Você conhece os diferentes tipos de contas bancárias ou acha que são todas iguais? Existe conta corrente, conta poupança, conta salário, conta de pagamento, conta digital e várias outras modalidades para você escolher como gerenciar seu dinheiro.

Logo, é importante conhecer todos esses serviços para decidir qual atende melhor às suas necessidades e combina com o seu estilo de vida.

A seguir, conheça as principais diferenças entre os tipos de contas bancárias e decida qual é ideal para controlar suas finanças.

Vamos à leitura?

Quais são os tipos de conta bancária?

São vários os tipos de conta bancária que você encontra no sistema financeiro.

Conheça os principais e suas características.

Conta de depósitos

A conta de depósito é o tipo clássico de conta bancária que se divide em dois subtipos bem conhecidos: conta corrente e conta poupança.

Ela recebe esse nome porque oferece as principais funções que necessitamos ao lidar com dinheiro: depósitos, pagamentos, operações de crédito, transferências e investimentos.

Conta de pagamento

A conta de pagamento, ao contrário da conta de depósitos, permite apenas o pagamento de contas, faturas e boletos, além da realização de transferências via Pix ou TED/DOC.

Ela pode ser aberta em diversas instituições financeiras e não financeiras, como bancos, fintechs e carteiras digitais.

Conta corrente

A conta corrente é o tipo de conta bancária mais popular, pois permite diversos tipos de movimentações financeiras no dia a dia.

Ela pode ser usada para depositar e sacar dinheiro, usar cartão de crédito e débito, utilizar cheques, pagar contas, fazer aplicações e realizar transferências.

Por isso, é a conta usada para as compras e pagamentos rotineiros, que permite acompanhar todas as entradas e saídas de dinheiro por meio do extrato bancário.

Nos bancos tradicionais, a conta corrente é oferecida com diferentes pacotes de serviços e taxas.

Os itens mais comuns que compõem esse pacote são:

  • Abertura e manutenção da conta (em alguns casos, é cobrada uma mensalidade);
  • Emissão e entrega de cheques;
  • Entrega de cartões de crédito e débito;
  • Saques em agências, caixas eletrônicos e rede Banco24Horas;
  • Fornecimento de extrato mensal;
  • Transferências entre contas.

Cada um desses serviços costuma ser cobrado pela instituição bancária, principalmente quando envolvem atendimento presencial.

Conta poupança

A conta poupança é, na verdade, um tipo de aplicação financeira chamada “caderneta de poupança”. Ao depositar dinheiro nessa conta, o valor passa a render juros mensais.

Desde 2012, o rendimento da poupança se baseia na taxa Selic (taxa de juros básica da economia brasileira), seguindo as regras abaixo:

  • Se a taxa Selic estiver acima de 8,5% ao ano, a poupança rende 0,5% sobre o valor depositado + Taxa Referencial (TR);
  • Se a taxa Selic estiver igual ou abaixo de 8,5% ao ano, a poupança rende 70% da Selic + TR.

Logo, a conta poupança serve para aplicar dinheiro para formação de patrimônio e objetivos de médio e longo prazo.

Por ter um objetivo claro, ela só permite as funções de saque, depósito e transferência.

Entretanto, apesar de ser um dos investimentos mais populares do país pela sua segurança, vale ressaltar que a poupança tem uma das menores rentabilidades do mercado financeiro.

Veja 10 motivos para sair da poupança e ver seu dinheiro render de verdade.

Conta salário

A conta salário, como o próprio nome sugere, é voltada exclusivamente para o recebimento do salário do trabalhador e outros benefícios de natureza remuneratória.

Normalmente, ela é aberta pela empresa que está contratando o funcionário, que já tem parceria com a instituição financeira responsável.

Na conta salário, você tem funções limitadas, como sacar dinheiro, utilizar o débito e transferir recursos. Isso porque ela é destinada somente para o recebimento de valores, enquanto as demais movimentações devem ser feitas pela conta corrente.

Além do salário, você também pode receber aposentadorias, pensões, 13º salário, participação nos lucros, entre outros benefícios por meio dessa conta. A vantagem é que a conta salário não tem taxas de manutenção para o titular.

Em alguns casos, a pessoa nem deseja ter a conta salário naquela instituição, mas a empresa faz o processo para todos os funcionários de forma padrão.

Ainda bem que existe a portabilidade para resolver esse problema. Hoje em dia, muitos clientes optam por fazer a portabilidade do salário entre bancos e fintechs, em busca de mais vantagens, custos menores e serviços mais atrativos.

Aproveite e veja aqui como fazer a portabilidade de salário para a conta Neon.

Conta universitária

A conta universitária é uma conta corrente oferecida pelos bancos exclusivamente para o público de estudantes de nível superior durante a duração do curso.

Seu principal diferencial são as taxas e tarifas mais baratas, que são compatíveis com a renda dos universitários.

Além disso, as contas universitárias podem oferecer os seguintes benefícios:

  • Isenção de taxas;
  • Dispensa da comprovação de renda para abertura da conta;
  • Meia entrada em eventos e estabelecimentos (cinema, teatro, shows, etc.);
  • Cartão de crédito.

Para abrir uma conta desse tipo, é preciso enviar ao banco um comprovante da situação de estudante, como um boleto de mensalidade pago ou o documento da matrícula.

Internet banking

Internet banking é um sistema que permite a gestão de uma conta corrente tradicional pela internet.

Com esse recurso, os correntistas podem usar um aplicativo para celular ou uma versão desktop (computador) para verificar o extrato, pagar contas, fazer transferências, realizar aplicações, entre outras funções básicas.

No entanto, é importante ressaltar que o internet banking é totalmente vinculado a uma conta tradicional. Por isso, nem todas as funções estão disponíveis online e, em muitos casos, é preciso ir até uma agência ou telefonar para o banco para resolver problemas.

Conta digital

A conta digital é um tipo de conta corrente 100% online, sem nenhum tipo de atendimento presencial. É importante diferenciar esse tipo de conta do internet banking, que, como vimos, é uma versão online de uma conta offline.

Na conta digital, tudo é resolvido na palma da mão por meio de um aplicativo: pagamentos, transferências, investimentos, gestão do orçamento, atendimento, etc.

Dessa forma, você não precisa ir até uma agência em hipótese alguma e consegue gerenciar seu dinheiro com muito mais praticidade.

Outra vantagem da conta digital é que é muito mais barato mantê-la, pois as tarifas são gratuitas ou muito inferiores às que são praticadas pelos bancos tradicionais.

Além disso, a conta digital também pode ser aberta online em um processo simples, com envio de documentos pelo aplicativo.

Que tal abrir sua conta Neon pelo celular? É rápido e tudo é feito em poucos passos.

banner com cta para abrir conta neon

Conta para menores de idade

Hoje, alguns bancos e fintechs oferecem contas correntes específicas para crianças e adolescentes, que têm o propósito de educação financeira.

Elas são abertas e gerenciadas pelos pais, enquanto o menor de idade recebe um cartão de débito ou crédito para aprender a usar e cuidar de seu dinheiro.

Aqui explicamos como funciona o cartão de crédito para adolescentes.

Como escolher o tipo de conta ideal?

Se você está em dúvida entre os diferentes tipos de conta e não sabe qual escolher, preparamos algumas dicas para ajudar nessa decisão.

Entenda o que você precisa

O primeiro passo para escolher entre os tipos de conta disponíveis é entender quais são suas necessidades.

Você deve levar em conta questões como:

  • Frequência de movimentações;
  • Necessidade de saques e transferências;
  • Necessidade de cheques, boletos e outros serviços de pagamento;
  • Disponibilidade para ir à agência bancária, se necessário;
  • Faixa de renda.

Pesquise as taxas e custos

As taxas e encargos cobrados pelos bancos variam muito e podem pesar no bolso. Por isso, é importante pesquisar todos os custos antes de abrir qualquer tipo de conta.

Se você quer tarifa zero para transferências, manutenção, anuidade de cartão e depósitos via boleto, por exemplo, a escolha certa é uma conta digital, como a conta digital Neon.

Analise a instituição financeira

A reputação da instituição financeira é outro ponto importante para escolher um tipo de conta. Então, dê uma olhada no Reclame Aqui e veja o que os consumidores dizem sobre a empresa antes de abrir sua conta.

Escolha pelas vantagens

Por fim, é importante escolher um tipo de conta que traga vantagens relevantes para você.

Na Neon você tem anuidade grátis no cartão de crédito, tarifa zero nos principais serviços, investimentos que rendem mais do que a poupança, empréstimo pessoal descomplicado e muito mais.

São bons motivos para abrir uma conta e aproveitar as facilidades da internet para a sua vida financeira.

ABRA SUA CONTA NEON

E então, já decidiu qual dos tipos de conta quer abrir? Conte com a gente para conhecer todos os serviços financeiros e fazer a melhor escolha para o seu bolso.

O propósito da Neon é diminuir desigualdades, mostrando caminhos financeiros mais simples e justos, porque todos merecem um futuro brilhante. A educação financeira é um dos principais pilares para fazer isso acontecer, por isso estamos aqui para te acompanhar em sua jornada com as finanças.

Conheça a Neon e todos os produtos que esperam por você aqui.