Como comprar uma casa? Dicas de finanças + documentação

Quer saber como comprar uma casa à vista ou financiada? Confira o passo a passo, veja as dicas e entenda qual é a documentação necessária.
5 minutos de leitura
5 minutos de leitura
Relógio dentro de casa de madeira sobre fundo branco

Você está pesquisando como comprar uma casa à vista ou financiada? Se quer dar esse grande passo e ter seu imóvel próprio, é importante saber como é o procedimento em cada caso.

De modo geral, é mais rápido e menos burocrático comprar à vista, já que você não tem que passar pela análise do financiamento.

Mas existem várias etapas envolvidas, desde a escolha da propriedade até a elaboração da documentação.

Confira o processo completo a seguir e aprenda como comprar uma casa.

Como comprar uma casa? Veja o passo a passo

Se você quer saber como comprar uma casa, precisa considerar que o processo é bem diferente para um imóvel pago à vista ou financiado.

Veja como funciona nos dois casos:

Como comprar uma casa à vista?

Comprar uma casa à vista é o ideal, considerando que, no financiamento, você pode pagar mais que o dobro do valor do imóvel devido aos juros cobrados.

É claro que é muito difícil conseguir o valor total de uma casa, por se tratar de um dos bens de maior preço do mercado. Com planejamento e disciplina, porém, é possível chegar lá.

Veja como é o processo:

1. Defina o preço do imóvel

Antes de tudo, você deve definir o valor do imóvel que deseja comprar, pesquisando os preços na região desejada e perfil de casa ou apartamento.

Lembre-se de considerar que os valores podem subir até você conseguir juntar todo o dinheiro — no cálculo, adicione uma projeção de inflação anual de pelo menos 4%.

Além disso, acrescente entre 3% e 8% do valor do imóvel para custos com cartório, impostos e documentação.

Por exemplo, se o valor do imóvel desejado é de R$ 300 mil hoje, é provável que você precise juntar mais de R$ 450 mil para conseguir o mesmo padrão de propriedade daqui a 10 anos.

2. Escolha uma aplicação de longo prazo

Para comprar uma casa à vista, o ideal é ir aplicando o dinheiro mensalmente em um investimento de longo prazo que garanta a superação da inflação.

Alguns produtos recomendados para isso são o Tesouro IPCA do Tesouro Direto, que rende a inflação mais uma taxa de juros fixa, e também aplicações de renda fixa como CDBs e LCIs/LCAs de longo prazo.

Como funciona o CDB? Vale a pena investir em CDB?

3. Faça aportes mensais até chegar ao valor desejado

Com o investimento escolhido, você deve fazer aportes mensais para ir multiplicando seu dinheiro. Esse valor deve ser calculado de acordo com o seu orçamento, para que você consiga separar o dinheiro todo mês sem falta.

No cálculo do montante necessário, considere o Imposto de Renda cobrado na liquidação dos investimentos.

Tipos de investimentos: conheça e escolha o melhor para você!

Lembre-se de ter também uma reserva de emergência guardada para não usar o valor da casa em imprevistos.

4. Escolha seu imóvel

Quando conseguir juntar o dinheiro necessário, é só escolher seu imóvel e buscar um agente imobiliário para mediar a negociação.

É importante ter propostas diversas, pois sempre é possível conseguir bons descontos à vista.

Construir ou comprar pronto: o que é mais barato?

5. Assine o contrato de compra

Com o imóvel escolhido, você e o vendedor deverão assinar uma Promessa de Compra e Venda de Imóveis à Vista com Recibo de Sinal.

Assim, você paga um sinal para reservar o imóvel até que o proprietário providencie toda a documentação.

6. Aguarde a documentação

Com o sinal pago, o proprietário retira todos os anúncios do imóvel e começa a providenciar documentos como escritura e registro no cartório.

7. Pague pelo imóvel e pegue as chaves

Por fim, você conclui o pagamento do imóvel com uma transferência bancária, quitando o valor da casa e o Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), além dos custos de cartório e honorários da imobiliária.

Aí é só pegar as chaves e aproveitar seu novo lar! Em média, a compra de um imóvel à vista leva entre uma semana e 30 dias.

Como comprar uma casa financiada?

Como você deve imaginar, o processo para comprar uma casa financiada é mais longo, já que é preciso cumprir os trâmites do banco.

Veja o passo a passo:

1. Simule o financiamento

O primeiro passo para comprar uma casa financiada é fazer a simulação de financiamento imobiliário no app do banco ou internet banking.

Você deverá informar o valor do imóvel, o valor da entrada e o número de parcelas. Então, o sistema vai informar o valor dos juros e das parcelas de acordo com a tabela SAC ou Price.

Nesse momento, é importante considerar o Custo Efetivo Total (CET) do financiamento, que considera todos os encargos e taxas incluídos no valor.

Leia também: Dívida de longo prazo: 6 pontos de atenção antes de assumir

2. Envie a documentação solicitada

Para prosseguir com a proposta, você deve enviar uma documentação solicitada pelo banco para a realização da análise de crédito.

Geralmente, são solicitados:

  • Documento de identificação (RG/CPF) dos compradores;
  • Comprovante de residência;
  • Certidão de casamento ou união estável (para incluir o cônjuge como comprador);
  • Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física;
  • Comprovante de renda como holerite, extrato bancário e declaração do MEI.

O objetivo é comprovar que você tem renda suficiente para arcar com as prestações e despesas do financiamento.

3. Aguarde a análise de crédito

Após o envio da documentação, a instituição financeira dará um prazo para a análise de crédito imobiliário.

O processo costuma levar alguns dias úteis.

4. Aguarde a análise de engenharia

Se você for aprovado na análise de crédito, a instituição vai enviar um engenheiro para analisar as condições do imóvel e avaliar o valor de venda.

Lembrando que o imóvel só pode ser financiado se estiver com a documentação em dia e atender aos padrões estruturais para moradia.

5. Assine o contrato

Com o imóvel aprovado pela engenharia, o próximo passo é ir até a agência bancária para assinar o contrato de financiamento.

Depois, você precisa registrar o documento em um cartório de imóveis.

6. Leve o contrato registrado ao banco

Por fim, o contrato de financiamento registrado deve ser levado até o banco para uma análise final.

Se estiver tudo certo, o crédito é liberado para pagamento ao proprietário.

7. Pegue as chaves

Com o imóvel pago pelo banco, é só pegar as chaves e começar a pagar as parcelas do seu financiamento.

Lembrando que você pode amortizar parte do saldo devedor sempre que tiver um dinheiro extra para reduzir o prazo de pagamento.

Considere também usar seu FGTS para dar entrada, quitar a dívida ou amortizar parcelas.

Como comprar uma casa para investimento

Comprar uma casa para investimento é um bom negócio quando você escolhe um imóvel que se valoriza com o passar dos anos.

Desta forma, você pode conseguir renda passiva com aluguel, deixar o imóvel como herança para os filhos ou mesmo lucrar alto com a venda da casa valorizada lá na frente.

Para o investimento valer a pena, porém, é importante levar os seguintes critérios em conta:

  • O imóvel deve ser comprado preferencialmente à vista, uma vez que os juros de financiamento podem facilmente superar os ganhos a longo prazo;
  • O imóvel precisa ter uma boa localização e perspectivas de valorização;
  • Se for para aluguel, deve ser um perfil de imóvel com alta procura e baixa taxa de vacância;
  • Os custos de manutenção do imóvel devem ser considerados no investimento.

Se você quer investir em imóveis sem ter dor de cabeça com manutenção e locação, considere aplicar também em um fundo de investimento imobiliário (FII).

O que vale mais a pena: alugar ou comprar uma casa?

Essa é uma questão que depende muito da realidade financeira e objetivos de cada um.

De modo geral, comprar uma casa vale mais a pena quando você pode pagar à vista ou tem uma boa entrada, quer fixar moradia em um local específico e procura estabilidade do seu patrimônio.

Já o aluguel vale mais a pena para quem precisa financiar um valor muito alto, costuma se mudar com frequência e prefere aproveitar as oportunidades de investimentos do mercado financeiro em vez de se comprometer com um imóvel.

E então, entendeu como comprar uma casa em diferentes cenários? Aproveite e baixe nossa planilha de gastos mensais para se organizar e realizar seus sonhos.

O propósito da Neon é criar caminhos por uma vida financeira melhor para todos os brasileiros. A educação financeira é um dos principais pilares para fazer isso acontecer, por isso estamos aqui para te acompanhar em sua jornada com as finanças.

Este artigo foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 35

Seja o primeiro a avaliar este post.

Tags:
Picture of Time Neon
Time Neon
Um time de pessoas dedicadas a diminuir desigualdades, mostrando caminhos financeiros mais simples e justos, porque todos merecem um futuro brilhante.

Você também pode se interessar

NEON LOGO