O que é empréstimo pessoal? Entenda como funciona onde fazer

Você sabe o que é empréstimo pessoal? Entenda como funciona, quais são os juros, quando vale a pena fazer e como solicitar o seu.
3 minutos de leitura
3 minutos de leitura
Duas pessoas se cumprimentando e trocando um envelope entre elas

O empréstimo pessoal é o tipo de crédito mais democrático do mercado, porque qualquer pessoa pode solicitar um.

Além disso, o dinheiro não fica associado a um bem específico, como acontece nos financiamentos.

Você contrata, recebe o valor e pode investir no que quiser. A única condição, claro, é pagar as parcelas em dia para não ficar inadimplente.

Veja a seguir como funciona o empréstimo pessoal e onde fazer o seu.

O que é empréstimo pessoal?

Empréstimo pessoal é o tipo de crédito mais comum oferecido por instituições financeiras, que pode ser usado para qualquer finalidade.

Nessa modalidade, o banco ou fintech empresta dinheiro para o cliente e cobra uma taxa de juros pela operação — então, o pagamento é feito em um número específico de parcelas, pagas mensalmente.

Dessa forma, o empréstimo pessoal é o caminho mais rápido para quem precisa de dinheiro para comprar um bem, fazer uma reforma, investir em um negócio ou qualquer outro objetivo que envolva finanças.

Para conseguir esse tipo de crédito, a pessoa deve passar por uma análise financeira que avalia o risco de inadimplência da operação.

Dessa forma, quem mantém suas contas em dia, tem o nome limpo e mantém um bom score de crédito tem mais chances de conseguir o empréstimo pessoal

Entenda quando contratar um empréstimo vale a pena.

Como funciona o empréstimo pessoal?

O empréstimo pessoal funciona por meio de um contrato em que a instituição financeira libera o dinheiro e o contratante se compromete a pagar as parcelas acrescidas de juro dentro do prazo de vencimento.

Existem dois principais tipos de empréstimo pessoal.

  • Empréstimo pessoal sem garantia: nesse caso, a única garantia de pagamento é a palavra do contratante, além da análise de crédito realizada
  • Empréstimo pessoal com garantia: nesse tipo de contrato, um bem de alto valor é oferecido como garantia de pagamento, como um imóvel ou veículo.

Quando vale a pena usar o imóvel como garantia de empréstimo?

Como fazer um empréstimo pessoal?

Siga o passo a passo abaixo para fazer um empréstimo pessoal:

  • Procure uma instituição financeira que oferece o empréstimo e faça uma simulação, informando o valor que deseja e o número de parcelas
  • O sistema mostrará qual será a taxa de juros aplicada e as condições de pagamento
  • Se a proposta agradar, faça a solicitação. Então, a instituição vai iniciar uma análise de crédito para verificar seu histórico financeiro e decidir se libera o empréstimo
  • Geralmente, é preciso enviar documentos para comprovar renda, como holerite ou extrato bancário (salvo nos casos em que o crédito pessoal é pré-aprovado)
  • Com a aprovação na análise, você deverá assinar um contrato para receber o dinheiro na sua conta (é comum que o valor caia em poucos dias ou até no mesmo dia);
  • Então, poderá usar o dinheiro como quiser e deverá começar a pagar as parcelas acrescidas de juros na data combinada;
  •  Quando a última parcela é paga, o empréstimo é quitado e a dívida, finalizada.

Tudo sobre empréstimos: o que você precisa saber para contratar

Qual a taxa de juros para empréstimo pessoal?

A taxa de juros para empréstimo pessoal varia o tempo todo, pois ela é definida de acordo com fatores econômicos como a taxa Selic — a taxa de juros básica da economia.

Por exemplo, a taxa de juros média para empréstimos pessoais nos principais bancos do país em setembro de 2023 foi de 7,98% ao mês, de acordo com um levantamento do Procon.

Como reduzir juros de empréstimo pessoal?

Se você já fez um empréstimo pessoal e quer reduzir os juros pagos, as principais opções são:

  • Fazer a amortização do saldo devedor, ou seja, usar algum dinheiro extra para abater uma parte maior da dívida e receber desconto nos juros
  • Antecipar parcelas do empréstimo, também para ganhar desconto nos juros
  • Usar a portabilidade de crédito para transferir o empréstimo para uma instituição financeira com juros menores.

Onde fazer empréstimo pessoal?

O empréstimo pessoal Neon é perfeito para quem precisa de dinheiro rápido para realizar um projeto e não tem como fazer um consignado ou oferecer bens como garantia.

Você pode simular um crédito entre R$ 500 e R$ 15 mil para pagar em até 24 vezes com uma taxa de juros calculada de forma personalizada e adequada ao seu perfil.

A contratação é muito fácil: é só solicitar seu empréstimo pessoal pelo app Neon.

Após a análise de crédito, o dinheiro é liberado na sua conta.

Entendeu o que é empréstimo pessoal e como funciona?

Veja também um guia sobre dívidas de longo prazo para usar o crédito com responsabilidade.

O propósito da Neon é criar caminhos por uma vida financeira melhor para todos os brasileiros. A educação financeira é um dos principais pilares para fazer isso acontecer, por isso estamos aqui para te acompanhar em sua jornada com as finanças.

Este artigo foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 9

Seja o primeiro a avaliar este post.

Tags:
Picture of Time Neon
Time Neon
Um time de pessoas dedicadas a diminuir desigualdades, mostrando caminhos financeiros mais simples e justos, porque todos merecem um futuro brilhante.

Você também pode se interessar

NEON LOGO