Great Place to Work é uma das certificações mais respeitadas e prestigiadas no mundo corporativo.
A GPTW atua como um poderoso indicador global da satisfação dos colaboradores em relação ao ambiente de trabalho, servindo de base comparativa entre diferentes organizações do mesmo ramo.
No texto a seguir, explicamos tudo sobre o assunto: o que é o certificado Great Place to Work, como funcionam as avaliações e como obter o selo GPTW.
Acompanhe até o final!
O que é Great Place to Work?
Great Place to Work (GPTW) é uma consultoria global de grande relevância que certifica as empresas como excelentes locais de trabalho.
Em termos gerais, o selo GPTW garante inúmeras vantagens organizacionais, como:
- Redução do turnover de funcionários
- Contratação dos melhores talentos do mercado
- Destaque perante a concorrência
- Valorização perante o mercado.
Além da certificação, a GPTW também elabora um ranking “Melhores empresas para trabalhar” com os resultados nacionais e regionais.
Como funciona Great Place to Work?
Por meio de uma variedade de questionários, a consultoria GPTW avalia o grau de satisfação dos funcionários.
A pesquisa mapeia a opinião dos colaboradores a respeito de diversos aspectos, como:
- Faixa salarial
- Oportunidades de crescimento
- Qualidade da cultura organizacional
- Reconhecimento pelos líderes
- Relacionamento intra e intersetorial
- Inclusão de minorias
- Infraestrutura e dispositivos de trabalho
- Equipamentos de proteção individual e coletiva.
O levantamento de dados é feito em várias etapas e pode levar meses, porque a consultoria coloca em prática diversos mecanismos de proteção de dados para evitar a manipulação dos resultados pelas empresas.
Quais são as etapas da pesquisa?
Veja a seguir como as empresas são avaliadas pelo GPTW:
- Tudo começa com a contratação do plano mensal GPTW de no mínimo 12 meses conforme o número de contratados
- Em seguida, os colaboradores da empresa recebem o comunicado sobre a pesquisa para avaliação da qualidade do ambiente de trabalho
- A data para aplicação da pesquisa é definida, com duração de 15 dias
- A certificação é emitida caso a empresa atinja a amostra mínima de respondentes e pontos na pesquisa, recebendo o selo de melhor empresa para se trabalhar
- Após a certificação, é possível disputar no ranking de melhor empresa segundo a categoria que melhor se encaixar, ao nível nacional e mundial.
Ao fazer parte do ranking de melhores empresas, além de possuir seu selo de certificação, a instituição é reconhecida oficialmente como a melhor, entre os melhores lugares para se trabalhar.
Exemplos de empresas com o selo Great Place to Work
Confira algumas empresas conhecidas que possuem o selo GPTW:
- Eurofarma Laboratórios S/A
- SAP Brasil
- SC Johnson
- Accor
- Tigre Materiais para Construção
- Itaú Unibanco.
Como conseguir o selo Great Place to Work?
Para receber o selo, é preciso que a empresa percorra a chamada jornada da certificação, que consiste nas seguintes etapas.
1. Estabeleça uma cultura organizacional
Como parte do próprio plano de negócios, as organizações precisam ter valores.
Nesse contexto, a cultura organizacional serve para os colaboradores saberem que as atitudes no seu dia a dia de trabalho refletem aquilo que a empresa acredita ser correto.
Atualmente é muito comum a prática da “análise de fit cultural” durante as etapas do processo seletivo.
A avaliação começa na entrevista, para checar se o candidato possui objetivos e opiniões semelhantes ao da instituição.
2. Ofereça benefícios corporativos
Oferecer benefícios corporativos é uma abordagem estratégica para valorizar e reconhecer os funcionários, ampliando os níveis de motivação profissional.
Alguns exemplos de benefícios são: assistência médica, vale-cultura e até mesmo consultorias para bem-estar financeiro, já que o estresse por conta de dívidas pode acarretar muitos outros problemas para o colaborador.
3. Tenha uma política de feedbacks construtivos
Um dos maiores motivos de frustração nas empresas é a falta de comunicação.
O repasse de uma informação equivocadamente pode trazer grandes prejuízos, tanto financeiros como de saúde organizacional.
Estabelecer uma linguagem pacífica permite que líderes, coordenadores e subordinados tenham uma relação harmoniosa.
Desta forma, os objetivos são alinhados e as expectativas são supridas.
Focando os feedbacks em atitudes pontuais, é possível corrigir comportamentos de forma simples.
Assim, não há margens para falta de entendimento.
Dica: ao invés de dizer duramente que determinado profissional não trabalha, seja empático e procure investigar as causas da falta de rendimento — por exemplo, o colaborador pode estar enfrentando sérios problemas financeiros que impactam em sua produtividade.
Leia também: Método GTD: mais produtividade e menos estresse em uma semana.
Viu como o certificado Great Place to Work é importante para a relevância e autoridade de sua empresa?
Coloque em prática nossas dicas e promova um ambiente de trabalho mais colaborativo e integrado!