os valores que ficaram em aberto (inclusive pendências como faturas do cartão de crédito em atraso). Se o pagamento não for feito, a instituição tentará entrar em contato com você.

Os débitos precisam ser quitados, pois, caso contrário, seu nome pode ser encaminhando para o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC).

Aqui explicamos passo a passo como limpar o nome sujo.

Já nos casos de contas digitais, também não é possível fazer o cancelamento caso a conta tenha saldo ou débitos em abertos (como cartão de crédito, empréstimos, financiamentos, etc.).

É necessário retirar todo o saldo da conta (até mesmo investimentos) e então solicitar o encerramento da conta via app ou internet banking. Pense bem ao fechar a conta corrente, pois alguns bancos digitais não permitem que você reative a conta após seu encerramento.

Deu para tirar todas as suas dúvidas sobre como funciona a conta corrente?

Aproveite e confira um artigo com a explicação sobre como fazer uma portabilidade de salário. 

Conta para a gente nos comentários.