Estorno cartão de crédito: como funciona e passos para solicitar

Você sabe como pedir o estorno do cartão de crédito? Veja como funciona, as regras, quanto tempo leva e o passo a passo para solicitar.
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Mulher segurando cartão de crédito em uma mão e celular em outra

Quando a compra não corresponde às expectativas ou uma cobrança indevida aparece na fatura do cartão, o estorno do cartão de crédito é a solução que todos desejam.

Conforme o Código de Defesa do Consumidor, existem diversas circunstâncias nas quais é permitida a restituição do valor da compra.

No entanto, é preciso ficar atento aos prazos e regras específicas para que a devolução de fato seja liberada pelas operadoras ou instituições financeiras.

Venha com a gente e entenda tudo sobre o estorno do cartão de crédito.

O que significa estorno no cartão de crédito?

O estorno no cartão de crédito é o procedimento bancário pelo qual o valor pago na compra é reembolsado ao cliente.

Trata-se de uma ferramenta fundamental na proteção dos direitos e interesses dos consumidores, permitindo a correção de equívocos que possam comprometer a satisfação dos clientes.

De maneira geral, o Código de Defesa do Consumidor (CDC) possibilita o estorno em situações envolvendo:

  • Transações não autorizadas, como compras não reconhecidas pelo titular da conta;
  • Cobranças de valores incorretos em compras online ou presenciais;
  • Produto não recebido dentro do prazo estipulado;
  • Recebimento de produtos com defeito que impeça funcionamento adequado, sendo que a solicitação deve ser feita em até 30 dias após o recebimento da mercadoria;
  • Arrependimento de compras online, dentro do prazo de 7 dias após o recebimento do produto ou serviço.

Atenção: o cancelamento da compra não é sinônimo de estorno.

Cancelar uma compra no cartão envolve interromper a transação antes que seja concluída, evitando que o valor seja cobrado do cliente.

Já o estorno é feito após a conclusão da transação e envolve necessariamente o reembolso da quantia cobrada.

Como funciona o estorno de cartão de crédito?

Em primeiro lugar, o consumidor deve formalizar seu pedido de estorno diretamente ao lojista

Em sequência, o vendedor entrará em contato com a operadora do cartão, que é responsável pelo processamento das transações feitas pelo cliente.

Vale ressaltar que, em alguns casos, as políticas das operadoras podem envolver a instituição financeira também.

Após analisar e aprovar a solicitação, a operadora ou o banco prosseguirão para a devolução do dinheiro e o cancelamento das parcelas futuras. Comumente, o valor retorna como saldo em conta ou crédito na próxima fatura.

Como pedir estorno de cartão de crédito?

O lojista tem a responsabilidade de solicitar às operadoras e instituições financeiras a devolução do dinheiro da compra.

Para avisar a loja da necessidade de estorno, os clientes utilizam os canais oficiais do estabelecimento, como a própria plataforma de compra.

No entanto, caso o lojista se recuse a solicitar a devolução, o consumidor pode prosseguir com o pedido de reembolso por conta própria.

A contestação de compra, também conhecida como chargeback, é um procedimento em que o próprio cliente solicita diretamente à operadora ou instituição financeira o reembolso de uma compra.

Além disso, a contestação também pode ser solicitada em casos de compras não reconhecidas pelo titular da conta, quando o consumidor é vítima de golpes do cartão de crédito.

Passo a passo para contestação

Cada operadora e instituição pode ter procedimentos específicos, por isso é importante seguir as orientações e políticas específicas.

Contudo, apesar de existirem variações burocráticas, pode-se seguir o passo a passo geral para contestar uma compra:

  • Entre em contato com o atendimento da operadora do cartão e da instituição financeira, informando a ambas os motivos do estorno;
  • Informe os dados relevantes, como o valor da compra, o número da transação, datas e outros detalhes específicos;
  • Envie os documentos solicitados pelas instituições, como comprovantes de pagamento, recibos, faturas e quaisquer outras evidências relacionadas à contestação, como fotos do produto com defeito;
  • Aguarde o parecer da contestação.

Caso o reembolso seja aprovado, o valor da compra será devolvido e as futuras parcelas serão canceladas.

Porém, lembre-se de acompanhar de perto o andamento do processo para garantir que o estorno seja feito corretamente.

Quanto tempo demora um estorno de cartão de crédito?

A resposta é: depende do tipo de compra, das instituições envolvidas e do motivo da solicitação.

Pedidos de reembolso mais simples podem ser aprovados dentro de 24 horas, enquanto algumas solicitações mais complexas podem levar até semanas para serem liberadas.

Afinal, a operadora e a instituição financeira precisarão analisar a solicitação, verificar as informações e conferir a regularidade do estorno.

Como funciona o estorno do cartão de crédito Neon?

A loja está dificultando seu estorno do cartão de crédito Neon? Não se preocupe! A Neon permite que você solicite uma contestação em até 105 dias após a compra.

Siga o passo a passo para solicitar a devolução do dinheiro:

  • Reúna todas as evidências do desacordo comercial, incluindo comprovações de que o estabelecimento não está auxiliando no procedimento;
  • No aplicativo Neon, acesse a opção “Fale com atendente” e envie todos os dados das compras e as evidências compiladas;
  • O time da Neon irá atenciosamente avaliar sua solicitação para abrir a contestação;
  • Em caso de disputa ganha, a Neon determinará que de fato o estabelecimento realmente não cumpriu o acordo e o reembolso será autorizado.

Vale mencionar que, enquanto a disputa é analisada, a Neon libera o crédito de confiança para cobrir o valor da compra contestada. 

Assim, o cliente não precisa se preocupar em quitar a cobrança na fatura enquanto o processo está em andamento.

Além disso, o valor será incluído na fatura seguinte somente se a disputa for perdida, garantindo a tranquilidade do cliente durante todo o trâmite de análise. 

Na Neon, estamos comprometidos em fornecer suporte e soluções para os problemas financeiros dos nossos clientes.

Acompanhe o blog Neon e confira dicas valiosas sobre como administrar suas finanças pessoais de forma eficiente.

O propósito da Neon é criar caminhos por uma vida financeira melhor para todos os brasileiros. A educação financeira é um dos principais pilares para fazer isso acontecer, por isso estamos aqui para te acompanhar em sua jornada com as finanças.

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