Cartão de crédito para crianças e adolescentes: vale ter um?

O cartão de crédito para crianças e adolescentes é oferecido por alguns bancos, mas existem regras importantes que você precisa conhecer.
7 minutos de leitura
7 minutos de leitura
Mão encaixando peça em quebra-cabeça

O cartão de crédito para crianças e adolescentes é mais um instrumento que os pais ou responsáveis podem utilizar para promover a educação financeira em casa.

Hoje, existem várias opções de cartões adicionais, cartões pré-pagos, cartões mesada e outros produtos pensados especialmente para menores de idade iniciarem a vida financeira.

Assim, basta escolher o que mais se encaixa na realidade da família e dos pequenos para começar a incentivar esse tipo de aprendizagem.

Neste texto, vamos conhecer as opções de cartão de crédito para crianças e adolescentes, e descobrir se vale a pena usar esse método.

Continue lendo e tome a melhor decisão para o futuro de seus filhos.

Existe cartão de crédito para crianças?

Por lei, o cartão de crédito para crianças não é permitido no Brasil, pois menores de idade não podem ser titulares desses meios de pagamento.

No entanto, existem alternativas às quais os pais podem recorrer, como cartões adicionais e cartões pré-pagos.

O objetivo é ensinar às crianças como utilizar cartões de débito e crédito para elas adquirirem conhecimento sobre o universo financeiro e conseguirem controlar seu próprio dinheiro desde cedo.

Isso é chamado educação financeira infantil, uma iniciativa que inclui lições sobre o valor do dinheiro, a necessidade de poupar, a ação dos juros e o uso do crédito, entre outros tópicos importantes.

Por isso, oferecer um cartão para a criança pode ser um caminho para facilitar essa educação financeira e apresentar os meios de pagamento assim que possível.

Saiba como a educação financeira ajuda os jovens a evitar dívidas.

Tipos de cartão de crédito para crianças e adolescentes

Existem alguns tipos de cartões de crédito e débito que podem ser disponibilizados para crianças e adolescentes.

Confira detalhes sobre as principais opções:

Cartão adicional

O cartão adicional é o tipo mais comum oferecido para crianças e adolescentes por seus pais.

Basicamente, é um cartão vinculado ao cartão de crédito principal, de titularidade do adulto, que pode ser gerenciado pelo aplicativo bancário.

Dessa maneira, os pais conseguem acompanhar os gastos e alterar o limite de crédito a qualquer momento, controlando de perto como o cartão está sendo usado pela criança ou adolescente.

É uma opção interessante porque permite que o jovem conheça o funcionamento do cartão de crédito sem assumir a responsabilidade de gestão do instrumento.

Afinal, seria imprudente permitir que um menor de idade tomasse por conta própria as decisões sobre o uso do crédito, visto que o risco de endividamento é grande nesse meio de pagamento.

No entanto, a criança ou adolescente tem muito a aprender sobre finanças ao utilizar o cartão adicional para suas compras.

Nesse caso, a vantagem é que os pais monitoram o uso do cartão e podem ensinar sobre juros, parcelamento, controle de gastos, entre outros aspectos que farão parte da vida financeira dos filhos.

Em alguns cartões adicionais oferecidos no mercado, há um limite de crédito que pode ser disponibilizado para menores de 15 anos, enquanto os maiores de 15 anos já podem usufruir do limite total do cartão do titular, se for autorizado pelos pais.

Além disso, outro benefício do cartão de crédito adicional para crianças e adolescentes é que as instituições financeiras costumam zerar ou dar desconto na anuidade desse produto.

Para solicitar um cartão adicional, é preciso apresentar documentos como RG e CPF (se tiver) da criança ou adolescente.

Cartão mesada

O cartão mesada pode ser tanto um cartão de crédito quanto um cartão pré-pago, dependendo da instituição que oferece esse produto.

Esse é um cartão adicional vinculado à conta dos pais ou responsáveis que contém o valor da mesada da criança ou adolescente, seja na forma de limite de crédito predefinido ou de recarga realizada todos os meses.

Essa é uma forma de oferecer uma mesada educativa e, ao mesmo tempo, ensinar sobre o uso de cartões de crédito e débito.

De modo geral, crianças que recebem mesada e são orientadas a gerenciar seu próprio dinheiro têm mais chances de se tornarem adultos responsáveis e conscientes em suas escolhas financeiras.

Já aquelas que não são envolvidas pelos adultos no assunto tendem a ter mais problemas com suas decisões de compra e organização do orçamento pessoal na vida adulta.

Por isso, vale a pena adotar essa estratégia com seus filhos (ou enteados, netos, sobrinhos, etc.) e utilizar o cartão mesada para facilitar a gestão do dinheiro.

Ao providenciar um cartão desse tipo, fique atento às regras de ouro da mesada:

  • O valor deve ser compatível com o orçamento da família e com a realidade das pessoas com as quais a criança convive;
  • A periodicidade e o valor devem ser adaptados à idade, começando com valores menores e entregas pontuais para crianças mais novas;
  • O dinheiro não deve ser destinado a necessidades básicas da criança, como alimentação, roupas e transporte, que continuam sendo responsabilidade dos pais;
  • O objetivo da mesada deve ser custear desejos eventuais, como brinquedos, guloseimas, jogos, entre outras vontades que a criança pode começar a gerenciar;
  • Os pais também precisam incentivar a criança a guardar dinheiro quando o valor do produto desejado for maior que o da mesada;
  • A criança deve cumprir tarefas para garantir o recebimento da mesada educativa.

Cartão de crédito pré-pago para crianças

O cartão pré-pago é uma versão do cartão de crédito para crianças e adolescentes que pode ser recarregado pelos pais ou responsáveis.

Ele também funciona como um cartão adicional.

Porém, em vez de ter um limite predefinido associado ao cartão titular, ele é estabelecido pelo valor depositado pelos responsáveis mês a mês.

Assim, fica mais fácil controlar o valor que a criança ou adolescente terá para gastar, mantendo a função de crédito e seu papel educativo.

Cartão de débito

Além do cartão de crédito para crianças e adolescentes, também existe a opção de oferecer um cartão de débito aos pequenos.

Nesse caso, são comercializados cartões associados a uma conta digital que é aberta para o menor de idade, mas gerenciada pelos pais ou responsáveis.

Dessa maneira, a criança ou adolescente não tem acesso à função de crédito, mas aprende como funciona o uso do débito nas compras do dia a dia.

Em algumas soluções disponíveis no mercado, o cartão é acompanhado de um aplicativo para gestão da conta que inclui recursos como investimentos e controle de gastos.

Essa é uma forma de educar os pequenos sobre o uso de cartões em um mundo onde os pagamentos digitais avançam cada vez mais e substituem o dinheiro físico.

Leia também: 9 motivos para acreditar no fim do dinheiro de papel

Cartão de crédito infantil é a partir de qual idade?

No mercado, as instituições financeiras trabalham com diferentes idades mínimas para a solicitação do cartão de crédito para crianças e adolescentes.

Boa parte das empresas exige que tenham a partir de 12 anos, mas é possível encontrar opções de cartões de crédito adicionais que aceitam crianças de 10.

Abaixo dessa faixa etária, o mais indicado é fornecer um cartão de débito associado a uma conta aberta pelo responsável — também chamado pelas instituições de “guardião da conta”.

Isso porque as crianças menores de 10 anos podem ter dificuldades para entender a mecânica do crédito.

Como educar os filhos para usar o cartão de crédito para crianças?

Existem diversas formas de incluir a educação financeira infantil no cotidiano de seus filhos. 

Confira agora algumas dicas para tornar leve e divertido o momento de aprendizagem.

Conversas e exemplo

Em primeiro lugar, a comunicação entre pais e filhos é essencial para ensinar como ter uma boa relação com o dinheiro. 

Por exemplo, os pais podem compartilhar situações pessoais em que não fizeram boas escolhas financeiras e explicar as consequências negativas.

Além disso, devem estar abertos a escutar com paciência seus filhos. 

Sabemos que nenhum aprendizado acontece da noite para o dia, então, é preciso ter consciência de que a criança vai cometer erros e falhas até compreender como cuidar bem do dinheiro.

E o mais importante: os pais precisam dar exemplo dos próprios ensinamentos. 

Isso porque não basta apenas explicar a teoria para as crianças: elas precisam ver os adultos colocando em prática as regras de controle financeiro

Livros

Existem diversos livros sobre finanças direcionados ao público infantil.

Com ilustrações e linguagem acessível, as crianças podem aprender de forma divertida os conceitos fundamentais, como parcelamento, juros e até mesmo crédito rotativo.

Confira alguns exemplos de livros:

Aqui vai uma dica: proponha momentos de leitura em conjunto com seus filhos para que vocês possam juntos concluir como utilizar o cartão de crédito da melhor maneira.

Vídeos e tutoriais no YouTube

Caso seus filhos prefiram formas mais dinâmicas de aprendizado, saiba que é possível acessar inúmeros conteúdos de qualidade no YouTube.

De maneira lúdica e divertida, é possível aprender fundamentos complexos em poucos minutos.

Confira alguns exemplos de vídeos:

Brincadeiras

Vamos ser sinceros: brincar é uma das melhores formas de aprendizado, não é mesmo? 

Assim, vale a pena apostar em jogos digitais ou de tabuleiro que envolvam raciocínio monetário e gestão de recursos.

Além das habilidades com o cartão de crédito, os jovens aprendem o poder da cooperação mútua para alcançar bons resultados financeiros.

Alguns exemplos de jogos educativos são:

São muitas opções, não é mesmo? 

De maneira geral, recomenda-se que as abordagens para ensinar o uso consciente do cartão de crédito sejam instigantes e desafiadoras para os pequenos.

No entanto, preste muita atenção: nunca utilize chantagens emocionais

Afinal, a pressão psicológica só resulta em traumas que podem tornar as práticas de educação financeira aflitivas para seus filhos.

5 lições para ensinar com o cartão de crédito para crianças

Quando usado corretamente, o cartão de crédito é um poderoso aliado do planejamento financeiro

Por isso, explicar como usá-lo traz benefícios para a vida adulta de seus filhos. 

Veja cinco grandes lições para ensinar às crianças:

1. Tomar as próprias decisões financeiras de forma consciente e responsável

Ensinar crianças a gerenciar dinheiro é fundamental. 

Ao usarem um cartão de crédito, elas devem aprender a fazer escolhas financeiras sensatas, evitando gastos impulsivos e considerando as consequências de suas ações.

2. Compreender a importância das cotações antes de fechar uma compra no cartão

Antes de concluir uma compra, é necessário comparar preços e buscar as melhores ofertas

Isso ajuda a economizar dinheiro e a entender o valor real dos produtos, incentivando a tomada de decisões mais informadas.

3. Não usar as compras como método de alívio emocional, pois os gastos descontrolados levarão a faturas imensas

Comprar por impulso, especialmente para aliviar emoções, pode resultar em faturas altas e inesperadas.

É preciso ensinar as crianças a separar sentimentos de gastos, ajudando-as a evitar armadilhas financeiras no futuro.

4. Entender o impacto negativo de não pagar a fatura

Deixar de pagar a fatura do cartão pode levar a juros altos e dívidas acumuladas. 

As crianças precisam saber das consequências de não cumprir com suas obrigações financeiras. 

Assim, evitam futuros problemas de crédito.

5. Valorizar as medidas de segurança, como a proteção da senha do cartão de crédito

Segurança é primordial ao usar um cartão de crédito. 

As crianças devem aprender a nunca compartilhar suas senhas e a tomar precauções para evitar fraudes ou roubos, garantindo a segurança de suas informações financeiras.

Afinal, cartão de crédito para crianças é uma boa?

Existem benefícios em incluir o uso de cartão de crédito na rotina das crianças. 

O método de pagamento tem papel educativo e facilita a inserção das crianças no atual contexto do comércio digital no Brasil, onde mais de 208 milhões de cartões de crédito são ativamente usados, segundo dados do Banco Central.

No entanto, os pais precisam manter de perto o controle para que o cartão de crédito para crianças não vire uma dor de cabeça – e um rombo no orçamento.

Lembre-se de definir valores acessíveis de mesada, além de estabelecer um limite de gastos, ok?

Coloque em prática nossas dicas de uso de cartão de crédito para crianças e adolescentes na educação financeira, e invista no futuro financeiro de seus filhos. 

Aproveite e confira também o artigo “Como guardar dinheiro na adolescência: dicas e passos”.

O propósito da Neon é diminuir desigualdades, mostrando caminhos financeiros mais simples e justos, porque todos merecem um futuro brilhante. A educação financeira é um dos principais pilares para fazer isso acontecer, por isso estamos aqui para te acompanhar em sua jornada com as finanças.

Este artigo foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 7

Seja o primeiro a avaliar este post.

Tags:
Time Neon
Time Neon
Um time de pessoas dedicadas a diminuir desigualdades, mostrando caminhos financeiros mais simples e justos, porque todos merecem um futuro brilhante.

Você também pode se interessar

NEON LOGO
Minutos
Segundos