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O que é e como pedir uma reivindicação do Pix?

A reinvindicação é necessária quando você tenta cadastrar uma chave que já está sendo usada por outra pessoa. Por exemplo: você compra um novo chip de celular e o número era de outra pessoa que o usou como chave Pix, você poderá solicitar a reivindicação para que a chave passe a ser sua após uma análise.

Vale lembrar que apenas a chave telefone pode ser reivindicada. Isso se deve ao fato de que chaves como CPF, e-mail e CNPJ são consideradas dados pessoais e não podem ser transferidas.

O tempo de análise da reivindicação é de aproximadamente 14 dias corridos. O processo funciona da seguinte forma:

  1. Solicitação: você solicita a reivindicação diretamente aqui na Neon.

  2. Processo: a Neon encaminha o pedido ao banco que atualmente está gerenciando a chave.

  3. Notificação: a pessoa que possui a chave receberá uma notificação e terá 7 dias corridos para tomar as devidas providências.

  4. Período de Segurança: em função de questões de segurança, a chave não ficará vinculada a nenhuma conta por mais 7 dias (totalizando 14 dias).

  5. Recadastramento: durante esse período, quem atualmente detém a chave terá a oportunidade de recadastrá-la para recuperação.

  6. Disponibilidade: se, ao final dos 14 dias, não houver ação da pessoa que possui a chave, ela ficará automaticamente disponível para você.

Como solicitar a reivindicação?

  1. Acesse a área “Pix” do aplicativo Neon;

  2. Clique em ”Minhas Chaves” e escolha a chave que quer reivindicar;

  3. Um código será enviado para o seu telefone. Registre esse código;

  4. Clique em “prosseguir” e depois em “reivindicar chave”.

Você pode acompanhar o status do seu pedido em ”minhas chaves” na área “Pix” do aplicativo. Nós também vamos te avisar pelo aplicativo assim que o processo for concluído.