Dress code: o que é, para que serve, tipos e como determinar

Você conhece a importância do dress code para um ambiente profissional? Entenda o propósito, tipos, como escolher e como melhorar o clima.
4 minutos de leitura
4 minutos de leitura
Roupas penduradas em arara em frente a fundo amarelo

Afinal, para que serve o dress code? Em tempos de mudanças nas estruturas e dinâmicas organizacionais, o questionamento dessa prática torna-se frequente entre os gestores de recursos humanos.

O impasse é totalmente compreensível: afinal, ao longo das últimas décadas, a formalidade no ambiente de trabalho tem cedido espaço à aceitação dos estilos pessoais alternativos. 

A seguir, explicamos como avaliar se o dress code é válido para sua empresa e como estabelecer regras que sejam mais flexíveis e amigáveis aos seus colaboradores. 

Venha com a gente!

O que é dress code?

O dress code é o conjunto de regras de como se vestir em determinados eventos ou circunstâncias. 

A tradução do termo inglês pode ser compreendida como “código de roupas”, fazendo referência ao aspecto cultural que as vestimentas desempenham como símbolo de pertencimento a determinados grupos sociais. 

Ou seja, estamos falando de uma prática milenar cujo fundamento é padronizar a imagem pessoal de certo conjunto de indivíduos, seja por motivos estéticos ou corporativos. 

O que é dress code no trabalho?

No contexto organizacional, o dress code surge como um manual de como se vestir adequadamente para o ambiente de trabalho. 

Trata-se de uma abordagem frequente em departamentos nos quais a imagem do funcionário precisa transmitir os valores empresariais durante a interação com os clientes e fornecedores. 

De maneira geral, o dress code no trabalho contém recomendações a respeito de:

  • Estilo de roupas adequado
  • Peças a serem evitadas, como chinelos, decotes e transparências
  • Cores recomendadas, a depender da cultura e posicionamento da identidade visual da empresa.

A seguir, explicamos um pouco melhor como funcionam as normas de vestimentas.

Qual o propósito do dress code em uma empresa?

Como mencionamos, o intuito da padronização visual é comunicar uma mensagem nítida dos valores e objetivos da empresa

Em outras palavras, o dress code serve como uma ferramenta não-verbal para divulgar a identidade corporativa por meio de seus colaboradores.

Um exemplo fácil de visualizar: você provavelmente notou que pessoas em escritórios de advocacia costumam se vestir de maneira extremamente formal, não é mesmo? 

Essa é uma forma da empresa comunicar o profissionalismo e seriedade de sua equipe.

A seguir, explicamos um pouco mais sobre o funcionamento dos códigos de vestimenta.

Quais os tipos de dress code?

Esporte fino, casual chique, black tie… se considerarmos os tipos de dress code de todo tipo de ocasião, poderemos facilmente citar dezenas de categorias

No entanto, quando o assunto é ambiente de trabalho, as normas costumam orbitar em torno de quatro principais grupos: dress code formal, semiformal, casual e esportivo. 

Formal

O estilo formal requer peças clássicas, como ternos completos, camisas sociais e itens de alfaiataria.

Geralmente, essa abordagem inclui também uma série de recomendações de etiqueta e aspectos comportamentais.

Semiformal

Como o próprio nome sugere, o dress code semiformal permite a mescla de peças sérias com roupas e acessórios mais descontraídos

Um exemplo comum: camisa social e calça jeans.

Basicamente, esse estilo já reduz bastante a rigidez e inflexibilidade das regras comuns no padrão formal de vestimentas.

Casual

Por fim, o estilo mais funcional para colaboradores que não lidam diretamente com atendimento de clientes e fornecedores.

Estamos falando da “roupa do dia a dia”, como peças de malhas, camisetas e tênis esportivos. 

O conforto é a prioridade, de forma a garantir que as equipes se sintam bem no ambiente de trabalho.

E vale dizer que o impacto de roupas mais descontraídas reflete até mesmo no clima organizacional, reduzindo as cargas de tensão das equipes.

Esportivo

O quarto tipo de dress code corporativo permite o uso de roupas esportivas, como calças de ginástica, camisetas dry fit e bermudas de tactel.

Atenção: não confunda “estilo esportivo” com “traje esporte”, OK?

Isso porque a modalidade “esporte” em eventos faz normalmente referência a peças semiformais.

Como determinar o dress code de uma empresa?

Antes de determinar um dress code, a empresa deve se questionar: realmente é necessário estabelecer um padrão de vestimentas para os funcionários?

Essa nova regra poderia gerar extremo desconforto e impacto no desempenho profissional dos colaboradores?

Esse levantamento inicial é indispensável para que o RH não gaste tempo e esforços gerando normas rígidas desnecessárias. 

Caso a padronização seja indispensável, a empresa deve então considerar os seguintes aspectos para escolher o dress code:

  • A mensagem a ser transmitida, com base na cultura organizacional
  • O setor de atuação da empresa e a viabilidade das roupas sugeridas, principalmente para quem realiza trabalho em campo
  • As expectativas dos clientes.

E mais: é fundamental que o RH leve em consideração a experiência e satisfação dos próprios colaboradores.

Afinal, se as regras forem excessivamente rígidas e trabalhosas, é muito provável que o clima organizacional seja seriamente prejudicado. 

Nesse contexto da importância do conforto, muitas empresas estão optando pelo dress code flexível.

Continue lendo para saber mais sobre essa estratégia.

Quais as vantagens do dress code flexível ou de não ter um?

O dress code flexível é um “não padrão”, já que, na prática, as empresas não fazem muitas exigências quanto ao estilo de roupas dos colaboradores.

Nessa modalidade, as empresas permitem que os funcionários se vistam como quiserem, desde que respeitem algumas restrições (nada de decote, sapato aberto ou bermuda, por exemplo).

O dress code flexível possui inúmeros pontos positivos:

  • A empresa estimula a cultura de autonomia e espontaneidade
  • A sensação de conforto promove maior bem-estar dos funcionários e eleva os índices de satisfação no trabalho
  • Colaboradores reduzem gastos com roupas, melhorando o controle das finanças pessoais.

Os benefícios para o clima organizacional são tantos que muitas empresas de dress code formal estão revendo suas políticas para permitir pelo menos um dia de roupas casuais.

É o caso, por exemplo, da “comfy friday”, ou seja, “sexta-feira confortável”, em uma referência ao dia da semana na qual os colaboradores podem substituir as roupas sociais por peças mais à vontade.

Outras maneiras de melhorar o clima organizacional

Adotar o dress code flexível é uma das medidas que fortalecem o vínculo das empresas com seus trabalhadores.

Veja outras formas de garantir um ambiente de trabalho unido e saudável para seus funcionários:

  • Estímulo à comunicação aberta e empática, de modo que todos possam manifestar respeitosamente suas opiniões e ideias
  • Cultura de feedback construtivo, por meio de frequentes avaliações de desempenho
  • Planos de carreira bem consolidados, de forma a oferecer possibilidades de crescimento profissional para os colaboradores
  • Políticas de reconhecimento de conquistas das equipes, seja por meio de incentivos, elogios ou mesmo bônus financeiros
  • Humanização das metas corporativas, por meio de objetivos mais realistas;
  • Infraestrutura adequada e equipamentos de qualidade

Outra estratégia importante é o investimento em boas políticas de benefícios corporativos.

Por meio de serviços diferenciados, a empresa cuida do bem-estar e saúde de seus funcionários.

Por exemplo, o programa de aconselhamento financeiro oferecido pela Neon reduz as preocupações dos colaboradores com dinheiro.

Afinal, garantir o bem-estar financeiro é uma das melhores formas de promover maior qualidade de vida das equipes.

Agora que você já sabe as vantagens do dress code flexível e outros benefícios corporativos, não perca mais tempo: venha agora mesmo para a Neon Benefício!

O propósito da Neon é diminuir desigualdades, mostrando caminhos financeiros mais simples e justos, porque todos merecem um futuro brilhante. A educação financeira é um dos principais pilares para fazer isso acontecer, por isso estamos aqui para te acompanhar em sua jornada com as finanças.

Este artigo foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Tags:
Time Neon
Time Neon
Um time de pessoas dedicadas a diminuir desigualdades, mostrando caminhos financeiros mais simples e justos, porque todos merecem um futuro brilhante.
NEON LOGO
Minutos
Segundos