Você está pesquisando como comprar uma casa à vista ou financiada? Se quer dar esse grande passo e ter seu imóvel próprio, é importante saber como é o procedimento em cada caso.
De modo geral, é mais rápido e menos burocrático comprar à vista, já que você não tem que passar pela análise do financiamento.
Mas existem várias etapas envolvidas, desde a escolha da propriedade até a elaboração da documentação.
Confira o processo completo a seguir e aprenda como comprar uma casa.
Como comprar uma casa? Veja o passo a passo
Se você quer saber como comprar uma casa, precisa considerar que o processo é bem diferente para um imóvel pago à vista ou financiado.
Veja como funciona nos dois casos:
Como comprar uma casa à vista?
Comprar uma casa à vista é o ideal, considerando que, no financiamento, você pode pagar mais que o dobro do valor do imóvel devido aos juros cobrados.
É claro que é muito difícil conseguir o valor total de uma casa, por se tratar de um dos bens de maior preço do mercado. Com planejamento e disciplina, porém, é possível chegar lá.
Veja como é o processo:
1. Defina o preço do imóvel
Antes de tudo, você deve definir o valor do imóvel que deseja comprar, pesquisando os preços na região desejada e perfil de casa ou apartamento.
Lembre-se de considerar que os valores podem subir até você conseguir juntar todo o dinheiro — no cálculo, adicione uma projeção de inflação anual de pelo menos 4%.
Além disso, acrescente entre 3% e 8% do valor do imóvel para custos com cartório, impostos e documentação.
Por exemplo, se o valor do imóvel desejado é de R$ 300 mil hoje, é provável que você precise juntar mais de R$ 450 mil para conseguir o mesmo padrão de propriedade daqui a 10 anos.
2. Escolha uma aplicação de longo prazo
Para comprar uma casa à vista, o ideal é ir aplicando o dinheiro mensalmente em um investimento de longo prazo que garanta a superação da inflação.
Alguns produtos recomendados para isso são o Tesouro IPCA do Tesouro Direto, que rende a inflação mais uma taxa de juros fixa, e também aplicações de renda fixa como CDBs e LCIs/LCAs de longo prazo.
Como funciona o CDB? Vale a pena investir em CDB?
3. Faça aportes mensais até chegar ao valor desejado
Com o investimento escolhido, você deve fazer aportes mensais para ir multiplicando seu dinheiro. Esse valor deve ser calculado de acordo com o seu orçamento, para que você consiga separar o dinheiro todo mês sem falta.
No cálculo do montante necessário, considere o Imposto de Renda cobrado na liquidação dos investimentos.
Tipos de investimentos: conheça e escolha o melhor para você!
Lembre-se de ter também uma reserva de emergência guardada para não usar o valor da casa em imprevistos.
4. Escolha seu imóvel
Quando conseguir juntar o dinheiro necessário, é só escolher seu imóvel e buscar um agente imobiliário para mediar a negociação.
É importante ter propostas diversas, pois sempre é possível conseguir bons descontos à vista.
Construir ou comprar pronto: o que é mais barato?
5. Assine o contrato de compra
Com o imóvel escolhido, você e o vendedor deverão assinar uma Promessa de Compra e Venda de Imóveis à Vista com Recibo de Sinal.
Assim, você paga um sinal para reservar o imóvel até que o proprietário providencie toda a documentação.
6. Aguarde a documentação
Com o sinal pago, o proprietário retira todos os anúncios do imóvel e começa a providenciar documentos como escritura e registro no cartório.
7. Pague pelo imóvel e pegue as chaves
Por fim, você conclui o pagamento do imóvel com uma transferência bancária, quitando o valor da casa e o Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), além dos custos de cartório e honorários da imobiliária.
Aí é só pegar as chaves e aproveitar seu novo lar! Em média, a compra de um imóvel à vista leva entre uma semana e 30 dias.
Como comprar uma casa financiada?
Como você deve imaginar, o processo para comprar uma casa financiada é mais longo, já que é preciso cumprir os trâmites do banco.
Veja o passo a passo:
1. Simule o financiamento
O primeiro passo para comprar uma casa financiada é fazer a simulação de financiamento imobiliário no app do banco ou internet banking.
Você deverá informar o valor do imóvel, o valor da entrada e o número de parcelas. Então, o sistema vai informar o valor dos juros e das parcelas de acordo com a tabela SAC ou Price.
Nesse momento, é importante considerar o Custo Efetivo Total (CET) do financiamento, que considera todos os encargos e taxas incluídos no valor.
Leia também: Dívida de longo prazo: 6 pontos de atenção antes de assumir
2. Envie a documentação solicitada
Para prosseguir com a proposta, você deve enviar uma documentação solicitada pelo banco para a realização da análise de crédito.
Geralmente, são solicitados:
- Documento de identificação (RG/CPF) dos compradores;
- Comprovante de residência;
- Certidão de casamento ou união estável (para incluir o cônjuge como comprador);
- Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física;
- Comprovante de renda como holerite, extrato bancário e declaração do MEI.
O objetivo é comprovar que você tem renda suficiente para arcar com as prestações e despesas do financiamento.
3. Aguarde a análise de crédito
Após o envio da documentação, a instituição financeira dará um prazo para a análise de crédito imobiliário.
O processo costuma levar alguns dias úteis.
4. Aguarde a análise de engenharia
Se você for aprovado na análise de crédito, a instituição vai enviar um engenheiro para analisar as condições do imóvel e avaliar o valor de venda.
Lembrando que o imóvel só pode ser financiado se estiver com a documentação em dia e atender aos padrões estruturais para moradia.
5. Assine o contrato
Com o imóvel aprovado pela engenharia, o próximo passo é ir até a agência bancária para assinar o contrato de financiamento.
Depois, você precisa registrar o documento em um cartório de imóveis.
6. Leve o contrato registrado ao banco
Por fim, o contrato de financiamento registrado deve ser levado até o banco para uma análise final.
Se estiver tudo certo, o crédito é liberado para pagamento ao proprietário.
7. Pegue as chaves
Com o imóvel pago pelo banco, é só pegar as chaves e começar a pagar as parcelas do seu financiamento.
Lembrando que você pode amortizar parte do saldo devedor sempre que tiver um dinheiro extra para reduzir o prazo de pagamento.
Considere também usar seu FGTS para dar entrada, quitar a dívida ou amortizar parcelas.
Como comprar uma casa para investimento
Comprar uma casa para investimento é um bom negócio quando você escolhe um imóvel que se valoriza com o passar dos anos.
Desta forma, você pode conseguir renda passiva com aluguel, deixar o imóvel como herança para os filhos ou mesmo lucrar alto com a venda da casa valorizada lá na frente.
Para o investimento valer a pena, porém, é importante levar os seguintes critérios em conta:
- O imóvel deve ser comprado preferencialmente à vista, uma vez que os juros de financiamento podem facilmente superar os ganhos a longo prazo;
- O imóvel precisa ter uma boa localização e perspectivas de valorização;
- Se for para aluguel, deve ser um perfil de imóvel com alta procura e baixa taxa de vacância;
- Os custos de manutenção do imóvel devem ser considerados no investimento.
Se você quer investir em imóveis sem ter dor de cabeça com manutenção e locação, considere aplicar também em um fundo de investimento imobiliário (FII).
O que vale mais a pena: alugar ou comprar uma casa?
Essa é uma questão que depende muito da realidade financeira e objetivos de cada um.
De modo geral, comprar uma casa vale mais a pena quando você pode pagar à vista ou tem uma boa entrada, quer fixar moradia em um local específico e procura estabilidade do seu patrimônio.
Já o aluguel vale mais a pena para quem precisa financiar um valor muito alto, costuma se mudar com frequência e prefere aproveitar as oportunidades de investimentos do mercado financeiro em vez de se comprometer com um imóvel.
E então, entendeu como comprar uma casa em diferentes cenários? Aproveite e baixe nossa planilha de gastos mensais para se organizar e realizar seus sonhos.