Como cancelar compra no cartão de crédito: passo a passo

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Sorvete rosa derretido sobre fundo azul

Sabe como cancelar uma compra no cartão de crédito e evitar prejuízos? A boa notícia é que você tem o direito de se arrepender de compras online e receber o estorno na sua fatura, desde que cumpra o prazo definido por lei.

Além disso, também pode cancelar compras no cartão e ter seu dinheiro de volta em caso de produtos não entregues, itens com defeito, cobranças indevidas, compras não reconhecidas, entre outras situações.

Continue lendo para saber quando e como cancelar compras no cartão de crédito sem dor de cabeça.

Tem como cancelar compra no cartão de crédito?

Sim, tem como cancelar compras no cartão de crédito em várias situações, desde que você siga algumas regras e atenda a alguns requisitos.

O que acontece na maioria das vezes é o estorno do valor lançado na sua fatura ou o cancelamento de parcelas, dependendo de como a compra foi realizada.

Há ainda um processo chamado “chargeback”, que funciona como um cancelamento da cobrança por contestação e é usado geralmente em casos de fraudes ou situações em que a empresa não realiza a devolução corretamente.

Então, se você fez uma compra no cartão de crédito e quer cancelar, saiba que é perfeitamente possível conseguir o dinheiro de volta.

Nos casos em que a loja na qual você comprou não cumpriu algum acordo, seja por problemas no envio ou defeitos no produto, por exemplo, é praticamente certo que você conseguirá cancelar a transação.

Agora, se você precisa cancelar a compra por arrependimento, também tem seus direitos, mas pode ser um pouco mais complicado para compras feitas presencialmente.

Você sabe quais são os direitos do consumidor em compras online? Veja 9 deles.

A seguir, vamos entender melhor quando e como cancelar compras no cartão de crédito.

Quando posso cancelar uma compra online?

Confira abaixo todas as situações em que você pode cancelar uma compra online com cartão de crédito.

Direito de arrependimento

O Código de Defesa do Consumidor garante o direito de arrependimento da compra e cancelamento da operação dentro de um prazo de sete dias corridos a contar do recebimento do produto ou serviço.

Essa norma está detalhada no art. 49 e é válida somente para compras fora do estabelecimento comercial, seja pela internet ou por telefone.

Além de poder devolver o produto e receber seu dinheiro de volta, você também tem direito à correção monetária sobre o valor.

Dessa forma, quando a compra é feita online pelo cartão de crédito e o consumidor manifesta seu arrependimento em até sete dias, a loja virtual é obrigada a realizar o estorno do valor já pago e/ou cancelar parcelas futuras.

No entanto, é importante ressaltar que esse direito não é válido em compras presenciais.

Nessa situação, a loja pode definir sua política de cancelamento das vendas, e é raro que aceitem a devolução do produto — normalmente, oferecem troca por outro item de mesmo valor ou um voucher para compras na loja.

Cancelar uma compra que não foi entregue

Se você comprou um produto pela internet e não recebeu, tem todo o direito de cancelar a compra no cartão de crédito.

Nesse caso, basta entrar em contato com a loja responsável e solicitar o estorno do valor na sua fatura.

Porém, é importante citar que cada empresa trabalha com um prazo de devolução: algumas devolvem em até duas faturas, outras fazem o estorno do valor total em poucos dias.

Na lei, consta apenas que a empresa é obrigada a responder à sua solicitação de cancelamento em no máximo 15 dias.

Cancelar uma compra com entrega em atraso

Se a sua compra online está atrasada, você também pode optar por não esperar pela entrega e cancelar a transação, mesmo que a empresa tenha estipulado um novo prazo.

Caso a encomenda já tenha sido despachada, as lojas costumam solicitar que a entrega seja recusada para efetivação do cancelamento.

Se o produto ainda não foi enviado, o cancelamento pode ser feito sem a necessidade da recusa de entrega.

Já o estorno é feito da mesma maneira que no tópico anterior.

Cancelar uma compra que você não fez

Se você não reconhece uma compra online no seu cartão de crédito, pode contestar essa transação para receber seu dinheiro de volta.

Esse é o processo de chargeback, realizado quando seu cartão de crédito é extraviado, roubado, furtado ou utilizado por golpistas em fraudes como a clonagem.

Nesse cenário, o contato deve ser feito diretamente com a operadora do cartão.

Geralmente, o cartão de crédito é cancelado e a transação passa por uma análise antes do cancelamento, e você pode ter que enviar documentos como um Boletim de Ocorrência (BO).

Leia também: Dicas para evitar golpes pela internet + 7 fraudes comuns

Cancelar uma compra de produto com defeito

Se você recebeu um produto com defeito, a loja virtual também é obrigada a cancelar sua compra no cartão de crédito ou efetuar a troca.

Mas atenção aos prazos: você tem até 30 dias após o recebimento do item no caso de bens não duráveis e até 90 dias no caso de bens duráveis para solicitar o cancelamento.

Além disso, os produtos que não forem consertados pela assistência técnica em até 30 dias também devem ser cancelados.

Dessa maneira, seu estorno no cartão de crédito está garantido em caso de produtos recebidos com defeitos e vícios.

Cancelar uma compra cobrada de forma errada

Se você comprou na internet e um valor errado foi lançado na sua fatura, você também pode pedir o cancelamento da compra.

Geralmente, os lojistas oferecem a correção do valor, com estorno parcial, caso você queira continuar com a transação e receber o produto.

Qual o prazo para cancelar uma compra no cartão de crédito?

Se você se arrependeu de uma compra online, o prazo para cancelar a transação no cartão de crédito é de sete dias corridos a contar do recebimento do produto, como vimos.

Após esse prazo, você não terá mais direito ao cancelamento e ao reembolso.

Agora, se você recebeu um produto com defeito, tem o prazo de 30 dias para bens não duráveis e de 90 dias para bens não duráveis a contar do recebimento para cancelar o pedido.

Já no caso de transações não reconhecidas, cada instituição tem um prazo diferente para a contestação da compra no cartão de crédito — de modo geral, varia entre 45 dias e alguns meses.

De qualquer forma, se você pretende entender como cancelar uma compra no cartão de crédito, é melhor agir o mais rápido possível para garantir seus direitos e não ficar no prejuízo.

Como cancelar compra no cartão de crédito pela internet?

Já vimos que, para cancelar uma compra no cartão de crédito com o lojista, é só entrar em contato com a empresa e aguardar uma resolução.

Agora, vamos ver um passo a passo de como cancelar a compra no cartão de crédito diretamente com a sua instituição financeira, tomando como base as regras da Neon.

1. Contate a operadora do cartão de crédito

Se o lojista não cumpriu o acordo realizado ou se você não reconhece uma compra, deve proceder com a contestação junto à empresa responsável pelo seu cartão de crédito.

Na Neon, por exemplo, você deve entrar em contato pelo oi@neon.com.br ou pelo chat do aplicativo, informando sobre a compra que deve ser cancelada.

2. Informe o motivo da contestação

Existem dois principais motivos para uma contestação:

  • Quando você não reconhece a compra;
  • Quando você já tentou de tudo e a loja não cumpriu com a obrigação de cancelar sua compra, como nos casos de produto não recebido, produto com defeito, cobrança errada, etc.

Na Neon, você tem o prazo de 105 dias a partir da data da compra para fazer qualquer um dos tipos de contestação.

Então, você deve informar qual o motivo do cancelamento dentro do prazo estabelecido.

3. Envie os documentos solicitados

Se o motivo da contestação é o desacordo comercial, você deverá enviar documentos que comprovam as tentativas de resolução do problema com a empresa.

Por exemplo, e-mails da empresa com dados incorretos, protocolos de atendimento, prints de conversas com a empresa, print do anúncio do produto com valor ou especificações diferentes do recebido, etc.

Agora, se o motivo é uma compra não reconhecida, você deve entrar em contato com a empresa para informar que houve uma cobrança indevida, mas quem resolve a situação é a Neon.

4. Aguarde a resolução da disputa

Após a contestação, será aberta uma disputa da compra contestada para comprovar que o cancelamento deve ser realizado.

Em ambos os casos relatados, a Neon realiza um crédito de confiança no valor da compra em até 10 dias para que você não fique no prejuízo durante o andamento do processo.

Ao final do processo, existem dois tipos de resolução:

  • Disputa ganha: fica provado que você tem o direito de cancelar a compra e o crédito de confiança é mantido na fatura;
  • Disputa perdida: a empresa prova que você é responsável pela compra e não tem o direito de cancelar. Nesse caso, o crédito de confiança é revertido e o valor, cobrado novamente.

Como cancelar compra no cartão de crédito em loja física?

Em relação a compras presenciais, as possibilidades de cancelamento são mais restritas. Afinal, a lei entende que foi possível averiguar pessoalmente as características do produto.

Desta forma, as situações mais comuns para cancelar o pagamento no cartão envolvem a ocorrência de defeitos, visíveis ou ocultos, que comprometam a funcionalidade do item adquirido.

O consumidor não possui o direito de cancelar aquisições sem defeitos, já que o direito de arrependimento não se estende para compras presenciais.

Vale a pena lembrar que compras efetuadas com valores ou meios de pagamento incorretos também são passíveis de serem canceladas.

Em todos os casos, a própria loja deverá solicitar o cancelamento.

Se houver resistência, deve-se proceder para o mesmo passo a passo recomendado para compras online:

  • Solicitar a contestação do pagamento junto à operadora do cartão;
  • Incluir as provas e evidências necessárias;
  • Aguardar a resposta da disputa.

Caso o pagamento tenha sido parcelado, o consumidor também terá direito de solicitar o estorno das parcelas já debitadas.

Como funciona o estorno no cartão de crédito?

Conceitualmente, o estorno se refere ao procedimento de devolução das quantias já debitadas.

A solicitação deve sempre partir da própria loja, uma vez que o consumidor sinalizou o desejo de cancelar a compra.

Cada instituição financeira tem suas regras para fazer o reembolso, sendo possível o depósito direto na conta corrente ou inclusão de crédito na fatura seguinte.

Na Neon, como vimos, é feito um crédito de confiança para o cliente não ter que pagar a fatura enquanto o processo é resolvido.

Em outras instituições e empresas, o prazo pode variar de alguns dias até duas faturas.

Dicas para não precisar cancelar uma compra no cartão de crédito

Solicitar o cancelamento de uma compra é uma experiência desagradável, não é mesmo? Afinal, as expectativas são frustradas e o reembolso nem sempre acontece rapidamente.

Assim, para evitar dor de cabeça, é preciso atentar a certos pontos durante uma compra, como vamos ver agora.

Atenção durante o pagamento

É indispensável estarmos atentos no momento de finalizar qualquer compra. Conferir os valores, meios de pagamento e endereço de entrega evitam o desgaste de ter que depois cancelar a aquisição.

Além do mais, muitos golpes do cartão de crédito presenciais acontecem na hora do pagamento. Antes de digitar a senha, confira se o display da maquininha do cartão está mostrando a tela correta.

Busca por avaliações do produto

Para evitar passar nervoso com itens defeituosos, vale a pena conferir as avaliações de outros consumidores. Com base nas descrições, você terá uma melhor noção da qualidade do produto. 

Um jeito bem simples e rápido de realizar esta avaliação é consultar os próprios comentários nas plataformas de compra.

Além disso, outra estratégia bem utilizada é consultar a avaliação do item no Reclame Aqui.

Evitar compras por impulso

Quem nunca gastou mais do que deveria? Com o sucesso das plataformas de e-commerce, é muito tentador realizar pequenas comprinhas.

No entanto, se os gastos começarem a prejudicar o seu orçamento, é preciso prestar atenção!

Compras por impulso podem trazer superendividamento e comprometer seriamente sua saúde financeira.

Se você sente muita vontade de fazer compras exageradas, adote estratégias como deletar os aplicativos de e-commerce e/ou reduzir o limite do seu cartão de crédito.

Não precisa ser um carrasco consigo mesmo: apenas evite gastos supérfluos e você já verá uma grande diferença no seu saldo.

Entendeu como cancelar compras no cartão de crédito sem dor de cabeça? Então, aproveite para pedir seu cartão de crédito Neon e ter mais tranquilidade nas suas compras.

O propósito da Neon é diminuir desigualdades, mostrando caminhos financeiros mais simples e justos, porque todos merecem um futuro brilhante. A educação financeira é um dos principais pilares para fazer isso acontecer, por isso estamos aqui para te acompanhar em sua jornada com as finanças.

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