2ª via do CPF: saiba quando e como tirar

Se você precisa tirar a 2ª via do CPF, saiba que é possível conseguir pela internet em poucos cliques. Veja como fazer passo a passo.
2 minutos de leitura
2 minutos de leitura
Mulher olhando para celular sentada em mesa em frente a computador

Tirar a 2ª via do CPF pela internet é possível e leva poucos cliques.

Se você quer ter um comprovante oficial do Cadastro de Pessoa Física ou mesmo imprimir o documento para carregar com você, veio ao artigo certo.

Lembrando que esse é o principal documento que identifica os cidadãos no Brasil e permite consultar a situação fiscal, autenticar operações e fazer compras.

Continue lendo e saiba como obter e imprimir a 2ª via do seu CPF.

Como tirar a 2ª via do CPF?

Para tirar a 2ª via do CPF, siga os passos abaixo:

  • Acesse a página de Impressão do Comprovante de Inscrição no CPF, no site da Receita Federal;
  • Informe seu CPF, nome completo, data de nascimento, nome da mãe e Título de Eleitor;
  • Clique em “Enviar” para transmitir os dados;
  • Se você tiver declarado Imposto de Renda nos últimos dois anos, terá que preencher o número do recibo da última declaração. Se não tiver declarado, poderá ir direto para a próxima etapa;
  • Seu comprovante de inscrição no CPF será exibido na tela contendo o número do documento, seu nome completo, sua data de nascimento e um QR Code para controle e autenticação do documento.

Esse método pode ser usado por todos os cidadãos, incluindo os que declaram e os que não declaram IR.

Para os que declararam nos últimos dois anos, é possível usar também o portal e-CAC (Centro de Atendimento Virtual da Receita Federal).

É só seguir os passos abaixo:

  • Faça login no e-CAC com sua conta gov.br ou código de acesso;
  • Vá até a opção “CPF > Comprovante de Inscrição no CPF”;
  • Pronto! Seu comprovante do CPF será exibido na tela, contendo o número do documento, seu nome completo, sua data de nascimento e um QR Code, da mesma forma que no método anterior.

Como imprimir 2ª via do CPF?

Na tela de exibição do comprovante, em qualquer um dos métodos acima, você terá um botão “Preparar página para impressão” disponível abaixo do documento.

Então, clique nessa opção; será aberta uma nova janela com o comprovante pronto para imprimir.

Por fim, clique em “Imprimir” e selecione a impressora de sua preferência — ou a opção de salvar como PDF no seu computador.

Por que tirar a 2ª via do CPF?

A principal situação em que você deve tirar a 2ª via do CPF é em caso de mudança de dados, como quando uma pessoa altera seu próprio nome por alguma razão.

Isso porque hoje não é mais necessário andar com um comprovante do CPF, já que o antigo cartão azul deixou de ser impresso em 2011.

Além disso, o número do CPF já está no RG. Quem ainda não tem o número na sua carteira de identidade pode emitir uma 2ª via do RG para incluir o dado.

No entanto, algumas pessoas podem preferir ter uma cópia impressa do CPF para consultar o número na hora de fazer compras, preencher formulários e fazer cadastros, por exemplo.

Nesse caso, vale a pena imprimir o comprovante oficial no site da Receita Federal e deixar na carteira — mas, como vimos, não é obrigatório.

Entendeu como tirar a 2ª via do CPF? Confira mais artigos que ajudam você a obter a segunda via de diversas contas e documentos do dia a dia:

O propósito da Neon é criar caminhos por uma vida financeira melhor para todos os brasileiros. A educação financeira é um dos principais pilares para fazer isso acontecer, por isso estamos aqui para te acompanhar em sua jornada com as finanças.

Este artigo foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo

Média da classificação 4.1 / 5. Número de votos: 10

Seja o primeiro a avaliar este post.

Tags:
Picture of Time Neon
Time Neon
Um time de pessoas dedicadas a diminuir desigualdades, mostrando caminhos financeiros mais simples e justos, porque todos merecem um futuro brilhante.

Você também pode se interessar

NEON LOGO