Pagamento à vista: entenda o que é e como funciona o desconto

Você conhece as vantagens do pagamento à vista? Veja as formas possíveis, como fazer com desconto e por que é melhor comprar à vista.
4 minutos de leitura
4 minutos de leitura
Pessoa encostando cartão em maquininha de cartão

Na hora de adquirir um produto ou contratar um serviço é importante sempre considerar o pagamento à vista como primeira opção, mesmo que o parcelamento pareça ser mais atrativo por trazer a sensação de maior poder de compra.

Isso porque, ao liquidar o valor total no ato da compra, o consumidor fica livre dessa conta no futuro, ao passo que se escolher parcelar, estará assumindo uma dívida e terá que pagar mensalmente por isso até quitá-la, podendo até incorrer em juros.

No entanto, muitas pessoas fogem do pagamento à vista por pensar que isso requer ter o dinheiro na carteira no momento da compra, mas essa não é a única alternativa dessa modalidade.

Para saber exatamente o que é pagamento à vista, de que formas pode ser realizado e quais as vantagens dessa prática, siga a leitura deste texto até o final.

O que é pagamento à vista?

Pagamento à vista significa liquidar integralmente o valor de um produto ou serviço adquirido no ato da compra.

Ou seja, o valor será desembolsado de uma só vez e não haverá parcelas pendentes no futuro.

Por exemplo, ao comprar um eletrodoméstico no valor de R$ 250 à vista, você até pode sentir que estará com menos recursos financeiros até receber seu próximo salário, mas nos meses seguintes não terá essa conta para se preocupar.

O lojista receberá o valor integral, mas não necessariamente no exato momento da compra.

Isso vai depender da modalidade de pagamento à vista escolhida pelo consumidor.

O que é considerado pagamento à vista?

Você provavelmente já foi questionado por um vendedor se deseja fazer pagamento à vista, mas sabe exatamente quais são as possibilidades dessa transação financeira?

Diferente do que se pode pensar, não é apenas com dinheiro em espécie ou usando o cartão de débito que você pode adquirir algo sem ficar com parcela para pagar no futuro.

A seguir, conheça as diferentes maneiras de liquidar integralmente o valor de um produto ou serviço no ato da compra.

Pix

Você pode fazer um pagamento à vista por meio do Pix.

Basta entrar no seu aplicativo ou site do banco, inserir a chave Pix (que pode ser e-mail, CPF, telefone com DDD ou código aleatório informado pela empresa), ler o QR Code com a câmera do celular ou utilizar a opção copia e cola.

Isso pode ser feito a qualquer dia e hora, respeitando os limites definidos para essas transações na sua conta, que você pode alterar se desejar.

O valor sai direto da sua conta para a conta do cobrador, sem qualquer taxa para pessoas físicas.

Dinheiro

Embora as ferramentas digitais estejam substituindo o dinheiro “vivo”, há quem ainda prefira essa forma tradicional de pagamento à vista.

Desde que você tenha o valor total da compra na carteira, pode pagar integralmente pela sua compra em espécie, modalidade que é aceita praticamente em todos os estabelecimentos.

É claro que, se sua compra for online, não será possível pagar em espécie, mesmo que tenha o dinheiro na mão.

Cartão de débito

Outra forma de pagamento à vista é passando seu cartão de débito.

Você só precisa digitar na máquina do estabelecimento sua senha de autenticação e o valor sairá da sua conta.

Atenção ao seu limite: se o valor da compra for maior do que a quantia que você tem na conta, o débito pode não passar, ou você pode entrar no cheque especial e ter que pagar juros altos ao banco por isso.

Pagamento digital

É possível fazer um pagamento à vista utilizando ferramentas digitais como Apple Pay, Samsung Pay e Google Pay, e você nem precisa acessar seu internet banking.

Você pode usar essa modalidade em restaurantes, lojas, aplicativos e sites usando apenas seu celular ou smartwatch.

Basta cadastrar o cartão com o qual deseja fazer as compras na sua carteira digital e autenticar a operação com identificação facial ou senha.

Boleto

O boleto também é uma opção de pagamento à vista.

Consiste em um documento, virtual ou impresso, emitido pelo vendedor, que deve ser pago até a data de vencimento pela internet, em um caixa eletrônico ou em uma agência bancária.

Transferência

Embora o antigo modelo de transferência DOC tenha sido descontinuado em fevereiro de 2024, ainda é possível fazer pagamento à vista por meio de TED.

Para isso, é preciso acessar o banco online, aplicativo ou caixa eletrônico, informar os dados do vendedor (CNPJ ou CPF, instituição financeira, agência e conta) e indicar o valor que deve ser transferido.

Cheque

Embora cada vez mais em desuso, o cheque pode ser usado para pagamento à vista.

Para isso, deve ser preenchido no valor integral e com data do dia da compra, sendo que o recebedor pode descontar quando desejar.

Portanto, certifique-se de manter essa quantia na conta até que seja debitada para não correr o risco de se tornar um cheque sem fundos.

Cartão de crédito é considerado pagamento à vista?

Pode parecer estranho vincular cartão de crédito com pagamento à vista, já que essa ferramenta geralmente é utilizada para parcelamentos, mas é uma possibilidade.

Na hora de comprar, você indica que deseja fazer em apenas uma vez — o valor total será abatido do seu limite no cartão e deverá ser pago integralmente no vencimento da fatura seguinte.

Já o lojista receberá a quantia total, em até poucos dias, do sistema de cobrança usado (a máquina onde se passa o cartão de crédito), que por sua vez recebe o valor da operadora (Master, Visa, Amex e outras).

Como funciona o pagamento à vista com desconto?

Uma das vantagens de efetuar um pagamento à vista é que o consumidor pode receber um desconto no valor total da compra.

Embora o Código de Defesa do Consumidor considerasse violação a diferenciação de preços de acordo com a forma de pagamento, a Lei Federal 13.455, de 2017, passou a permitir essa prática.

Assim, as lojas podem cobrar preços diferentes para compras a prazo ou à vista.

Por exemplo, um posto de combustíveis pode oferecer preços mais baixos para pagamentos no Pix ou em dinheiro, sem problema nenhum.

Por que é melhor comprar à vista?

Fazer um pagamento à vista pode trazer várias vantagens para o consumidor, como economizar ao receber bons descontos e não pagar juros de parcelamento.

Ao evitar prestações, evita-se também o endividamento e as preocupações com parcelas futuras, sem contar que se reduz as chances de compras por impulso e gastos desnecessários.

E isso é essencial para manter o controle do orçamento e uma situação financeira mais saudável, sem o risco de ficar sobrecarregado com pagamentos mensais.

Além de não ser pego de surpresa com despesas pedaladas e esquecidas, o planejamento financeiro torna-se mais fácil, já que pagar à vista permite saber exatamente quanto se está gastando e quanto ainda se tem disponível.

Com o cartão de débito Neon, você pode fazer pagamentos à vista sem a necessidade de carregar dinheiro ou mesmo ter que acessar a internet.

Além da segurança e da facilidade de emissão sem comprovação de renda, ele é aceito no mundo todo e pode ter a função de crédito ativada para compras online, com pagamento integral.

Conta digital completa na palma da sua mão

A Neon é uma conta digital com tudo o que você precisa: cartão de crédito, investimento, empréstimos, cashback, Pix, cartão virtual, recargas e muito mais. Abra sua conta agora mesmo!

O propósito da Neon é criar caminhos por uma vida financeira melhor para todos os brasileiros. A educação financeira é um dos principais pilares para fazer isso acontecer, por isso estamos aqui para te acompanhar em sua jornada com as finanças.

Este artigo foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Tags:
Picture of Time Neon
Time Neon
Um time de pessoas dedicadas a diminuir desigualdades, mostrando caminhos financeiros mais simples e justos, porque todos merecem um futuro brilhante.

Você também pode se interessar

NEON LOGO