Tudo sobre o pagamento de boletos usando a conta Neon

Ainda tem dúvidas sobre pagamento de boletos? Respondemos as principais perguntas sobre pagamento, emissão, cancelamento e muito mais!
4 minutos de leitura
4 minutos de leitura
Mulher em frente a computador com celular na mão

Você sabia que para fazer um pagamento de boleto na Neon basta alguns cliques? Ah, mas não é só isso, não! Também é possível fazer depósitos na sua conta ao gerar um boleto de pagamento.

Falando em boletos, você sabe identificar quando recebe uma cobrança falsa? É preciso ficar atento!

Aqui explicamos como saber se um boleto é falso e como se proteger dos golpes.

Tendo nossa conta digital, você não precisará mais se preocupar em como pagar um boleto online, pois tudo pode ser resolvido direto pelo app Neon.

Além disso, é muito fácil emitir um boleto bancário para fazer depósitos na sua conta.

Vem com a gente que vamos te mostrar todos os detalhes sobre esse assunto!

Onde posso fazer o pagamento do boleto de depósito?

Você pode pagar em qualquer banco, casa lotérica, caixa eletrônico, ou internet banking em até 60 dias.

O valor cai na sua conta Neon em até 3 dias úteis (segunda a sexta, sem contar feriados) após o pagamento.

Você também pode fazer um Pix para a sua conta Neon e ter o seu dinheiro disponível na hora.

Saiba como fazer um Pix.

Importante: para fazer depósitos na sua conta não existe limite de valor, você pode depositar o valor que quiser.

Posso cancelar a emissão de um boleto?

Por enquanto, não é possível cancelar a emissão de um boleto.

Não se preocupe! O boleto é apenas para depósito e não será feita nenhuma cobrança, mesmo que ele não seja pago.

Ao emitir, de qualquer forma, acaba sendo consumido o limite de emissão e não é possível liberar esse limite depois que o boleto já foi gerado.

Quais são os limites para pagamentos de boletos? Posso alterar esses limites?

Por segurança, a conta Neon tem limites de pagamentos baseado na análise de perfil no seu cadastro.
Para verificar o seu limite de pagamentos de boletos, clique no seu nome na tela inicial do aplicativo e depois em “Limites”.

Na tela de limites você pode verificar todos os seus limites diários de pagamento, transferências (TED e Pix), emissão e saque.

Seus limites de pagamentos estão divididos da seguinte forma:

  • Contas de consumo: inclui boletos de água, gás, luz, etc.;
  • Boletos: inclui faturas de cartão de crédito, boletos de faculdade, boleto de aluguel, etc.;
  • Guias de impostos: inclui recolhimentos para o governo, como IPTU, IPVA, DAS, etc.

O limite é reduzido conforme o uso durante o dia. Mas não se preocupe, pois no dia seguinte o valor do limite renova.

Para aumentar os valores, é preciso entrar em contato com o atendimento pedindo o aumento definitivo ou pontual. Você pode solicitar o aumento de segunda a sexta até 19h45.

O prazo de análise é de até 24 horas.

Leia também: Como comprar por boleto parcelado? Descubra se vale a pena

Como gerar um boleto de depósito?

Gerar um boleto para fazer depósitos na sua conta Neon é bem simples e sem tarifas. Siga o passo a passo:

  1. Entre em “Produtos”, depois “Trazer dinheiro” e então, clique em ”Por boleto”;
  2. Informe o valor desejado (que deve ser no mínimo R$ 5);
  3. Clique em “Emitir boleto”;
  4. Caso queira enviar por PDF e/ou imprimir o boleto, clique em “Copiar linha digitável” ou em “Compartilhar”;

Importante: sua conta Neon tem um limite mensal para emissão de boletos. Para conferir seus limites, clique no seu nome na tela inicial do aplicativo e depois em “Limites”.

Caso tente emitir um boleto com um valor maior que o seu limite, faremos uma análise de segurança automática e, em até 5 dias úteis, o resultado estará disponível na área ”Trazer dinheiro”.

Para você não ter que esperar até 3 dias úteis para o valor do boleto de depósito cair na sua conta, você pode fazer um depósito via Pix. É simples e o seu dinheiro cai na hora. Basta entrar na área “Pix”, usar uma chave cadastrada em “Minhas chaves” e fazer a transferência.

Paguei duas vezes o mesmo boleto. O que faço?

Se você pagou o mesmo boleto duas vezes aqui na Neon, não precisa se preocupar. Vamos estornar o valor de um dos pagamentos automaticamente na sua conta.

Agora se um dos pagamento foi feito aqui na Neon e o outro em outro banco, é necessário que você entre em contato com o emissor do boleto, pedindo a devolução do valor.

Leia também: Pagar boleto com cartão de crédito: como fazer, prós e contras

Como reconhecer um golpe por boleto e o que fazer?

Para problemas envolvendo o pagamento de boletos, existem alguns cenários mais comuns, veja a seguir.

Compra falsa

Quando você faz uma compra em um site não oficial ou com um falso vendedor. Ao finalizar a transação, é gerado um boleto adulterado em nome do fraudador.

Segunda via

Quando você recebe uma segunda via não solicitada de um boleto. Ela parece muito com a original, mas o código de pagamento direciona o valor para outra conta.

Falso erro de pagamento

Quando fraudadores se passam por empresas ou prestadores de serviços e enviam para seu e-mail um boleto fraudado. Neste caso, eles dizem que houve um erro no processamento do débito automático e, por isso, você precisa pagar aquele que está em anexo no e-mail.

Se você foi vítima de golpes envolvendo boletos, fale com a gente pelo nosso chat no aplicativo para que o nosso time de atendimento te passe todas as orientações necessárias.

É importante ter provas como o boleto que foi pago, o comprovante de pagamento e o Boletim de Ocorrência.

Veja aqui como saber se um boleto é falso.

O propósito da Neon é criar caminhos por uma vida financeira melhor para todos os brasileiros. A educação financeira é um dos principais pilares para fazer isso acontecer, por isso estamos aqui para te acompanhar em sua jornada com as finanças.

Tags:
Picture of Ana Gabriela Graças
Ana Gabriela Graças
Formada em Jornalismo, acredita no potencial de conteúdos para transformar a relação do brasileiro trabalhador com suas finanças.

Você também pode se interessar

Logo Neon Azul