Sabe o que vender no porta-malas para começar a lucrar com seu carro?
Essa é uma ótima oportunidade de empreender com pouco dinheiro, utilizando apenas o seu veículo como ponto de venda.
Dessa forma, você consegue iniciar um negócio próprio com baixíssimo investimento, tendo flexibilidade e mobilidade para faturar bem.
É esse tipo de solução empreendedora que procura?
Então, siga a leitura para conferir sugestões de vendas no porta-malas e ganhar dinheiro como MEI, começando do zero.
O que vender no porta-malas?
Se você quer ideias sobre o que vender no porta-malas, temos 15 dicas de produtos que podem ser um sucesso de vendas na sua cidade.
Confira a lista!
1. Café da manhã
Montar seu próprio negócio de café da manhã no porta-malas do carro é uma boa ideia para começar a empreender.
Basta preparar uma boa quantidade de café e mantê-lo aquecido em uma garrafa térmica grande.
Na parte de alimentos, é possível vender pães de queijo, pão com manteiga, bolos e outros itens fáceis de preparar que são consumidos pela manhã.
Para aumentar as vendas, o ideal é estacionar o veículo próximo a centros empresariais e industriais e começar bem cedo, no horário em que os trabalhadores começam a chegar.
Além de faturar bem, os benefícios de acordar cedo são um diferencial à parte dessa sugestão de negócio.
2. Bolos e doces
Quem não gosta de bolos e doces fresquinhos a qualquer hora do dia?
Vender doces é uma ótima fonte de renda extra — e pode até mesmo se tornar a principal!
Você pode encher o porta-malas do carro de bolos de vários sabores, brigadeiros, cookies, pães de mel, tortas doces e o que for sua especialidade na confeitaria.
Uma dica é apostar nos bolos de pote.
Nesse caso, a dica é estacionar em centros comerciais movimentados no horário do almoço, quando as pessoas estão mais propensas a querer uma guloseima após a refeição.
Também vale a pena ficar próximo a escolas e faculdades para aumentar as vendas.
Saiba mais sobre o CNAE de doceiro, marmiteiro e salgadeiro!
3. Queijos
O “carro do queijo” é um clássico em várias vizinhanças.
Para começar esse negócio, você só precisa de um fornecedor local que produza queijos artesanais.
O ideal é trabalhar com produtos que não exijam refrigeração, para tornar a logística mais simples.
Nesse tipo de negócio, é interessante ter um sistema de som instalado no veículo para chamar a atenção dos moradores e promover seus queijos em bairros residenciais.
Conheça as melhores estratégias para divulgar uma marca!
4. Frutas e verduras
As frutas e verduras são itens clássicos de feiras, comércio ambulante e vendas no porta-mala de carros.
Se você tem acesso a fornecedores de qualidade, vale a pena fazer kits com produtos variados.
Por exemplo, monte uma combinação de folhas para salada, como alface, agrião e rúcula.
Dica: estacione na frente de grandes empresas, no horário de saída dos funcionários.
Muitos colaboradores preferem a conveniência de garantir os alimentos sem precisar passar no supermercado.
5. Roupas
Vender roupas no porta-malas do carro também é uma boa ideia para ter lucro sem precisar de um ponto de venda fixo.
Você pode trabalhar com moda feminina, infantil e masculina ou apostar em nichos de mercado específicos como moda evangélica, fitness e plus size, por exemplo.
Também vale vender roupas novas ou fazer um brechó no seu porta-malas.
Dependendo do público-alvo, você pode estacionar próximo a centros comerciais, escolas, universidades, igrejas, praças, entre outros locais onde pessoas interessadas possam estar circulando.
Lembre-se de escolher peças mais versáteis, com numeração ampla e que não precisam ser experimentadas, já que seria difícil improvisar um provador para os clientes.
6. Calçados
Outra ideia sobre o que vender no porta-malas é abrir um negócio de calçados no seu próprio carro.
Nesse caso, o ideal é trabalhar com itens casuais como chinelos, sandálias e tênis, que as pessoas possam comprar pela numeração padrão ou experimentar rapidamente.
Você pode, inclusive, posicionar um espelho de chão próximo ao veículo e disponibilizar alguns banquinhos ou pufes para que as pessoas possam se sentar e calçar os produtos.
7. Cama, mesa e banho
Vender conjuntos de cama, mesa e banho também é uma ótima oportunidade para começar a empreender.
No entanto, é preciso que você encontre bons fornecedores, com um preço acessível.
Isso porque os clientes podem preferir fazer as compras em lojas de departamento se os valores não forem tão vantajosos.
Para se destacar da concorrência, avalie a possibilidade de revender enxovais de marcas específicas.
8. Redes e tapetes
Os vendedores de redes e tapetes são clássicos das ruas brasileiras. Então, por que não vender algumas peças desse tipo no seu porta-malas?
Escolha tecidos marcantes e produtos exclusivos para chamar a atenção dos clientes.
Nesse caso, pode valer a pena estacionar em vias de grande circulação, onde as pessoas costumam parar para comprar itens para a casa.
9. Artesanato
Decorações de mesa, panos bordados, enfeites temáticos e até peças tricotadas: são muitas as opções de produtos artesanais que rendem um bom dinheiro.
Para faturar, estude bem onde ficam os melhores pontos de acesso ao seu público-alvo.
Por exemplo, se você trabalhar com itens de decoração infantil, vale a pena ficar próximo de escolas.
Leia também: Como fazer artesanato de resina?
10. Pães
O pão fresquinho é um alimento indispensável na mesa do brasileiro, mas nem sempre há uma padaria por perto.
Por isso, vale a pena vender pães de vários tipos no porta-malas do seu carro, circulando entre bairros onde o acesso ao produto não é tão fácil.
Procure diversificar seus produtos com pão francês, italiano, australiano, caseiro, entre outras receitas.
Aqui ensinamos como montar uma padaria de sucesso!
11. Lanches
Os lanches são produtos altamente versáteis que podem ser vendidos a qualquer hora e lugar.
Então, é uma ideia interessante produzir seus próprios sanduíches e vendê-los no porta-malas do seu carro.
A ideia é ficar próximo a locais de grande circulação, onde pessoas podem estar com fome em busca de um lanche rápido, como parques, rodoviárias, praças e centros comerciais.
12. Água
Ainda que pareça simples, vender água pode ser muito lucrativo em diversos lugares.
Exemplos clássicos são os pontos de venda nas praias, quadras de esporte, estádios e praças.
Além disso, fique atento à programação de eventos na sua cidade para poder faturar com o movimento.
Para se destacar dos demais concorrentes, considere incluir também outros tipos de bebida, como sucos e refrigerantes.
13. Panelas
O carro das panelas é outro clássico, algo que era muito comum antigamente no Brasil.
Você pode retomar a tendência e vender em locais residenciais, onde sempre há alguém buscando novos utensílios para incrementar a cozinha.
O segredo, nesse caso, é ter um bom fornecedor com produtos diferenciados, como panelas de ferro, de cerâmica e de bronze.
14. Brinquedos
As crianças não resistem aos brinquedos onde quer que estejam — e você pode levá-los até elas com seu carro.
Basta fazer uma seleção de jogos, bolas, bonecos, carrinhos e outros itens irresistíveis para os pequenos e vendê-los nos bairros e centros comerciais.
Você também pode marcar presença na saída de colégios para ampliar sua clientela e ter várias oportunidades de venda.
Confira super dicas sobre o que vender no Dia das Crianças!
15. Utilidades diversas
Vendedores de utilidades aleatórias são uma referência nostálgica para os brasileiros.
Inclusive, muitos ainda se lembram dos ambulantes que faziam velozes demonstrações de descascadores de legumes.
Ainda que diversos produtos já não atraiam mais a atenção dos clientes, saiba que ainda existe um mercado gigante de itens inovadores.
O segredo é investir em materiais diferentes que facilitem o dia a dia das pessoas, como guarda-chuvas, potes herméticos, carregadores de celular, etc.
Uma dica para saber o que “está na moda” é verificar as redes sociais, como Instagram e TikTok, bem como as lojas virtuais e marketplaces.
Por que vender no porta-malas?
Agora que já sabe o que vender no porta-malas, o que falta para começar?
Se o que trava você é se convencer das vantagens, vamos ver agora os principais motivos para começar o seu negócio itinerante:
Baixo custo
Um dos principais benefícios em vender no porta-malas é o baixo custo para começar o negócio.
Afinal, você não precisa investir em locação de um ponto de venda, mobília, decoração ou contratação de funcionários, por exemplo.
Sozinho, com seu carro, você já consegue iniciar as vendas e obter lucro.
Os custos do negócio são basicamente o combustível, estacionamento pago (se necessário) e a compra dos produtos de fornecedores.
Logo, vender no porta-malas é uma ótima solução para quem quer empreender com pouco dinheiro.
Veja onde aplicar os seus investimentos MEI.
Mobilidade
Outra vantagem das vendas em porta-malas é que você pode se deslocar até os pontos de maior circulação do seu público, em vez de ficar restrito a uma localização fixa.
Isso facilita muito as vendas, pois você consegue ter um negócio móvel que sempre está próximo de seus potenciais clientes.
Flexibilidade
Vender em porta-malas também é uma atividade muito flexível, já que você pode definir seus horários e fazer seu expediente como quiser.
Claro, é importantíssimo que você saiba fazer uma boa gestão de tempo.
Além disso, quanto mais regular for a sua presença em um local, mais fácil será para fidelizar clientes.
Ainda assim, as vendas em porta-malas oferecem a flexibilidade necessária para quem quer obter renda extra e trabalhar em horários alternativos.
Vender no porta-malas ou em um ponto fixo?
Como vimos, entre as vantagens de usar seu veículo nas vendas estão mobilidade e baixo custo.
Ou seja, se um local não estiver proporcionando bom faturamento, você pode simplesmente dirigir-se a outro ponto com maior demanda, sem gastar praticamente nada.
No caso das lojas físicas, essa flexibilidade não existe, sendo que o empreendimento pode ser muito prejudicado se o local for mal escolhido.
No entanto, até mesmo quem trabalha com vendas no porta-mala acaba seguindo um roteiro relativamente fixo pela cidade por conta da necessidade de criar uma base de clientes.
Nesse sentido, a permanência das lojas fixas garante o benefício de facilitar a fidelização dos clientes.
Afinal, os consumidores conhecem o seu endereço e podem criar o hábito de passar em frente, olhar a vitrine e entrar.
Também as lojas passam maior profissionalismo e seriedade, ampliando o alcance de novos clientes.
Por isso, pode ser uma boa ideia começar vendendo no porta-mala e, aos poucos, juntar dinheiro para investir em um ponto fixo.
Quais são os primeiros passos para vender no porta-malas?
Estes são os primeiros passos para selecionar o que vender no porta-malas e começar suas vendas:
- Escolher o produto e o segmento com o qual você quer trabalhar
- Encontrar fornecedores de confiança com boa margem de negociação para adquirir os produtos para revenda (ou, se tiver condições, fabricar seus produtos)
- Comprar seu estoque inicial de produtos — faça junto um controle de estoque para não ter produtos em falta ou sobrando
- Precificar os produtos de modo que o preço de venda cubra seus custos e seja suficiente para gerar lucro
- Fazer a manutenção do veículo para deixá-lo em ordem para as vendas
- Instalar um sistema de som para anunciar seus produtos, se for vantajoso
- Abrir uma empresa para regularizar suas vendas, emitir nota fiscal eletrônica e recolher impostos
- Escolher os locais para estacionar e começar suas vendas.
Ainda não conhece o CNPJ MEI? Então saiba tudo sobre o microempreendedor individual!
Como ser MEI e vender no porta-malas?
Para se tornar MEI é muito fácil. Então, estará tudo certo para vender no porta-malas!
Você pode criar um CNPJ no Portal do Empreendedor em poucos minutos.
Veja como fazer:
- Com sua conta Gov.br, faça o registro no Portal do Empreendedor, escolhendo a opção “Quero ser MEI”
- Cadastre seus dados pessoais, como o CPF e o número do celular
- Informe os dados da empresa, como endereço, capital social e forma de atuação
- Inclua o respectivo código CNAE para a atividade principal e até 15 outras atividades secundárias
- Revise as informações e conclua o cadastro.
O código CNAE MEI (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) que foi mencionado no passo 4 é necessário para o registro da empresa e vai depender do tipo de produto que você vende.
Veja alguns exemplos possíveis de códigos:
- 5612-1/00 — Serviços Ambulantes De Alimentação
- 4724-5/00 — Comércio Varejista De Hortifrutigranjeiros
- 4721-1/04 — Comércio Varejista De Doces, Balas, Bombons E Semelhantes
- 4755-5/03 — Comércio Varejista De Artigos De Cama, Mesa E Banho
- 4781-4/00 — Comércio Varejista De Artigos Do Vestuário E Acessórios.
Lembrando que você pode ter CNAE principal e secundário (até 16).
E dá para consultar todas as possibilidades na lista de atividades MEI.
Além disso, considere ainda que são muitas as vantagens de se formalizar como MEI (microempreendedor individual) para vender produtos no porta-malas do seu carro.
Aqui estão as principais razões para dar esse passo:
- Pagar os impostos mais baratos de todos os tipos empresariais
- Comprar um carro com CNPJ MEI com desconto de 2,5% até 30% do valor total
- Ter acesso a benefícios previdenciários com a contribuição mensal ao INSS já inclusa no DAS MEI
- Poder emitir nota fiscal eletrônica de produtos e serviços para regularizar suas atividades
- Ter acesso a linhas de crédito para microempreendedor.
Agora que já sabe o que vender no porta-malas, o que está esperando para começar seu negócio?