O CDI (Certificado de Depósito Interbancário) é outro nome dado para a taxa DI, que é uma referência para o nosso CDB e demais investimentos de renda fixa. Ela determina o rendimento anual desse tipo de investimento. Por isso é comum falarmos que um investimento paga uma porcentagem do CDI.
Já o CDB (Certificado de Depósito Bancário), é um tipo de investimento em que se empresta um valor para o banco. O banco devolve esse valor com juros, de acordo com a taxa do CDI combinada no momento do investimento. Em cada aplicação é feita a compra de um papel fictício que representa o valor que você está emprestando para a instituição.
Essas transações são registradas pela CETIP (Central de Custódia e Liquidação Financeira de Títulos Privados). Uma instituição privada que processa, registra, guarda e liquida os títulos financeiros privados do mercado. A CETIP tem papel fundamental no mercado financeiro. Ela garante que todos os títulos e ativos sejam negociados de forma confiável e eficiente e que todas as transações sejam rastreadas.