Como criar conta no gov.br e por que fazer isso?

Quer saber como criar uma conta gov.br e ter acesso aos mais diversos serviços públicos? Veja como fazer a identificação digital de cidadão.
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Criar uma conta gov.br é fundamental para todos os brasileiros, pois libera o acesso aos principais serviços públicos do nosso país.

Felizmente, o governo se digitalizou e hoje você pode resolver burocracias relacionadas aos mais diversos documentos e cadastros pela internet.

É possível consultar seu CPF, emitir CNH e carteira de trabalho digital, assinar documentos digitais, verificar sua situação fiscal, inscrever-se em exames educacionais e até abrir uma empresa — tudo em um único portal.

Quer criar uma conta gov.br e aproveitar todas as facilidades de um governo digital?

Então, continue a leitura e siga nosso passo a passo.

Conta gov.br: o que é e por que criar?

A conta gov.br é uma identificação digital que você deve usar para acessar diversos serviços públicos de nível federal, estadual e municipal.

Ela é gratuita e está disponível para todos os cidadãos brasileiros que possuem CPF.

Ao criar uma conta gov.br, você consegue acessar serviços de educação e saúde, consultar sua CNH (Carteira Nacional de Habilitação), verificar questões previdenciárias, assinar documentos digitalmente e várias outras funcionalidades.

Ela foi criada para facilitar a vida dos cidadãos na hora de realizar trâmites burocráticos que envolvem instâncias da administração pública.

Hoje, a conta gov.br é exigida para vários tipos de cadastramentos e consultas, desde análises da declaração do Imposto de Renda até a inscrição no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).

Por isso, é fundamental criar sua conta para ter acesso a informações importantes, utilizar serviços públicos de forma ágil e resolver pela internet qualquer burocracia que envolva o governo, tudo isso sem precisar sair de casa.

Quais são os serviços digitais do governo?

Atualmente, o portal gov.br oferece mais de 4,8 mil serviços para o cidadão.

Confira alguns dos mais importantes.

Assinar documentos

A conta gov.br oferece uma assinatura eletrônica que permite que você assine documentos digitais online nos formatos .doc, .docx, .pdf e .odt.

Essa assinatura tem a mesma validade da física e é muito útil para fins de autenticação.

Consultar o CPF

Na área de “Finanças, Impostos e Gestão Pública”, a conta gov.br permite consultar a situação cadastral do seu CPF junto à Receita Federal.

Na mesma seção, você pode emitir um comprovante de situação cadastral e confirmar a autenticidade de outros comprovantes desse tipo.

Leia também: Está com o CPF irregular? Veja como regularizar o CPF

Receber o Abono Salarial

O Abono Salarial é um benefício do governo com valor de até um salário mínimo vigente, pago todos os anos aos trabalhadores que recebem até dois salários mínimos de remuneração mensal.

Com uma conta gov.br, você pode consultar a disponibilidade desse benefício e o calendário de pagamento do ano.

Obter a Carteira de Trabalho

Outro serviço essencial da conta gov.br é a emissão e consulta da CTPS Digital.

Para obter o documento, é preciso apresentar CPF, foto 3×4 colorida, comprovante de residência e comprovante de estado civil.

Obter o Certificado Nacional de Vacinação COVID-19

Nesse serviço, você consegue consultar seu Certificado Nacional de Vacinação COVID-19 com todas as doses aplicadas.

Consultar valores a receber

No serviço “Valores a Receber” você pode consultar se temdinheiro esquecido ou inesperado em algum banco, consórcio ou outra instituição financeira.

Então, é possível resgatar os valores com transferência para sua conta bancária.

Acessar serviços previdenciários

Na área de “Previdência” do gov.br, você pode acessar serviços como:

  • Inscrição no INSS;
  • Atualização de dados no INSS;
  • Cadastro e renovação de procuração;
  • Consulta a benefícios;
  • Simulação de aposentadoria;
  • Solicitação de benefícios.

Consultar questões fiscais

Na área Fiscal”, o contribuinte tem acesso aos seguintes serviços no gov.br:

  • Consultar restituição do Imposto de Renda;
  • Consultar dívidas e pendências fiscais;
  • Emitir certidão de regularidade fiscal (CND);
  • Consultar comunicações de cobrança;
  • Obter atestado de residência fiscal.

Inscrever-se em serviços de educação

A conta gov.br também facilita a inscrição em serviços educacionais como ENEM, SISU, FIES e PROUNI.

Consultar informações de trânsito

Na seção de “Infraestrutura, Trânsito e Transportes”, estes são os principais serviços:

  • Obter a CNH Digital;
  • Consultar dados de placa veicular;
  • Consultar dados de veículos na base RENAVAM;
  • Consultar infrações de trânsito;
  • Obter desconto em multas de trânsito;
  • Solicitar parcelamento de débitos.

Abrir uma empresa

A conta gov.br também permite que você abra uma empresa online e sem burocracia.

No portal, é possível abrir um MEI (Microempreendedor Individual) ou outro tipo empresarial, consultar CNPJ, atualizar dados, solicitar dispensa de alvará e licença de funcionamento, entre outros serviços.

Além disso, o sistema oferece certidões de regularidade fiscais, declarações de RAIS e CAGED, e laudos fiscais, entre outros documentos para empreendedores.

Como criar conta no gov.br passo a passo

Para criar uma conta gov.br é só seguir os passos abaixo.

1. Acesse a página ou baixe o app

Você pode criar uma conta gov.br pela página oficial ou pelo aplicativo, disponível para Android e iOS.

Ambos os canais são simples de usar e têm as mesmas etapas de cadastro.

2. Digite seu CPF

Se estiver no aplicativo, clique no botão “Entrar com gov.br” e, se estiver no site, clique no botão “Criar conta gov.br”.

Então, digite seu CPF, conforme solicitado. Nesse momento, você será avisado caso já tenha um cadastro e precise apenas recuperar a senha. Do contrário, siga o processo para criar sua conta do zero.

3. Aceite os termos

Na próxima tela, aceite os termos de uso mostrados e clique em “Continuar”.

4. Escolha uma forma de confirmar sua identidade

Nessa etapa, você terá que confirmar sua identidade utilizando algumas das opções oferecidas pelo portal.

As principais são:

  • Confirmar com os dados da sua conta bancária;
  • Autorizar o acesso ao seu cadastro no INSS;
  • Autorizar o acesso aos dados da Receita Federal;
  • Informar dados pessoais como data de nascimento, nome da mãe, empresas em que trabalhou, entre outras informações solicitadas pela plataforma.

Então, você só precisa escolher uma das opções mostradas para confirmar que é você mesmo criando a conta.

5. Confirme o código de verificação

Para finalizar seu cadastro, você deverá digitar um código de verificação recebido por e-mail ou celular.

6. Crie uma senha

Por fim, a última etapa do cadastro da sua conta gov.br é criar uma senha.

Siga as instruções de segurança e guarde bem essa informação para os próximos acessos.

Ouro, prata ou bronze: os níveis da plataforma gov.br

As classificações ouro, prata e bronze da conta gov.br representam o nível de segurança do seu cadastro.

Quanto mais alto o nível, maior a garantia de que sua conta não poderá ser usada por terceiros ou invadida.

Assim que você acessa o aplicativo, você vê na tela se sua conta é classificada como ouro, prata ou bronze, seguindo os critérios abaixo:

  • Bronze: nível básico de segurança, com acesso aos serviços digitais menos sensíveis e funcionalidades parciais;
  • Prata: nível alto de segurança, com acesso a serviços que exigem reconhecimento facial ou acesso a bancos credenciados. Permite acesso a todas as funcionalidades do app;
  • Ouro: nível máximo de segurança, com acesso aos serviços mais sensíveis, login único para qualquer serviço digital e acesso total às funcionalidades da plataforma e app.

Saiba todas as informações sobre os níveis bronze, prata e ouro da conta gov.br.

O que fazer para aumentar o nível?

Existem várias pequenas tarefas que você pode cumprir para aumentar o nível de segurança da sua conta gov.br.

Para subir do nível bronze para o nível prata, estas são as mais usadas:

  • Ativar o reconhecimento facial pelo app gov.br, com conferência da sua foto na base de cadastro da CNH;
  • Validar seus dados via internet banking de um banco credenciado;
  • Validar seus dados com usuário e senha do SIGEPE, caso você seja servidor público federal.

Agora, para passar ao nível ouro, estas são as condições:

  • Ativar o reconhecimento facial pelo app gov.br, com conferência da sua foto na base de cadastro da Justiça Eleitoral (TSE);
  • Validar seus dados com um certificado digital compatível com ICP-Brasil.

Onde baixar o aplicativo gov.br?

Você pode baixar seu aplicativo gov.br nas lojas de apps: para Android no Google Play ou para iOS na Apple Store.

A nota na primeira plataforma é 4,6, enquanto na segunda fica em 4+.

Além de oferecer todas as funcionalidades e serviços da plataforma, o aplicativo permite que você compartilhe documentos com contatos do seu celular de forma simples e rápida.

Você também tem acesso ao histórico de login em sites do governo para acompanhar de perto as movimentações da sua conta e o uso de dados que está sendo feito.

Então, ficou claro como criar uma conta gov.br e por que vale a pena ter sua identidade digital de cidadão brasileiro?

Se você ainda não tem a sua, crie agora e comece a acessar todos os serviços públicos do nosso país.

O propósito da Neon é criar caminhos por uma vida financeira melhor para todos os brasileiros. A educação financeira é um dos principais pilares para fazer isso acontecer, por isso estamos aqui para te acompanhar em sua jornada com as finanças.

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