O cartão de crédito para crianças e adolescentes é mais um instrumento que os pais ou responsáveis podem utilizar para promover a educação financeira em casa.

Hoje, existem várias opções de cartões adicionais, cartões pré-pagos, cartões mesada e outros produtos pensados especialmente para menores de idade iniciarem a vida financeira.

Assim, basta escolher o que mais se encaixa na realidade da família e dos pequenos para começar a incentivar esse tipo de aprendizagem.

A seguir, vamos conhecer as opções de cartão de crédito para crianças e adolescentes, e descobrir se vale a pena usar esse método.

Continue lendo e tome a melhor decisão para o futuro de seus filhos.

Existe cartão de crédito para crianças?

Por lei, o cartão de crédito para crianças não é permitido no Brasil, pois menores de idade não podem ser titulares desses meios de pagamento. No entanto, existem alternativas às quais os pais podem recorrer, como cartões adicionais e cartões pré-pagos.

O objetivo é ensinar às crianças como utilizar cartões de débito e crédito para elas adquirirem conhecimento sobre o universo financeiro e conseguirem controlar seu próprio dinheiro desde cedo.

Isso é chamado “educação financeira infantil”, que inclui lições sobre o valor do dinheiro, a necessidade de poupar, a ação dos juros, o uso do crédito, entre outros tópicos importantes.

Quando você ensina finanças para crianças, há grandes chances de elas se tornarem adultos responsáveis, conscientes e equilibrados financeiramente.

Por isso, oferecer um cartão para a criança pode ser um caminho para facilitar essa educação financeira e apresentar os meios de pagamento assim que possível.

Afinal, o Brasil já conta com mais de 134 milhões de cartões de crédito ativos, segundo dados do Banco Central.

Logo, nada mais justo do que ensinar as crianças e adolescentes a utilizarem o famoso “dinheiro de plástico”, que certamente fará parte de sua vida financeira no futuro.

Para isso, você terá que utilizar uma das alternativas viáveis no mercado brasileiro, como veremos a seguir.

Tipos de cartão de crédito para crianças e adolescentes

Existem alguns tipos de cartões de crédito e débito que podem ser disponibilizados para crianças e adolescentes.

Confira abaixo as opções.

Cartão adicional

O cartão adicional é o tipo mais comum oferecido para crianças e adolescentes por seus pais. Basicamente, é um cartão vinculado ao cartão de crédito principal, de titularidade do adulto, que pode ser gerenciado pelo aplicativo bancário.

Dessa maneira, os pais conseguem acompanhar os gastose alterar o limite de crédito a qualquer momento, controlando de perto como o cartão está sendo usado pela criança ou adolescente.

É uma opção interessante porque permite que o jovem conheça o funcionamento do cartão de crédito sem assumir a responsabilidade de gestão do instrumento.

Afinal, seria totalmente descabido permitir que um menor de idade tomasse as decisões sobre o uso do crédito, visto que o risco de endividamento é grande nesse meio de pagamento.

No entanto, a criança ou adolescente tem muito a aprender sobre finanças ao utilizar o cartão adicional para suas compras.

Nesse caso, a vantagem é que os pais monitoram o uso do cartão e podem ensinar sobre a ação dos juros, parcelamento, controle de gastos, entre outros aspectos que farão parte da vida financeira dos filhos no futuro.

Em alguns cartões adicionais oferecidos no mercado, há um limite de crédito que pode ser disponibilizado para menores de 15 anos, enquanto os maiores de 15 anos já podem usufruir do limite total do cartão do titular, se for autorizado pelos pais.

Além disso, outro benefício do cartão de crédito adicional para crianças e adolescentes é que as instituições financeiras costumam zerar ou dar desconto na anuidade desse produto.

Para solicitar um cartão adicional, é preciso apresentar documentos como RG e CPF (se tiver) da criança ou adolescente.

Cartão mesada

O cartão mesada pode ser tanto um cartão de crédito quanto um cartão pré-pago, dependendo da instituição que oferece esse produto.

Esse é um cartão adicional vinculado à conta dos pais ou responsáveis que contém o valor da mesada da criança ou adolescente, seja na forma de limite de crédito predefinido ou de recarga realizada todos os meses.

Assim, os pais conseguem oferecer uma mesada educativa e, ao mesmo tempo, ensinar sobre o uso de cartões de crédito e débito.

De modo geral, crianças que recebem mesada e são orientadas a gerenciar seu próprio dinheiro têm mais chances de se tornarem adultos responsáveis e conscientes em suas escolhas financeiras.

Já aquelas que não são envolvidas pelos adultos no assunto tendem a ter mais problemas com suas decisões de compra e organização do orçamento pessoal na vida adulta.

Por isso, vale a pena adotar essa estratégia com seus filhos (ou enteados, netos, sobrinhos, etc.) e utilizar o cartão mesada para facilitar a gestão do dinheiro.

Ao providenciar um cartão desse tipo, fique atento às regras de ouro da mesada:

  • O valor deve ser compatível com o orçamento da família e com a realidade das pessoas com as quais a criança convive;
  • A periodicidade e o valor devem ser adaptados à idade, começando com valores menores e entregas pontuais para crianças mais novas;
  • O dinheiro não deve ser destinado a necessidades básicas da criança, como alimentação, roupas e transporte, que continuam sendo responsabilidade dos pais;
  • O objetivo da mesada deve ser custear desejos eventuais, como brinquedos, guloseimas, jogos, entre outras vontades que a criança pode começar a gerenciar;
  • Os pais também precisam incentivar a criança a guardar dinheiro quando o valor do produto desejado for maior que o da mesada;
  • A criança deve cumprir tarefas para garantir o recebimento da mesada educativa.

Temos um conteúdo completo sobre mesada educativa, vem ver.

Cartão pré-pago

O cartão pré-pago é uma versão do cartão de crédito para crianças e adolescentes que pode ser recarregado pelos pais ou responsáveis.

Ele também funciona como um cartão adicional, mas, em vez de ter um limite predefinido associado ao cartão titular, seu limite é estabelecido pelo valor depositado pelos responsáveis mês a mês.

Assim, fica mais fácil controlar o valor que a criança ou adolescente terá para gastar, mantendo a função de crédito e seu papel educativo.

Cartão de débito

Além do cartão de crédito para crianças e adolescentes, também existe a opção de oferecer um cartão de débito aos pequenos.

Nesse caso, são comercializados cartões associados a uma conta digital que é aberta para o menor de idade, mas gerenciada pelos pais ou responsáveis.

Dessa maneira, a criança ou adolescente não tem acesso à função de crédito, mas aprende como funciona o uso do débito nas compras do dia a dia.

Em algumas soluções disponíveis no mercado, o cartão é acompanhado de um aplicativo para gestão da conta que inclui recursos como investimentos e controle de gastos.

Essa é uma forma de educar os pequenos sobre o uso de cartões em um mundo onde os pagamentos digitais vem avançando cada vez mais e substituindo o dinheiro físico.

Leia também: 9 motivos para acreditar no fim do dinheiro de papel

Cartão de crédito infantil é a partir de qual idade?

No mercado, as instituições financeiras trabalham com diferentes idades mínimas para a solicitação do cartão de crédito para crianças e adolescentes.

Boa parte das empresas exige que o menor de idade tenha a partir de 12 anos, mas é possível encontrar opções de cartões de crédito adicionais que aceitam crianças de 10.

Abaixo dessa faixa etária, o mais indicado é fornecer um cartão de débito associado a uma conta aberta pelo responsável — também chamado pelas instituições de “Guardião da conta”.

Isso porque as crianças menores de 10 anos podem ter dificuldades para entender a mecânica do crédito.

Deu para entender a importância do cartão de crédito para crianças e adolescentes na educação financeira? Aproveite e confira também o artigo “6 dicas sobre como guardar dinheiro desde a adolescência”.

Continue de olho nos nossos artigos e saiba como orientar os pequenos sobre finanças desde cedo.

O propósito da Neon é diminuir desigualdades, mostrando caminhos financeiros mais simples e justos, porque todos merecem um futuro brilhante. A educação financeira é um dos principais pilares para fazer isso acontecer, por isso estamos aqui para te acompanhar em sua jornada com as finanças.

Conheça a Neon e todos os produtos que esperam por você aqui.