A reinvindicação é necessária quando você tenta cadastrar uma chave que já está sendo usada por outra pessoa. Por exemplo: você compra um novo chip de celular e o número era de outra pessoa que o usou como chave Pix, você poderá solicitar a reivindicação para que a chave passe a ser sua após uma análise.
Vale lembrar que apenas a chave telefone pode ser reivindicada. Isso se deve ao fato de que chaves como CPF, e-mail e CNPJ são consideradas dados pessoais e não podem ser transferidas.
O tempo de análise da reivindicação é de aproximadamente 14 dias corridos. O processo funciona da seguinte forma:
Solicitação: você solicita a reivindicação diretamente aqui na Neon.
Processo: a Neon encaminha o pedido ao banco que atualmente está gerenciando a chave.
Notificação: a pessoa que possui a chave receberá uma notificação e terá 7 dias corridos para tomar as devidas providências.
Período de Segurança: em função de questões de segurança, a chave não ficará vinculada a nenhuma conta por mais 7 dias (totalizando 14 dias).
Recadastramento: durante esse período, quem atualmente detém a chave terá a oportunidade de recadastrá-la para recuperação.
Disponibilidade: se, ao final dos 14 dias, não houver ação da pessoa que possui a chave, ela ficará automaticamente disponível para você.
Como solicitar a reivindicação?
Acesse a área “Pix” do aplicativo Neon;
Clique em ”Minhas Chaves” e escolha a chave que quer reivindicar;
Um código será enviado para o seu telefone. Registre esse código;
Clique em “prosseguir” e depois em “reivindicar chave”.
Você pode acompanhar o status do seu pedido em ”minhas chaves” na área “Pix” do aplicativo. Nós também vamos te avisar pelo aplicativo assim que o processo for concluído.