O que é Great Place To Work? Como conseguir a certificação?

Você sabe o que é Great Place To Work? Entenda o que significa a certificação, sua importância, como funciona e como conseguir.
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Mulher sorrindo com tablet na mão

Great Place to Work é uma das certificações mais respeitadas e prestigiadas no mundo corporativo.

A GPTW atua como um poderoso indicador global da satisfação dos colaboradores em relação ao ambiente de trabalho, servindo de base comparativa entre diferentes organizações do mesmo ramo.

No texto a seguir, explicamos tudo sobre o assunto: o que é o certificado Great Place to Work, como funcionam as avaliações e como obter o selo GPTW.

Acompanhe até o final!

O que é Great Place to Work?

Great Place to Work (GPTW) é uma consultoria global de grande relevância que certifica as empresas como excelentes locais de trabalho.

Em termos gerais, o selo GPTW garante inúmeras vantagens organizacionais, como:

  • Redução do turnover de funcionários
  • Contratação dos melhores talentos do mercado
  • Destaque perante a concorrência
  • Valorização perante o mercado.

Além da certificação, a GPTW também elabora um ranking “Melhores empresas para trabalhar” com os resultados nacionais e regionais.

Como funciona Great Place to Work?

Por meio de uma variedade de questionários, a consultoria GPTW avalia o grau de satisfação dos funcionários

A pesquisa mapeia a opinião dos colaboradores a respeito de diversos aspectos, como:

  • Faixa salarial
  • Oportunidades de crescimento
  • Qualidade da cultura organizacional
  • Reconhecimento pelos líderes
  • Relacionamento intra e intersetorial
  • Inclusão de minorias
  • Infraestrutura e dispositivos de trabalho
  • Equipamentos de proteção individual e coletiva.

O levantamento de dados é feito em várias etapas e pode levar meses, porque a consultoria coloca em prática diversos mecanismos de proteção de dados para evitar a manipulação dos resultados pelas empresas.

Quais são as etapas da pesquisa?

Veja a seguir como as empresas são avaliadas pelo GPTW:

  • Tudo começa com a contratação do plano mensal GPTW de no mínimo 12 meses conforme o número de contratados
  • Em seguida, os colaboradores da empresa recebem o comunicado sobre a pesquisa para avaliação da qualidade do ambiente de trabalho
  • A data para aplicação da pesquisa é definida, com duração de 15 dias
  • A certificação é emitida caso a empresa atinja a amostra mínima de respondentes e pontos na pesquisa, recebendo o selo de melhor empresa para se trabalhar
  • Após a certificação, é possível disputar no ranking de melhor empresa segundo a categoria que melhor se encaixar, ao nível nacional e mundial.

Ao fazer parte do ranking de melhores empresas, além de possuir seu selo de certificação, a instituição é reconhecida oficialmente como a melhor, entre os melhores lugares para se trabalhar.

Exemplos de empresas com o selo Great Place to Work

Confira algumas empresas conhecidas que possuem o selo GPTW:

  • Eurofarma Laboratórios S/A
  • SAP Brasil
  • SC Johnson
  • Accor
  • Tigre Materiais para Construção
  • Itaú Unibanco.

Como conseguir o selo Great Place to Work?

Para receber o selo, é preciso que a empresa percorra a chamada jornada da certificação, que consiste nas seguintes etapas.

1. Estabeleça uma cultura organizacional

Como parte do próprio plano de negócios, as organizações precisam ter valores.

Nesse contexto, a cultura organizacional serve para os colaboradores saberem que as atitudes no seu dia a dia de trabalho refletem aquilo que a empresa acredita ser correto. 

Atualmente é muito comum a prática da “análise de fit cultural” durante as etapas do processo seletivo.

A avaliação começa na entrevista, para checar se o candidato possui objetivos e opiniões semelhantes ao da instituição.

2. Ofereça benefícios corporativos

Oferecer benefícios corporativos é uma abordagem estratégica para valorizar e reconhecer os funcionários, ampliando os níveis de motivação profissional.  

Alguns exemplos de benefícios são: assistência médica, vale-cultura e até mesmo consultorias para bem-estar financeiro, já que o estresse por conta de dívidas pode acarretar muitos outros problemas para o colaborador.

3. Tenha uma política de feedbacks construtivos

Um dos maiores motivos de frustração nas empresas é a falta de comunicação.

O repasse de uma informação equivocadamente pode trazer grandes prejuízos, tanto financeiros como de saúde organizacional.

Estabelecer uma linguagem pacífica permite que líderes, coordenadores e subordinados tenham uma relação harmoniosa.

Desta forma, os objetivos são alinhados e as expectativas são supridas. 

Focando os feedbacks em atitudes pontuais, é possível corrigir comportamentos de forma simples.

Assim, não há margens para falta de entendimento.

Dica: ao invés de dizer duramente que determinado profissional não trabalha, seja empático e procure investigar as causas da falta de rendimento — por exemplo, o colaborador pode estar enfrentando sérios problemas financeiros que impactam em sua produtividade.

Leia também: Método GTD: mais produtividade e menos estresse em uma semana.

Viu como o certificado Great Place to Work é importante para a relevância e autoridade de sua empresa?

Coloque em prática nossas dicas e promova um ambiente de trabalho mais colaborativo e integrado!

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